Malvona é um enxaguante bucal indicado para afecções da boca ou gengiva, como aftas, estomatite ou gengivite, ou para aliviar a dor de garganta, pois possui ação antisséptica, anti-inflamatória e analgésica.
Esse remédio possui cloreto de cetilpiridínio, borato de sódio e benzocaína na sua composição, que ajudam a combater a proliferação de microrganismos como fungos ou bactérias, além de aliviar rapidamente dor ou irritação na boca ou na garganta.
A Malvona pode ser encontrada em farmácias ou drogarias na forma de solução oral de 100 mL e 200 mL, para bochechos ou gargarejos, e deve ser usada com indicação médica ou do dentista.
Para que serve
A Malvona é indicada para o tratamento de:
- Aftas;
- Estomatite;
- Gengivites;
- Dor de garganta;
- Amigdalites e faringites.
Além disso, a Malvona pode ser indicada para prevenção de infecções na boca ou na garganta, e pervem ir o mau hálito. Veja outras formas de acabar com o mau hálito.
O uso da Malvona deve ser feito com indicação do clínico geral, otorrinolaringologista ou dentista, após avaliação da boca e garganta.
Como usar
A Malvona deve ser usada somente por adultos, na forma de bochechos ou gargarejos, e não deve ser ingerida, devendo-se cuspir a solução após seu uso.
Para usar esse enxaguante bucal, deve-se agitar bem o frasco e adicionar em um copo 5 mL (1 colher de chá) da Malvona e 50 mL de água fria ou morna. Bochechar ou gargarejar essa solução, cuspindo em seguida.
No caso de aftas, para facilitar sua utilização, pode-se molhar um algodão na solução e aplicar diretamente sobre a afta.
A posologia normalmente recomendada é de 4 a 5 bochechos ou gargarejos por dia, ou conforme orientação do médico ou dentista.
É recomendado não comer ou beber por 30 minutos após o uso da Malvona.
Possíveis efeitos colaterais
Não foram relatados efeitos colaterais com o uso da Malvona. No entanto, podem ocorrer reações alérgicas em pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula.
Nesses casos, deve-se interromper seu uso e consultar o médico ou o dentista para reavaliar o tratamento.
No entanto, caso surjam sintomas alérgicos graves como dificuldade em respirar ou inchaço na boca, língua ou face, deve-se ir imediatamente ao pronto socorro pois é uma condição grave que pode colocar a vida em risco se não tratada rapidamente. Saiba identificar todos os sintomas da reação anafilática.
Quem não deve usar
A Malvona não deve ser usada por crianças ou por pessoas em tratamento do alcoolismo ou que usam o remédio dissulfiram, pois contém álcool na sua composição.
Além disso, a Malvona não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da solução.
Durante a gravidez ou amamentação, a Malvona só deve ser usada se indicado pelo médico ou dentista.