As rachaduras no mamilo surgem especialmente nas primeiras semanas de amamentação devido a pega incorreta do bebê na mama, podendo ser observadas pequenas rachaduras e sangramento no mamilo.
O tratamento para as rachaduras no mamilo deve ser feito com a aplicação e gotas do próprio leite materno no mamilo, já que atua como hidratante, diminuindo o ressecamento e o ardor. Além disso, o ginecologista ou o clínico geral pode indicar o uso de pomada para aliviar o mal-estar.
Nos casos mais leves, é importante que a mulher continue amamentando, ja que o leite materno garante os nutrientes necessários para fortalecer o organismo do bebê. No entanto, nos casos mais graves, é importante consultar o médico para que sejam avaliadas outras opções de amamentação.
Como curar os mamilos rachados
Para curar os mamilos rachados mais rápido, sempre que o bebê terminar de se alimentar, é recomendado:
- Colocar uma gotas do próprio leite no mamilo, deixando secar naturalmente, já que o leite é muito hidratante e tem tudo o que a pele precisa para cicatrizar sozinha;
- Aplicar uma fina camada de pomada, a lanolina, no mamilo após amamentar, devendo retirar com um algodão molhado em água antes que o bebê seja amamentado novamente;
- Fazer cerca de 15 minutos de top less diariamente, durante o período de amamentação, de preferência durante a manhã, antes das 10 horas e após às 16h, já que é indicado estar sem protetor solar.
Outro conselho é passar apenas água e sabonete na mama e depois secar com movimentos suaves, usando uma toalha macia. A seguir deve-se colocar discos de amamentação dentro do sutiã porque isso ajuda a manter os mamilos mais confortáveis e secos, evitando infecções.
Veja ainda alguns remédio caseiros para rachaduras nas mamas.
O que não passar nos mamilos
É contraindicado passar álcool, mertiolate ou qualquer outra substância desinfetante nos mamilos durante a fase da amamentação, para não prejudicar o bebê. Também não é indicado passar bepantol, glicerina ou vaselina.
Quando houver alterações como feridas nos mamilos o que deve-se fazer é continuar amamentando, tendo o cuidado de verificar se o bebê está mamando numa posição correta e passar somente o leite materno ou pomada de lanolina no bico do peito, já que ajudam a cicatrizar sem prejudicar o bebê.
Posso continuar amamentando?
Sim, é recomendado que a mulher continue amamentando porque assim o leite não se acumula causando ainda mais dor. O leite e uma pequena quantidade de sangue podem ser ingeridos pelo bebê sem nenhum problema, mas caso se esteja sangrando muito deve-se informar o pediatra.
Ao amamentar é muito importante garantir que se está amamentando corretamente, já que essa é uma das principais causas do aparecimento de rachaduras no mamilo. Veja nosso guia de amamentação com o passo a passo para amamentar corretamente.
Como evitar
Para evitar rachaduras nos mamilos durante a fase da amamentação é recomendado seguir algumas dicas simples:
- Passar um pouco de leite o mamilo e aréola, pressionando ligeiramente cada mamilo até sair um pouco de leite depois de terminar de amamentar;
- pressionando ligeiramente cada mamilo até sair um pouco de leite depois de terminar de amamentar;
- Evitar o uso de cremes ou pomadas nos mamilos, utilizando somente se houver rachaduras e sob orientação médica;
- Utilizar um protetor de mamilos dentro do sutiã e usar sempre um bom sutiã de amamentação, pois o número errado pode prejudicar a produção e a retirada do leite;
- Tirar o sutiã e expor as mamas ao sol por alguns minutos para manter os mamilos sempre bem secos, já que a umidade também favorece a proliferação de fungos e bactérias.
As rachaduras não são causadas pelo tempo que o bebê leva para mamar, mas pelo ressecamento da pele e da "má pega" do bebê na auréola e por isso esta situação deverá ser rapidamente corrigida. O médico ou enfermeiro poderão ajudar a facilitar a pega do bebê e assim melhorar a saída do leite e evitar o desconforto que as rachaduras podem causar.