A mão inchada pode ser um sinal de má circulação, inflamação ou retenção de líquido, podendo ser causada por situações como atividade física, consumo excessivo de sal, insuficiência cardíaca e renal, por exemplo.
Também conhecida como edema das mãos, as mãos inchadas também podem ser acompanhadas de outros sintomas, como dificuldade de movimentar a articulação, dor, formigamento, pele pálida ou arroxeada e feridas na pele.
Na presença de mão inchada, é aconselhado consultar o clínico geral, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento, que pode ser feito com o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia, mudanças de hábitos e cirurgia.
9 causas de mão inchada
As principais causas de mão inchada são:
1. Artrite reumatoide
A mão inchada e vermelha é um dos possíveis sintomas de artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica autoimune que afeta as articulações.
A artrite reumatoide também causa dor, rigidez pela manhã, dificuldade de movimentar a articulação afetada e febre. Confira todos os sintomas de artrite reumatoide.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo reumatologista, que pode indicar o uso de remédios, como metotrexato, cloroquina, Ibuprofeno e naproxeno, que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.
O médico também recomenda a realização de sessões de fisioterapia para ativar as articulações, fortalecer a musculatura e aliviar os sintomas.
2. Síndrome do túnel do carpo
A mão inchada e formigamento são uns dos sintomas de síndrome do túnel do carpo, que é uma compressão de um nervo que passa pelo punho e a palma da mão.
A síndrome do túnel do carpo também pode causar sensação de agulhas no dedo polegar, anelar, indicador ou dedo médio.
O que fazer: na suspeita de síndrome do túnel do carpo, é aconselhado consultar o ortopedista, que poderá indicar o uso de uma munhequeira para imobilizar o pulso, repouso e sessões de fisioterapia.
Além disso, o médico também pode recomendar o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno e paracetamol, que reduzem a inflamação local, aliviando a dor.
3. Insuficiência cardíaca
Além de provocar inchaço na barriga, pernas e pés, a insuficiência cardíaca também pode levar ao surgimento da mão inchada em algumas pessoas. Descubra outros sintomas de insuficiência cardíaca.
Isso acontece porque na insuficiência cardíaca o coração não consegue bombear o sangue de forma adequada, aumentando a retenção de líquido no organismo, incluindo as mãos.
O que fazer: para tratar essa condição, o cardiologista pode recomendar o uso de medicamentos vasodilatadores, diuréticos e betabloqueadores.
O médico também pode indicar a colocação de marcapasso ou dispositivos de assistência ventricular ou ainda a realização do transplante de coração.
É aconselhado também manter uma dieta saudável, fazer exercícios regulares e mudar alguns hábitos, como parar de fumar, evitar o consumo de álcool e ter boas noites de sono.
4. Insuficiência renal
A insuficiência renal acontece quando os rins perdem a sua capacidade para filtrar o sangue, causando sintomas como cansaço frequente, inchaço na mão, pernas e pés, coceira na pele e urina com espuma.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo nefrologista, podendo envolver a suspensão ou ajuste medicamentos, injeção de soro diretamente na veia, uso de diuréticos, anti-hipertensivos e hipoglicemiantes.
Em alguns casos, o médico pode recomendar o transplante de rim ou fazer hemodiálise, que é um procedimento que faz a filtragem do sangue e remove o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, substituindo o trabalho dos rins.
Leia também: Tratamento da insuficiência renal (aguda e crônica) tuasaude.com/tratamento-da-insuficiencia-renal5. Má circulação
A má circulação acontece quando algum problema afeta o sistema circulatório, diminuindo o fornecimento de sangue, oxigênio e nutrientes para o corpo, levando, assim, ao surgimento de mãos, pernas, pés e dedos inchados.
Além disso, a má circulação também pode provocar sensação de agulhadas, mãos e pés frios, pele pálida ou arroxeada, dormência e feridas na pele.
O que fazer: o tratamento da má circulação pode ser feito com medidas simples, como manter as pernas elevadas, praticar pelo menos 150 minutos semanais de atividades físicas, beber quantidades adequadas de água e usar meia de compressão.
Já em casos de má circulação causada por doenças, como diabetes, aterosclerose ou pressão alta, por exemplo, o médico poderá indicar o uso de medicamentos diuréticos, como furosemida, estatinas, antiplaquetários e anticoagulantes.
Leia também: Como é feito o tratamento para má circulação tuasaude.com/tratamento-para-ma-circulacao6. Lesões
Lesões, como pancada, fratura e torção, podem deixar a mão muito inchada e com dor intensa, e também provocar outros sintomas, como dificuldade de mexer a mão, dormência e formigamento.
O que fazer: conforme o tipo e grau de lesão, o ortopedista poderá recomendar a imobilização com gesso ou talas, a realização de uma cirurgia, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e o repouso.
Leia também: Fraturas: sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-fratura7. Consumo excessivo de sal
A mão inchada pode ser provocada pelo consumo excessivo de sal, porque esse condimento contém muito sódio, um mineral que retém água e, por isso, se tiver em grandes quantidades no corpo, provoca a retenção de líquidos.
O que fazer: para diminuir a retenção de líquido, o médico pode recomendar o uso de medicamentos diuréticos, como furosemida, hidroclorotiazida e aldactone.
Além disso, medidas simples como diminuir o consumo de sal, fazer drenagem linfática, praticar atividades físicas e beber chás diuréticos também podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos. Veja como acabar com a retenção de líquido.
8. Atividade física
A mão inchada durante a atividade física é uma condição que pode ser causada por aumento do fluxo do sangue do corpo para o coração, pulmões e músculos.
Com isso, os vasos sanguíneos das mãos podem reagir dilatando mais e provocando, assim, o inchaço.
O que fazer: algumas dicas para aliviar a mão inchada incluem tirar os anéis e afrouxar a pulseira do relógio antes dos exercícios e fazer movimentos circulatórios com os braços para a frente e trás durante os treinos.
Esticar bem os dedos, fechar os punhos e levantar as mãos acima do nível do coração ao longo do exercício e beber bebidas isotônicas também ajudam a aliviar esse sintoma.
9. Dengue
A complicação da dengue pode provocar insuficiência renal aguda e síndrome hemolítico urêmica, condições que causam sintomas como mão inchada, febre, manchas vermelhas e roxas na pele, baixo volume de urina, náuseas, confusão mental e sangue na urina.
O que fazer: o tratamento da síndrome hemolítico urêmica é feito no hospital e geralmente envolve transfusões sanguíneas, remédios para regular a pressão arterial ou diálise, por exemplo.
A doença renal aguda também deve ser tratada no hospital, onde o médico pode recomendar a hidratação pela veia, o uso de remédios ou a hemodiálise.