A lavagem intestinal é um procedimento para promover o esvaziamento do intestino, já que favorece a remoção das fezes presas e que não foram eliminadas normalmente. Para fazer a lavagem intestinal, é necessário que seja aplicada uma solução diretamente no intestino, através da região anal, para estimular o movimento intestinal.
Esse procedimento costuma ser realizado no hospital, sendo principalmente indicado para o tratamento da prisão de ventre grave e desobstruir o intestino caso existam fezes muito endurecidas. No entanto, é possível também que seja realizado em casa, desde que orientado pelo médico.
Em caso de dúvidas sobre a lavagem intestinal, é recomendado consultar um proctologista. Além disso, para evitar possíveis complicações, como desidratação, infecção ou perfuração intestinal, deve-se seguir o passo a passo para fazer a lavagem com segurança.
Para que serve
A lavagem intestinal é indicada para:
- Tratamento de prisão de ventre grave, para auxiliar a evacuação especialmente em pessoas que não melhoraram após o uso de laxantes;
- Desobstruir o intestino, caso de existam fezes muito endurecidas dificultando a evacuação;
- Auxiliar no preparo para a colonoscopia, para permitir que o intestino seja observado mais facilmente;
- Limpar o intestino antes de cirurgias gastrointestinais, para diminuir o risco de infecções e facilitar o procedimento.
No entanto, a lavagem intestinal na maioria das vezes é indicada para tratar a obstrução intestinal causada por fezes muito endurecidas, conhecidas como fecalomas, devendo ser feita somente com a indicação de um proctologista ou clínico geral. Entenda melhor o que é fecaloma.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o proctologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Lavagem intestinal ajuda a emagrecer?
Embora não existam estudos que comprovem esse efeito benéfico, algumas pessoas acreditam que realizar a lavagem intestinal pode ajudar a emagrecer, eliminar toxinas e equilibrar a flora intestinal de forma a promover melhorias na digestão e no sistema imune, reduzir o risco de câncer do cólon e aumentar a vitalidade.
No entanto, os médicos não indicam a lavagem intestinal para nenhuma destas indicações.
Preparo para a lavagem intestinal
Antes de realizar a lavagem é importante que as mãos e a região anal estejam devidamente higienizadas, para prevenir infecções, assim como é importante que o cateter ou a ducha estejam devidamente limpos.
A solução que é utilizada na lavagem intestinal pode ser preparada ou comprada, podendo ser uma solução hipertônica de cloreto de sódio, solução com fosfato de sódio ou solução glicerinada, por exemplo.
Como fazer a lavagem intestinal
Normalmente, a lavagem intestinal é feita no hospital, por um profissional de saúde. No entanto é possível que seja realizada em casa, desde que seja recomendada pelo médico e seguindo as orientações da bula.
Para realizar a lavagem intestinal, deve-se seguir o seguinte passo a passo:
- Deitar de lado (esquerdo), deixando os joelhos juntos e em frente ao peito;
- Lubrificar a ponta do cateter ou do aplicador retal ou passar um anestésico tópico;
- Afastar os glúteos com uma das mãos;
- Inserir com cuidado o cateter ou o aplicador retal;
- Iniciar a aplicação da solução;
- Após aplicar a solução, retirar lentamente o cateter ou o aplicador e desprezar;
- Comprimir os glúteos e ir ao banheiro para evacuar.
Em alguns casos, pode ser necessário repetir o passo a passo 3 a 4 vezes. Veja com mais detalhes como fazer a lavagem intestinal em casa.
Dicas para uma lavagem intestinal segura
Para se poder realizar uma lavagem intestinal segura, deve-se falar com o médico, que pode explicar como fazer o procedimento ou encaminhar a pessoa para um profissional de saúde que o faça, e beber muitos líquidos para evitar a desidratação. Além disso, é também muito importante usar de preferência material novo ou estéril, usar luvas e, ao final do procedimento, realizar a higienização adequada.
A lavagem intestinal é contraindicada para pessoas que possuem doenças anorretais ou que tenham sido submetidas a cirurgia recente na região.
Possíveis riscos e efeitos colaterais
A lavagem intestinal apresenta alguns riscos, como:
- Desidratação, porque a remoção de resíduos fecais do intestino vem acompanhada de fluidos;
- Desequilíbrio eletrolítico, pois a lavagem do intestino pode causar alterações dos minerais no corpo, como o potássio e o sódio, podendo levar a perda de consciência e/ou afetar o funcionamento dos rins;
- Infecção, porque a lavagem intestinal pode facilitar a entrada de bactérias através do material utilizado e remover as bactérias boas do intestino, podendo causar um desequilíbrio da flora intestinal;
- Perfuração do intestino, podendo causar sintomas, como febre, dor, arrepios e náuseas, e colocar a vida da pessoa em risco.
Por não haver evidência suficiente para comprovar os supostos benefícios da lavagem intestinal sem fim diagnóstico ou terapêutico, é recomendado sempre consultar o médico para que seja avaliada a necessidade desse procedimento. Alguns dos efeitos secundários deste método são diarreia, cãibras, vômito, enjoos e alteração da absorção de alguns medicamentos.