Maracujá: 10 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

O maracujá é um fruto que tem muitos benefícios para a saúde, como acalmar a ansiedade o estresse ou a insônia, pois possui propriedades antioxidantes, sedativas e ansiolíticas.

Essa fruto é rico em flavonoides, vitamina A e vitamina C potássio e magnésio, além de fornecer boas quantidades de fibras, e por isso, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, melhorar a saúde do coração e promover a perda de peso.

Existem diversos tipos desse fruto, como maracujá roxo, maracujá do mato, maracujá doce ou maracujá azedo, que se diferenciam quanto a cor da casca, da polpa e no sabor mais adocicado ou azedo. As folhas, as flores, a polpa e as sementes do maracujá podem ser usados no preparo de sucos, molhos e chás. Já a casca pode ser usada como farinha, adicionada a alimentos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Devido às suas propriedades, maracujá possui diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Diminuir ansiedade e estresse

O maracujá diminui os sintomas de ansiedade e estresse, pois é composto por flavonoides, como kaempferol e quercetina, que atuam diretamente no sistema nervoso, acalmando e promovendo o relaxamento. Conheça outros alimentos que ajudam a melhorar a ansiedade e o estresse.

2. Controlar e prevenir a diabetes

A polpa e as folhas do maracujá são ricos em antioxidantes, como vitamina C, betacarotenos, flavonoides e antocianinas que protegem as células responsáveis pela produção de insulina, ajudando no controle dos níveis de glicose no sangue e na prevenção da diabetes.

Além disso, a casca do fruto é rico em pectina, um tipo de fibra que ajuda na liberação lenta dos carboidratos dos alimentos no organismo, equilibrando os níveis de glicose no sangue, controlando a diabetes. Veja como fazer e os benefícios da farinha da casca do maracujá.

3. Combater a insônia

Tanto as folhas, quanto as flores e a polpa do maracujá têm propriedades sedativas leves do sistema nervoso central, ajudando a combater a insônia e promovendo um sono mais tranquilo e revigorante. Veja como usar o maracujá para dormir.

4. Ajudar na perda de peso

A casca do maracujá é rica em fibras, como a pectina, que ajudam a diminuir a velocidade de digestão dos alimentos, diminuindo a fome e facilitando a perda de peso. Conheça outros alimentos ricos em fibra que promovem a perda de peso.

Além disso, o maracujá também tem um efeito relaxante, o que pode ajudar a combater a compulsão alimentar, ajudando na perda de peso.

5. Prevenir doenças cardiovasculares

Por conter altas quantidades de antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, o maracujá melhora a saúde das artérias e impede a formação de radicais livres, favorecendo a prevenção de doenças crônicas, como aterosclerose, infarto, pressão alta e derrame.

A polpa e a casca do maracujá também são ricos em fibras que promovem a redução da absorção de gordura dos alimentos no intestino, regulando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

6. Controlar a pressão arterial

O maracujá tem baixo teor de sódio e é rico em potássio e magnésio, minerais importantes que ajudam a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos e a eliminar o excesso de sódio do corpo através da urina.

Desta forma o maracujá promove a redução da pressão arterial, sendo um alimento saudável para pessoas que têm pressão alta.

7. Combater a prisão de ventre

O maracujá combate a prisão de ventre, pois tem ótimas quantidades de fibras, importantes para facilitar a formação do bolo fecal e ajudar na eliminação das fezes.

Além disso, a pectina da casca do maracujá serve de alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

8. Prevenir flacidez e envelhecimento precoce

O maracujá é rico em antioxidantes, como vitamina C, vitamina A e antocianinas que protegem as células da pele contra os radicais livres, prevenindo a flacidez e o envelhecimento precoce. Veja outros alimentos antioxidantes que previnem o envelhecimento.

Além disso, a polpa e a casca do fruto têm ótimas quantidades de fibras que ajudam no controle da glicemia e impedem a formação de produtos de glicação avançada (AGEs), diminuindo a inflamação e prevenindo a flacidez da pele.

9. Aumentar a energia

O maracujá é rico em carboidratos, minerais e vitaminas, sendo uma fruta que ajuda a melhorar a energia e a disposição mental e física, reduzindo o cansaço geral do dia a dia, sendo um alimento fácil de consumir no café da manhã, lanche ou entre refeições.

10. Prevenir o desenvolvimento do câncer

Por ser rico em antioxidantes, como vitamina C, betacarotenos, flavonoides e antocianinas, o maracujá possui propriedades anticancerígenas, pois ajuda a reduzir o acúmulo de radicais livres no organismo que danificam as células, prevenindo o desenvolvimento do câncer.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100g da polpa do maracujá:

Componentes

Quantidade por 100 g de maracujá

Energia

68,4 calorias

Gorduras

2,1 g

Proteínas

2,0 g

Carboidratos

12,3 g

Fibras

3,3 g

Vitamina A

125 mcg

Vitamina C

23 mg

Caroteno

750 mcg

Magnésio

29 mg

Fósforo

64 mg

Potássio

200 mg

Vitamina B2

0,02 mcg

Para se obter os benefícios do maracujá, é importante também manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Se deseja saber como consumir o maracujá numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mair perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como usar o maracujá

A polpa e as sementes do maracujá podem ser consumidos ao natural ou para fazer sucos, compotas, molhos ou doces. Já a casca pode ser desidratada e usada, na forma de farinha, como suplemento em alimentos e sucos.

Além disso, o maracujá também pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato ou em cápsulas.

1. Chá de maracujá

O chá de maracujá pode ser feito com as folhas secas, frescas ou trituradas dessa planta, podendo ser utilizado para auxiliar no tratamento de insônia, ansiedade ou hiperatividade em crianças.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de folhas secas ou trituradas de maracujá ou 2 colheres (de chá) de folhas frescas;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Em uma xícara, colocar as folhas de maracujá e acrescentar a água fervente. Tampar, deixar descansar por 10 minutos e coar antes de beber.

Para o tratamento da insônia e da ansiedade, esse chá deve ser bebido até 4 vezes ao dia. Para o tratamento da hiperatividade em crianças as quantidades devem ser indicadas pelo pediatra. Veja outras opções de chá para dormir melhor e combater a insônia.

2. Tintura de maracujá

A tintura de maracujá pode ser comprada em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais e deve ser tomada 3 vezes por dia, sendo recomendada a ingestão de 2 a 4 ml de tintura, o equivalente a 40 - 80 gotas, diluídas em 50 ml de água, segundo orientações do médico ou fitoterapeuta.

3. Extrato fluido de maracujá

O extrato fluido de maracujá pode ser comprado no mercado, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais e deve ser tomado 3 vezes por dia, junto com 50 ml de água, sendo recomendado tomar 2 ml, equivalente a 40 gotas, segundo orientação do médico ou fitoterapeuta.

4. Cápsulas de maracujá

As cápsulas de maracujá podem ser compradas em farmácias, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, sendo recomendado tomar de 1 a 2 cápsulas de 200 mg, de manhã e à noite, segundo orientação do médico ou fitoterapeuta.

5. Farinha da casca de maracujá

A farinha da casca de maracujá pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados ou farmácias, podendo-se adicionar 1 colher de sopa na água, em saladas ou ou outras preparações já prontas. Veja como fazer a farinha da casca do maracujá.

Receitas com maracujá

O maracujá pode ser usado em receitas doces e salgadas, como mousses ou molhos para carnes, peixes ou saladas.

1. Molho de maracujá para salada

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de polpa de maracujá;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de água filtrada;
  • ¼ de  colher de café de sal;
  • Pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e misturar bem com um batedor (fouet) ou colher até ficar com uma consistência bem cremosa. Manter na geladeira  em um pote fechado, até a hora de servir.

2. Suco de maracujá com manga e hortelã

Ingredientes:

  • Polpa de 1 maracujá;
  • 1 manga média madura;
  • 2 xícaras de água filtrada;
  • 3 cubos de gelo;
  • 4 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sobremesa de mel ou adoçante stévia.

Modo de preparo:

Lavar o maracujá, retirar a polpa e colocar em um liquidificador. Lavar a manga, descascar e picar, e colocar no liquidificador. Acrescentar a água, o gelo e a hortelã e bater no liquidificador por 3 minutos e transferir para um copo. Adoçar com o mel ou stévia e servir.

3. Mousse de maracujá

Ingredientes:

  • 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem açúcar;
  • 1/2 xícara de suco natural de maracujá;
  • 1/2 maracujá;
  • 2 xícaras de iogurte natural.

Modo de preparo:

Em uma panela, misturar a gelatina ao suco de maracujá e depois levar ao fogo médio, mexendo constantemente até que a gelatina dissolva completamente. Depois, retirar do fogo, adicionar o iogurte e misturar bem. Em seguida, colocar a mistura em uma travessa ou taças individuais e deixar na geladeira por 30 minutos ou mais. Depois, é só colocar a polpa do maracujá por cima e servir.

Possíveis efeitos colaterais

Devido à sua ação no sistema nervoso e propriedade calmante, o efeito adverso mais comum do maracujá é a sonolência, principalmente se for ingerido em excesso.

Por ter efeito calmante, não é aconselhável consumir fitoterápicos contendo o maracujá enquanto se opera máquinas ou dirige.

Quem não pode consumir

Como o maracujá pode baixar a pressão arterial, o consumo desse fruto é contraindicado para pessoas com pressão baixa, a não ser que seja liberado pelo médico, devendo ser consumido conforme a indicação médica.

O chá, as tinturas e os suplementos contendo o maracujá também não são indicados para crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas e que estejam amamentando, pois não existem estudos que comprovem a segurança no consumo nestas situações.

Vídeos relacionados