Lipotimia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Lipotimia é a sensação de desmaio ou quase desmaio, porém não ocorre a perda da consciência, sendo os sintomas mais comuns tontura, palidez, suor frio, zumbido nos ouvidos ou escurecimento das vistas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa condição pode ser causada por emoções fortes, mudanças bruscas na posição do corpo, problemas cardiovasculares ou neurológicos, por exemplo, devendo sempre ser avaliado por um médico, principalmente se a lipotimia ocorrer com frequência.

O tratamento da lipotimia nem sempre é necessário, pois geralmente ocorre melhora dos sintomas em alguns minutos, no entanto, caso a pessoa apresente lipotimia frequentemente, o clínico geral, cardiologista ou neurologista podem indicar o tratamento mais adequado, que varia de acordo com a causa.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de lipotimia

Os principais sintomas de lipotimia são:

  • Tontura;
  • Palidez;
  • Suor frio;
  • Visão escurecida;
  • Zumbido no ouvido;
  • Náuseas.

Os sintomas da lipotimia geralmente surgem de forma repentina e melhoram em alguns minutos, de forma espontânea. No entanto, quando os sintomas não melhoram, são frequentes ou provocam desmaio, é importante levar a pessoa ao hospital, para que a causa seja identificada e iniciado o tratamento mais adequado.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Qual a diferença entre lipotimia e síncope?

Tanto a lipotimia quanto a síncope apresentam sintomas semelhantes, porém na síncope ocorre o desmaio e a perda total da consciência, enquanto na lipotimia ocorre apenas a sensação de desmaio ou quase desmaio, mas sem perda da consciência. Entenda melhor o que é síncope.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da lipotimia inicialmente é feito pelo clínico geral através da avaliação dos sintomas, sua duração e frequência em que ocorrer, além do histórico de saúde,  uso de remédios, situações que possam ter levado ao episódio de lipotimia e exames cardiológicos e neurológicos para identificar a causa.

Caso seja identificado algum problema no coração ou no cérebro, o clínico geral deve encaminhar a pessoa para o cardiologista ou o neurologista para acompanhamento e tratamento adequado de acordo com a doença diagnosticada.

Possíveis causas

A lipotimia é causada por uma diminuição do fluxo de sangue e de oxigênio para o cérebro. Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da lipotimia, como:

  • Emoções fortes ou ansiedade;
  • Mudanças bruscas de posição, como levantar-se rapidamente da posição sentada ou deitada;
  • Hipoglicemia;
  • Exposição prolongada ao calor;
  • Doença coronariana ou arritmias;
  • Problemas neurológicos.

Além disso, alguns remédios para pressão alta ou problemas cardíacos também podem aumentar o risco de lipotimia.

Como é feito o tratamento

O tratamento da lipotimia nem sempre é necessário, pois os sintomas costumam melhorar em alguns minutos.

De forma geral, é recomendado levantar-se lentamente da cama ou da cadeira, reavaliação do tratamento com remédios, aumento do consumo de líquidos e prática de exercício regular e de intensidade leve a moderada.

Já quando a lipotimia é causada por problemas de saúde, o clínico geral, neurologista ou cardiologista, devem indicar o tratamento mais adequado de acordo com sua causa.