O mal-estar é uma sensação de desconforto geral que pode ser causada por situações como dengue, COVID-19, gripe, gastrite ou ainda pelo excesso de exercícios físicos e uso de alguns medicamentos.
Outros sintomas que podem acompanhar o mal-estar, conforme a sua causa são dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, febre, tosse, perda do olfato, vômitos e diarreia, por exemplo.
É recomendado consultar o clínico geral sempre que o mal-estar durar mais de uma semana e/ou quando essa sensação for acompanhada de outros sintomas. Assim, será possível fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado.
O que pode ser
Algumas das causas do mal-estar são:
1. Dengue
A dengue é uma doença que pode causar febre alta, dor de cabeça e/ou no corpo, manchas vermelhas na pele, mal-estar e enjoo, náusea e, em alguns casos, dor no abdômen, sonolência ou sangramentos. Saiba identificar todos os sintomas da dengue.
O que fazer: o tratamento da dengue geralmente é feito com medidas como repouso, ingestão de bastantes líquidos e uso de medicamentos antitérmicos e analgésicos, para aliviar os sintomas.
Nos casos mais graves, o tratamento pode ser feito com internação no hospital, para a administração de soro na veia e/ou transfusões de sangue ou plaquetas.
2. Infecções respiratórias
A sensação de mal-estar geralmente está presente em infecções respiratórias, como gripe, resfriado e pneumonia. Outros sintomas nas infecções respiratórias também incluem febre alta, tosse, dor de cabeça e dor na garganta.
O que fazer: geralmente o médico indica o repouso, a hidratação e o uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos, como dipirona e paracetamol.
Além disso, antibióticos como amoxicilina e azitromicina, ou antifúngicos podem ser prescritos em casos de infecção bacteriana e fúngica, respectivamente.
Leia também: Infecção respiratória: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/infeccao-respiratoria3. COVID-19
A COVID-19 é uma infecção respiratória provocada pelo vírus coronavírus SARS-CoV-2, que causa mal-estar, tosse seca, febre, perda do olfato ou paladar, dor muscular e coriza ou nariz entupido.
O que fazer: o tratamento varia de acordo com os sintomas e a intensidade da doença, e inclui uma alimentação saudável, a ingestão adequada de líquidos e o uso de remédios para aliviar a dor, a febre, a dor de cabeça e o mal-estar, como dipirona.
Quando a pessoa tem dificuldades para respirar, o médico poderá indicar a internação para que sejam usados equipamentos como respirador e sejam administrados alguns remédios diretamente na veia. Conheça mais sobre os tratamentos para a COVID-19.
4. Gastrite
A gastrite é uma condição que causa dor no estômago, barriga inchada e dolorida, sensação de estômago muito cheio e náuseas, levando à sensação de mal-estar geral. Entenda melhor como são os sintomas da gastrite.
O que fazer: o tratamento inclui uma dieta prescrita pelo nutricionista, onde se deve evitar alimentos como café, chá preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos muito gordurosos e condimentados.
Além disso, o médico recomenda o uso de medicamentos inibidores da produção de ácido, como omeprazol e cimetidina, e antiácidos, como hidróxido de alumínio, carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio.
Leia também: Tratamento para gastrite: remédios de farmácia e caseiros e dieta tuasaude.com/tratamento-para-gastrite5. Gastroenterite
A gastroenterite é uma inflamação do estômago e intestino, que normalmente acontece após a ingestão de alimentos estragados, causando mal-estar geral, dor na barriga, enjoo, vômitos e diarreia.
O que fazer: o médico geralmente recomenda o repouso, a ingestão de bastante líquidos e uma alimentação leve e de fácil digestão. Saiba o que comer durante a gastroenterite.
Já os medicamentos como domperidona, azitromicina e tetraciclina poderão ser indicados em casos de vômitos, enjoos e infecções causadas por bactérias.
6. Depressão
A depressão é uma condição caracterizada por tristeza persistente e falta de interesse em realizar atividades que antes eram consideradas divertidas, causando indisposição física e mental, e sensação de mal-estar geral.
O que fazer: o psiquiatra e/ou psicólogo podem indicar sessões de psicoterapia, uso de medicamentos e, terapias complementares, como sessões de meditação e acupuntura.
Leia também: Tratamento para depressão (remédios, terapia e opções naturais) tuasaude.com/tratamento-da-depressao7. Excesso de exercícios físicos
O excesso de exercícios físicos pode provocar a rabdomiólise, que é a destruição das fibras musculares que leva à liberação dos componentes presentes no interior das células musculares para o sangue, causando falta de força, mal-estar geral, fadiga muscular, diminuição da urina, ou urina escura.
O que fazer: quando a pessoa não apresenta complicações, essa condição normalmente se resolve em alguns dias ou semanas.
No entanto, em alguns casos o tratamento pode ser feito com internação no hospital para a administração de soro diretamente na veia para evitar complicações, como desidratação ou insuficiência renal.
8. Síndrome da fadiga crônica
A síndrome da fadiga crônica é uma doença caracterizada pelo cansaço excessivo, que piora ao realizar atividades físicas e mentais, não melhorando mesmo após descansar.
Outros sintomas que também podem surgir nesta condição são dor muscular, mal-estar geral e dor de cabeça.
O que fazer: o tratamento indicado pelo médico pode incluir sessões de psicoterapia, prática regular de exercícios físicos e o uso de remédios anti-inflamatórios, como ibuprofeno e paracetamol, ou antidepressivos, como fluoxetina e sertralina.
Leia também: Síndrome da fadiga crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sindrome-da-fadiga-cronica9. Anemia ferropriva
O mal-estar na anemia ferropriva é provocado pela falta de ferro no organismo, que dificulta a oxigenação do corpo, causando também fraqueza, cansaço fácil, pele pálida e sensação de desmaio, por exemplo.
O que fazer: o médico geralmente prescreve o uso de suplementos e medicamentos , como sulfato ferroso, ácido fólico e eritropoietina, por exemplo.
Já o nutricionista recomenda o consumo de alimentos ricos em ferro como lentilha, salsa, feijão e carnes vermelhas, por exemplo. Veja como fazer uma alimentação rica em ferro.
10. Medicamentos
Alguns medicamentos, como anticonvulsivantes, anti-histamínicos, psiquiátricos, para o tratamento da pressão alta ou o uso de diversos medicamentos, podem causar mal-estar e cansaço excessivo.
O que fazer: é recomendado consultar o médico que recomendou o medicamento, para que seja possível avaliar o ajuste na dosagem do remédio ou a substituição por outro tipo.
Mal-estar na gravidez
O mal-estar na gravidez é causado por alterações hormonais comuns deste período, que podem alterar o sono, as emoções, provocar o cansaço e sintomas como má digestão, azia, náusea e prisão de ventre, por exemplo.
Algumas dicas que ajudam a aliviar o mal-estar na gravidez incluem manter uma dieta saudável e variada, praticar exercícios físicos moderados e evitar consumir cafeína 6 horas antes de dormir.
Leia também: 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana) tuasaude.com/10-primeiros-sintomas-de-gravidez