Língua preta: o que pode ser, sintomas e tratamento

O que é:

A língua preta geralmente não é sintoma de um problema grave e acontece, na maioria dos casos, devido a uma infecção por fungos ou bactérias, que vão se acumulando nas papilas gustativas da língua. É por esse motivo que a língua preta é também, quase sempre, acompanhada da sensação de crescimento de pelos na língua, que nada mais são do que as papilas gustativas ligeiramente alongadas.

Assim, é sempre importante consultar um dentista ou um clínico quando surge essa alteração da coloração da língua, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento, que pode incluir o uso de remédios antifúngicos, no caso de uma infecção por fungos.

Por ser um problema relativamente comum, especialmente em pessoas que fazem uma má higiene bucal, a língua preta também pode ser conhecida como doença da língua preta pilosa.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas língua preta

A língua preta normalmente é causada por:

  • Má higiene bucal: isto permite o desenvolvimento excessivo de bactérias e fungos, já que não são removidos com a escova. Por esse motivo, é sempre importante escovar a língua depois de escovar os dentes. Veja qual a técnica mais correta para escovar os dentes;
  • Produção de pouca saliva: além de ajudar na ingestão dos alimentos, a saliva também elimina as células mortas da língua, evitando o acúmulo de fungos e bactérias;
  • Dieta líquida: além da saliva, os alimentos sólidos também removem algumas células mortas da língua. Assim, quando se faz uma dieta líquida, essas células podem ir acumulando, facilitando o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Além disso, o uso regular de alguns medicamentos, como antidepressivos ou alguns anti histamínicos e anti-hipertensivos, podem deixar a boca mais seca e também levar ao desenvolvimento da língua preta. O salicilato de bismuto e composto do Peptozil também podem interagir com substâncias da saliva e formar um composto que se acumula e deixa a língua preta, sendo resolvida somente com a suspensão da medicação.

Porque a língua parece ter pêlos

Geralmente as papilas gustativas têm uma coloração rosada e têm um tamanho muito reduzido que impede que sejam observáveis a olho nu, no entanto, devido ao acúmulo de fungos ou bactérias, essas papilas podem mudar de cor e tornar-se mais alongadas devido ao acúmulo de células mortas, fungos e sujeira.

No entanto, existem pessoas que podem apresentar uma alteração na coloração da língua mais acentuada do que outras, parecendo ter mais pêlos. Isso normalmente acontece devido a hábitos como fumar ou beber muito café durante o dia.

Como é feito o tratamento

Na maior parte dos casos não é necessário um tratamento específico para a língua preta, sendo apenas aconselhado fazer uma higiene mais adequada e regular da língua para eliminar o excesso de células mortas e microrganismos. Geralmente, o aconselhado é fazer a lavagem 2 vezes por dia e, assim é comum que os sintomas desapareçam após cerca de 1 semana.

No entanto, caso a língua preta não desapareça o melhor é ir no dentista ou clínico geral para identificar a causa. Por exemplo, no caso de estar sendo causada pelo uso de algum medicamento é necessário trocar esse medicamento ou, pelo menos, adequar a dose de tratamento.

Além disso, alguns médicos também podem indicar um remédio antifúngico ou um antibiótico, para tentar eliminar mais rapidamente os microrganismos e acelerar o tratamento.

Outros possíveis sintomas

Além da alteração visível da língua, também podem surgir outros sintomas como:

  • Ligeira sensação de queimação na língua;
  • Sabor metálico;
  • Mau hálito.

Devido às alterações no sabor e hálito, algumas pessoas também podem apresentar náuseas constantes, não representando nenhum problema gástrico.