A levedura nutricional é um produto obtido a partir da fermentação da glicose da cana-de-açúcar ou do melaço da beterraba com a levedura Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura geralmente é fortificada e usada como suplemento, pois é rica em proteínas, fibras, minerais e vitaminas do complexo B.
Conhecida também como Nutritional Yeast, a levedura nutricional fornece vários benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol "ruim", prevenção do envelhecimento precoce e fortalecimento do sistema imunológico.
Com um sabor que lembra o queijo, a levedura nutricional é encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais, na forma de flocos ou em pó, podendo ser usada crua ou cozida, em preparações como iogurte, leite, frutas, molhos, arroz, feijão, macarrão ou saladas, por exemplo.
Para que serve
A levedura nutricional pode servir para diversas funções, sendo as principais:
1. Ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável
A levedura nutricional ajuda a tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável, uma alteração digestiva que causa gases, diarreia, prisão de ventre, e dor abdominal.
Isso porque a levedura nutricional atua como prebiótico, mantendo a saúde da flora intestinal, melhorando o funcionamento do intestino, além de prevenir e aliviar os sintomas dessa doença.
2. Aumentar a imunidade
A levedura nutricional aumenta a imunidade por ser uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e ferro, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Confira outros alimentos que aumentam a imunidade.
Além disso, esse alimento também contém beta-glucanas, fibras solúveis que atuam como imunomoduladores que podem estimular as células do sistema imunológico, prevenindo doenças infecciosas e promovendo a cicatrização de feridas.
3. Melhorar a disposição
A levedura nutricional é rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e ferro, nutrientes essenciais para a produção de energia no organismo, melhorando a disposição física e mental.
4. Combater infecções respiratórias
Por conter nutrientes que estimulam o sistema imunológico, a levedura nutricional pode ajudar a prevenir, combater e diminuir a gravidade das infecções do trato respiratório superior.
5. Atuar como antioxidante
A levedura nutricional é rica em antioxidantes, como a glutationa, protegendo as células saudáveis do organismo do contra os danos causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e ajudando a prevenir o surgimento do câncer.
6. Prevenir a anemia
A levedura nutricional é rica em vitaminas do complexo B e ferro, que são nutrientes essenciais para a formação das hemácias, que são as células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio para o corpo, prevenindo a anemia.
7. Aumentar a massa muscular
A levedura nutricional é rica em proteínas e vitaminas do complexo B, e, por isso, pode ser usada por pessoas que praticam atividades físicas e desejam aumentar a massa muscular, podendo ser consumida antes ou depois dos treinos.
8. Diminuir os níveis de colesterol “ruim"
A levedura nutricional é rica em beta-glucanas, fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, LDL, e aumentar o colesterol “bom”, HDL, no sangue.
Assim, a levedura nutricional pode ser indicada para ajudar a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, AVC e infarto.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 15 g, o equivalente a 1 colher de sopa, de levedura nutricional em pó fortificada com vitamina B12:
Para se obter todos os benefícios da levedura nutricional, é importante também manter uma alimentação saudável e variada, associada à prática de atividades físicas regulares.
Como usar a levedura nutricional
A levedura nutricional tem um sabor semelhante ao queijo e pode ser usada crua adicionando-a em bebidas, iogurte, frutas, saladas, sopas e molhos. Além disso, a levedura nutricional também pode ser cozida em receitas como tortas, bolos, arroz e pão.
A recomendação geralmente indicada de levedura nutricional é de 1 colher de sopa por dia. No entanto, a levedura nutricional deve ser usada somente sob a orientação de um médico ou nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais
Por ser rica em fibras, a ingestão excessiva de levedura nutricional pode causar excesso de gases, cólicas, desconforto e inchaço abdominal.
Quem não pode usar
A levedura nutricional não é indicada para pessoas com alergias a leveduras ou a qualquer componente desse suplemento.
Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando só devem consumir a levedura nutricional sob indicação e orientação de um médico. Isso porque ainda não existem estudos que comprovem a segurança da levedura nutricional nessas situações.