Kangoo jump: o que é, 12 benefícios e como praticar

Kangoo Jump é exercício físico feito com um "bota" especial com amortecimento, tendo diversos benefícios para a saúde, como diminuir da gordura corporal, aumentar a massa magra, ajudar a emagrecer e melhorar o sistema cardiorrespiratório.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse "bota" possui molas especiais e de propulsão, podendo ser utilizado em aulas na academia, em casa ou ao ar livre, sendo um exercício aeróbico de alta intensidade e de baixo impacto para as articulações.

Leia também: Aula de jump: o que é, beneficios e cuidados tuasaude.com/aula-de-jump-emagrece-e-combate-celulite

Uma aula de kangoo jump pode durar entre 30 e 45 minutos, e pode promover a queima de 400 a 800 calorias, dependendo do metabolismo da pessoa, condicionamento físico e intensidade da aula.

Imagem ilustrativa número 4

Benefícios do Kangoo jump

Os principais benefícios do kangoo jump são:

  1. Emagrecer;
  2. Promover o ganho de massa muscular e perda de gordura;
  3. Melhorar o equilíbrio e a coordenação motora;
  4. Fortalecer as pernas, abdômen e quadris;
  5. Melhorar o condicionamento físico, cardiovascular e respiratório;
  6. Estimular o sistema linfático;
  7. Reduzir o inchaço;
  8. Diminuir o impacto nas articulações;
  9. Aumentar a energia e disposição;
  10. Melhorar o contorno corporal;
  11. Aumentar a massa óssea;
  12. Reduzir a celulite.

Além disso, as aulas de kangoo jump ativam diversos músculos do corpo, mas os músculos abdominais e da perna, como os glúteos, os quadríceps e a panturrilha, são os mais trabalhados durante a prática de kangoo jump.

Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica

Quem tem problema no joelho pode fazer kangoo jump?

Por ser um exercício de baixo impacto, o kangoo jump pode ser feito por pessoas que têm pequenos problemas nos joelhos.

No entanto, é recomendado consultar o ortopedista antes de iniciar o kangoo jump, para que seja realizado de forma segura e evitar a piora do problema no joelho.

Como praticar o Kangoo jump

Para ter o máximo de benefícios, o recomendado é que o kangoo jump seja feito em uma academia, pois haverá um profissional habilitado para dar esse tipo de aula e capaz de estimular a prática com maior intensidade.

As aulas na academia costumam durar entre 30 e 45 minutos e normalmente são feitas coreografias pelo professor e que devem ser acompanhadas pelos alunos.

Pode correr com kangoo jump?

É possível também que o kangoo jump seja praticado sozinho ao ar livre, podendo ser usado inclusive para correr, uma vez que o impacto no joelho é bem menor, não havendo risco de lesões.

Cuidados ao fazer o kangoo jump

Para fazer o kangoo jump e evitar lesões, é recomendado usar a bota de tamanho correto, fazer alongamentos antes de iniciar os exercícios e manter a postura correta, com com o abdômens contraído e a cabeça, pescoço e coluna alinhados.

Além disso, é importante consultar o cardiologista antes de iniciar as aulas de kangoo jump, para avaliar as condições físicas, cardiovasculares e respiratórias, uma vez que é um exercício de alta intensidade e que exige muito do sistema cardiovascular e respiratório.

Quem não pode fazer

Apesar de ser uma prática segura, o kangoo jump não é recomendado para gestantes e para pessoas que possuem labirintite não-controlada:

Além disso, pessoas que possuem o "pé chato" podem sentir dor na sola dos pés e, por isso, é recomendado o uso de palmilhas especiais para acomodar melhor os pés.

Leia também: 6 situações em que a atividade física é contraindicada tuasaude.com/contraindicacoes-da-atividade-fisica