Língua inchada: o que pode ser e o que fazer

A língua inchada por ser causada por alergia, deficiência de vitaminas do complexo B ou ferro, candidíase oral, síndrome de Sjögren, glossite ou câncer de boca, sendo importante que a causa seja identificada.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

É importante que o médico seja consultado assim que for notado o inchaço na língua, principalmente quando não melhora ao longo do tempo ou quando surge acompanhado por outros sintomas, como dificuldade para engolir ou respirar, alteração no paladar, manchas na boca ou cansaço frequente, por exemplo, já que pode ser sinal de situações mais graves.

O tratamento da língua inchada varia de acordo com a causa, podendo ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou antimicrobianos, além de manter bons hábitos de higiene bucal.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de língua inchada são:

1. Reações alérgicas

Alguns produtos usados na boca, como batons, pasta de dente ou enxaguante bucal, dentaduras, uso de medicamentos ou alguns alimentos podem causar alergia, o que pode ter como consequência o inchaço na língua.

O que fazer: é fundamental que a pessoa vá ao pronto-socorro mais próximo caso note que a língua está inchada para que o tratamento seja realizado imediatamente, já que o inchaço na língua pode comprometer a respiração, em alguns casos, podendo colocar a vida da pessoa em risco.

Além disso, é importante que seja identificada a causa do inchaço na língua para que seja possível evitá-lo e, assim, evitar que aconteça novamente.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Lesões na língua

Morder a língua, consumir alimentos muito quentes ou usar próteses dentárias mal ajustadas podem provocar o inchaço na língua.

O que fazer: de forma geral, essas situações não precisam de tratamento específico. No caso das próteses dentárias, é indicado que o dentista seja consultado para que sejam feitos os ajustes necessários.

3. Síndrome de Sjögren

A síndrome de Sjögren é uma doença reumática crônica autoimune, que consiste na inflamação de certas glândulas do corpo, como da boca e dos olhos, podendo gerar sintomas como boca e olhos secos, dificuldade para engolir, e aumento do risco de infecções nos olhos e na boca, podendo levar à inflamação e inchaço da língua. Conheça outros sintomas da síndrome de Sjögren.

O que fazer: nesse caso, o tratamento é feito para promover o alívio dos sintomas, sendo recomendado pelo médico o uso de colírios lubrificantes, analgésicos e anti-inflamatórios, remédios reguladores da imunidade e do funcionamento das glândulas.

4. Deficiência de vitaminas e minerais

Níveis muito baixos de vitaminas do complexo B ou ferro podem causar inchaço na língua. Além disso, a deficiência de vitaminas do complexo B e ferro, também podem levar à ocorrência de outros sintomas, como cansaço, anemia, falta de energia, diminuição da concentração, falta de apetite, infecções frequentes, formigamento nas pernas e tonturas.

O que fazer: é importante identificar as vitaminas e minerais que estão em menor quantidade no sangue, pois assim é possível fazer alterações na alimentação do dia a dia e, caso seja necessário, pode ser recomendado o uso de suplementos.

5. Candidíase oral

A candidíase oral é uma infecção fúngica na boca que causa sintomas como acúmulo de uma camada esbranquiçada na boca, presença de placas brancas, sensação de algodão dentro da boca e dor ou ardência nas regiões afetadas. Esta doença é mais frequente em pessoas com o sistema imune debilitado ou pouco desenvolvido, como bebês e pessoas com HIV, diabetes ou infecções. Conheça mais sobre a candidíase oral.

O que fazer: o tratamento para candidíase oral deve ser feito de acordo com a orientação do médico, que normalmente indica o uso de uma suspensão oral de nistatina e, caso seja necessário, o médico pode recomendar antifúngicos orais, como o fluconazol.

6. Câncer de boca

O câncer de boca pode atingir qualquer estrutura da boca, incluindo a língua, causando sintomas como manchas vermelhas ou brancas, inchaço, irritação na garganta, dificuldade para falar ou engolir, além de feridas na boca que não cicatrizam. Veja mais sobre os sintomas de câncer de boca.

O que fazer: o tratamento para câncer de boca deve ser orientado pelo médico, podendo variar de acordo com a gravidade do câncer, podendo ser indicada a realização de quimio ou radioterapia, terapia alvo ou cirurgia, em alguns casos.

7. Glossite

A glossite é a inflamação da língua, o que pode causar, além do inchaço, dor na língua, maior sensibilidade, dificuldade para engolir e mastigar e mudança na cor da língua, podendo acontecer devido a uma infecção por vírus ou bactérias, queimadura, alergia e boca seca, por exemplo. Veja mais sobre a glossite.

O que fazer: é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa da glossite e, assim, ser iniciado o melhor tratamento, podendo ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou corticoides para aliviar os sintomas.

8. Infecções

Algumas infecções na boca e garganta por bactérias pode provocar inchaço na língua.

O que fazer: caso seja confirmada infecção bacteriana, pode ser recomendado o uso de antibióticos receitados pelo médico ou pelo dentista.

9. Abscesso dentário

O abscesso dentário é uma bolsa cheia de pus que pode se formar nos dentes devido a uma infecção e que pode propagar rapidamente para a língua e pescoço, causando inchaço.

O que fazer: nesses casos, é importante que o dentista seja consultado para que seja feita a drenagem do abscesso e seja recomendado o uso de medicamentos para combater a infecção.