O que é:
A lipo HD, é um procedimento estético parecido com a lipoaspiração comum, mas que tem uma técnica mais avançada para melhorar os contornos de regiões como abdômen, costas, flancos, coxas ou braços em homens e mulheres.
A lipo HD, também conhecida como lipoaspiração HD ou lipo lad, é um procedimento estético que retira o excesso de gordura de algumas regiões do corpo ao mesmo tempo que deixa a musculatura mais definida, deixando a pessoa com um corpo mais atlético.
No entanto, esse procedimento deve ser feito somente por um cirurgião plástico com experiência e em um ambiente hospitalar. Isso porque a lipoaspiração HD apresenta alguns ricos, como infeção, trombose ou perfuração de órgãos, por exemplo. Confira os principais riscos da lipoaspiração.
Para quem é indicada
A lipo HD, também chamada de lipoaspiração de alta definição ou lipo lad, é um procedimento estético que pode ser indicado pelo cirurgião plástico para homens e mulheres que desejam ter o abdômen, coxa, flancos, costas ou braços definidos e com uma aparência mais atlética.
Como é feita
Antes do procedimento, o cirurgião plástico solicita alguns exames, como exame de sangue, de urina, ecocardiograma e ultrassonografia, para avaliar o estado de saúde da pessoa. O nível de definição muscular (baixo, médio ou alto) também é discutido com a pessoa antes da operação, conforme os seus objetivos estéticos.
No centro cirúrgico, o médico faz algumas marcações na pele da região que será tratada e, em seguida, o anestesista aplica a anestesia geral. Em seguida, o médico faz pequenos buracos na região e insere um tubo fino para soltar a gordura em excesso, que será aspirada.
Durante a lipo HD, o médico também remove uma quantidade de gordura de uma área do corpo e transfere para a região tratada, com o objetivo de criar a aparência de músculos mais definidos. Na barriga, as linhas abdominais também podem ser definidas para dar uma aparência de "barriga de tanquinho".
Nos homens, além das outras regiões, os músculos localizados na parte de cima da caixa torácica e os músculos das costas também podem ser definidos, destacando o volume muscular dessa região.
Diferença entre lipo e lipo HD
A lipo, ou lipoaspiração tradicional, é um procedimento cirúrgico que remove a gordura de determinadas regiões do corpo diminuindo o tamanho de uma área específica, como barriga, quadris ou coxas. Conheça mais sobre a lipoaspiração.
Já a lipo HD, além de diminuir o volume em uma região específica, também modela a área de tratamento para destacar os contornos e melhorar a definição dos músculos.
Cuidados durante a recuperação
Os principais cuidados indicados durante a recuperação da lipo HD são:
- Usar diariamente cinta de compressão ou bandas elásticas, para ajudar a diminuir o inchaço;
- Tomar os medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, que podem ser prescritos pelo médico para diminuir a dor e evitar inflamações;
- Fazer drenagem linfática, a partir do dia seguinte após o procedimento, para ajudar a diminuir o inchaço;
- Fazer pequenas caminhadas leves, durante 10 minutos e 2 vezes por dia;
- Retirar os pontos, que deve ser feito por um médico ou enfermeiro, no 8ª dia após o procedimento;
- Beber bastante água, porque a hidratação é importante para melhorar a circulação e remover as toxinas do corpo, favorecendo na cicatrização.
Além disso, é importante também manter uma dieta saudável, priorizando alimentos que evitam a inflamação e melhoram a cicatrização, como acerola, cacau, aveia e espinafre. Confira uma lista de alimentos cicatrizantes.
Quem não pode fazer
A lipo HD não é indicada para pessoas que estejam abaixo do peso ideal. Esse procedimento também não é indicado para pessoas com doenças que atrapalham a cicatrização ou que estejam com obesidade.
Além disso, somente após a avaliação de um psiquiatra, é que a lipo HD pode ser feita por pessoas com dismorfia corporal, que é um transtorno psicológico no qual existe preocupação excessiva pelo corpo. Conheça mais sobre a dismorfia corporal.
Possíveis riscos da lipo HD
Os possíveis riscos da lipo HD são vermelhidão no local, infecção, formigamento, deformação na pele e seroma, que é o acúmulo de líquidos debaixo da pele, causando inchaço e dor.
Mais raramente, a lipo HD também pode causar sangramento excessivo, embolia pulmonar, trombose, perfuração de órgãos e embolia gordurosa, que é quando a gordura entra no sangue, podendo chegar ao pulmão.