Leite em pó faz mal? Benefícios e outras dúvidas

Evidência científica

O leite em pó é um produto feito a partir da evaporação do leite comum, onde a sua água é retirada e seus nutrientes são preservados, podendo ser reconstituído ao ser diluído em água ou outro líquido.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Por ter a mesma composição nutricional do leite comum, o leite em pó é rico em proteínas e minerais importantes para a prevenção da osteoporose e para promover o ganho de massa muscular, por exemplo. Conheça todos os benefícios do leite.

O leite em pó é comercializado na versão desnatada, semidesnatada ou integral, podendo ser diluído em água ou café ou ainda usado no preparo de vitaminas, bolos, tortas, purês, panquecas e molhos.

Imagem ilustrativa número 1

Leite em pó faz mal?

Assim como o leite comum, o leite em pó é um alimento rico em nutrientes importantes para a saúde, como proteínas, cálcio e vitamina A, e, por isso, o consumo desse tipo de leite geralmente não faz mal.

No entanto, o leite em pó pode causar sintomas como dor na barriga, diarreia, excesso de gases ou coceira na pele, por exemplo, em pessoas com síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, ou alergia à proteína do leite.

Entretanto, já existem versões de leite em pó sem lactose, que são seguras para pessoas com intolerância à lactose ou síndrome do intestino irritável.

O leite em po faz mal para diabetes?

O leite em pó não faz mal para a diabetes, porque é um alimento de baixo índice glicêmico, equilibrando a glicemia no sangue por mais tempo e sendo, por isso, interessante para ajudar no controle da diabetes. Conheça outros alimentos de baixo índice glicêmico.

O leite em pó engorda?

O leite em pó, quando é consumido com moderação e/ou em preparações saudáveis, não engorda.

Já o uso de grandes quantidades de leite em pó, ou ainda o uso desse alimento com açúcar, achocolatado ou em sobremesas, por exemplo, provoca o aumento das calorias da dieta, favorecendo o ganho de peso.

Benefícios do leite em pó

Os benefícios do leite em pó para a saúde são:

  • Promover o ganho de massa muscular, por ser rico em proteínas que estimulam o crescimento dos músculos;
  • Fortalecer o sistema imunológico, já que contém boas quantidades de selênio, um mineral que protege e melhora as funções das células do sistema imune;
  • Facilitar a perda de peso, pois as proteínas presentes no leite em pó aumentam o tempo de digestão, controlando a fome;
  • Prevenir a osteoporose, porque possui cálcio e fósforo, que são minerais importantes para fortalecer e manter a saúde dos ossos.

Além disso, o leite em pó também mantém a saúde da pele por conter vitamina A, um nutriente com potente ação antioxidante que ajuda a combater o excesso de radicais livres, que são um dos responsáveis pelos danos à células saudáveis da pele, levando à formação de rugas e flacidez.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g, o que equivale a cerca de 5 colheres de sopa, de leite em pó integral e desnatado:

Componentes 100g de leite em pó integral 100 g de leite em pó desnatado
Energia 498 calorias 355 calorias
Proteínas 26 g 34,4 g
Gorduras 26,4 g 1,06 g
Carboidratos 39 g 52,1 g
Fibras -- --
Cálcio 886 mg 1364 mg
Fósforo 1237 mg 1674 mg
Selênio 16,2 mcg 16,2 mcg
Vitamina A 329 mcg --

Para se obter todos os benefícios do leite em pó, esse alimento deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada às práticas regulares de atividade física.

Marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, para saber como incluir o leite em pó em uma dieta saudável:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

O leite em pó pode ser consumido diluído em água ou café, onde geralmente é recomendado dissolver de 3 a 4 colheres de sopa em 200 a 250 ml de água.

Além disso, o leite em pó também pode ser usado no preparo de receitas como vitamina, bolo, pão, torta, mousse, panqueca, molhos e iogurte caseiro.

Vídeos relacionados

O que comer se tem intolerância à lactose

03:33 | 242.635 visualizações

Alimentação rica em CÁLCIO

02:16 | 291.834 visualizações