O que é:
Macrolane é um gel à base de ácido hialurônico quimicamente modificado usado pelo dermatologista ou cirurgião plástico para preenchimento, sendo uma alternativa aos implantes de silicone, que pode ser injetado em certas regiões do corpo, promovendo um aumento do seu volume, melhorando o contorno corporal.
O preenchimento com macrolane pode ser usado para aumentar uma determinada área do corpo, como por exemplo os lábios, seios, bumbum e pernas, e serve ainda para melhorar a aparência das cicatrizes, sem a necessidade de cortes ou de anestesia geral. O efeito do preenchimento dura em média de 12 a 18 meses, podendo ser reinjetado, a partir desta data.
Macrolane TM é fabricado na Suécia e foi aprovado para ser usado na Europa em 2006 para preenchimento estético dos seios, ele é pouco usado no Brasil e foi proibido na França em 2012.
Para quem é indicado
O preenchimento com macrolane é indicado para aqueles que estejam próximo do peso ideal, que estejam saudáveis e que desejam aumentar o volume de uma determinada região do corpo, como lábios ou preenchimento de rugas. Na face pode-se aplicar de 1-5 ml de macrolane, enquanto que nas mamas é possível aplicar de 100-150 m em cada mama.
Como é feita o procedimento
Inicia-se o preenchimento com macrolane com uma anestesia no local do tratamento, a seguir o médico irá introduzir o gel nas áreas desejadas e os resultados podem ser vistos logo ao final do procedimento.
Efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais do macrolane são a irritação local, inchaço, pequena inflamação e dor. Estes podem ser facilmente solucionados com a toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo médico no dia da aplicação.
Espera-se que haja uma reabsorção do produto em 12-18 meses, e por isso é normal que após alguns meses da aplicação possa notar uma diminuição do seu efeito. Estima-se que 50% do produto seja reabsorvido nos primeiros 6 meses.
Há relato de dor nas mamas após um ano do procedimento e surgimento de nódulos nas mamas.
Riscos
Macrolane é bem tolerado pelo organismo e não tem riscos para a saúde, mas pode dificultar a amamentação, se o produto for aplicado nos seios e ainda não tiver sido totalmente reabsorvido pelo organismo quando o bebê nascer, e podem surgir nódulos mamários no local onde é realizada a aplicação.
Macrolane não atrapalha a realização de exames como a mamografia, mas recomenda-se realizar mamografia + ultrassom para uma melhor avaliação das mamas.