Para aliviar a cólica menstrual uma boa dica é fazer uma massagem na barriga, porque melhora a circulação de sangue na região e ajuda a relaxar a musculatura, diminuindo a dor e promovendo a sensação de bem-estar e relaxamento em poucos minutos.
Além da massagem, existem também outras dicas que podem ajudar a diminuir a dor da cólica, como reflexologia, compressas de água morna e chá de gengibre. Conheça outras formas naturais para diminuir a cólica menstrual.
A cólica menstrual, conhecida também por dismenorreia, é uma dor muito forte na região pélvica, que pode surgir alguns dias antes ou durante a menstruação e que também pode causar outros sintomas, como náuseas e vômitos, dor de cabeça e diarreia.
Passo a passo para fazer a massagem
A massagem pode ser feita pela própria pessoa e deve ser feita preferencialmente na posição deitada de barriga para cima. No entanto, se não for possível, pode-se fazer a massagem na posição sentada, recostada em uma cadeira.
A massagem deve ser feita de acordo com o passo a passo a seguir:
1. Passar óleo vegetal na pele
Passar um óleo vegetal, como óleo de jojoba ou de amêndoas, por exemplo, na região inferior da barriga, fazendo movimentos leves para espalhar bem o óleo.
Os óleos vegetais também podem ser usados junto com óleos essenciais, como gerânio, jasmim e lavanda, devendo-se diluir 5 gotas de óleo essencial para cada 1 colher de sopa de óleo vegetal. Esses óleos essenciais possuem ação antiespasmódica e relaxante, ajudando a diminuir as cólicas menstruais. Conheça outros benefícios dos óleos essenciais.
2. Fazer movimentos circulares
A massagem deve ser feita em toda a barriga, com as duas mãos e em movimentos circulares suaves no sentido horário, começando na parte inferior da barriga do lado direito, indo até a parte inferior do lado esquerdo.
Se possível, pode-se aumentar aos poucos a pressão das mãos sobre a barriga durante os movimentos, mas sem causar desconforto. Essa etapa tem duração de 1 a 2 minutos.
3. Fazer movimentos de cima para baixo
Fazer movimentos leves na direção vertical, começando da parte de cima da barriga e seguindo até a região pélvica. Se possível, aumentar gradualmente a pressão das mãos durante a massagem, mas sem causar dor. Fazer esse movimento por 1 minuto.
Melhores posições para aliviar a cólica
Além da massagem, algumas algumas posições também ajudam a aliviar a cólica menstrual, como:
- Ficar na posição deitada de lado com as pernas dobradas, em posição fetal;
- Ficar deitada de barriga para cima, abraçando as pernas dobradas e mantendo os joelhos próximos do peito;
- Ajoelhar no chão, sentar sobre os calcanhares e inclinar o corpo para frente, mantendo os braços esticados para a frente em contato com o chão.
Para aliviar as cólicas, essas posições devem ser mantidas por pelo menos 20 segundos. Além disso, uma ótima posição para dormir consiste em deitar de lado, com a coluna reta e os joelhos semi-dobrados, colocando-se uma almofada ou travesseiro entre as pernas.
Leia também: Cólica menstrual: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/colica-menstrualReflexologia contra cólica
Outra forma de aliviar a cólica menstrual é através da reflexologia, um tipo de massagem em determinados pontos dos pés, que estimula terminações nervosas correspondentes a diversos órgãos do corpo.
Para fazer a reflexologia para aliviar as cólicas, deve-se seguir o seguinte passo a passo:
- Passo 1: Percorrer com a ponta do polegar suavemente na parte lateral interna do pé até o tornozelo como mostra a imagem, repetindo o movimento 3 vezes;
- Passo 2: Pressionar com a ponta do polegar a parte externa e lateral do calcanhar por 15 segundos;
- Passo 3: Na parte lateral interna do pé, pressionar levemente o polegar por 15 segundos sobre a região abaixo do osso do 1ª dedo do pé;
- Passo 4: Pousar o polegar no 3º dedo do pé direito e descer até à linha mais saliente da sola dos pés. Depois, pressionar esse ponto, como mostra a imagem, por 15 segundos e fazer pequenos círculos por 10 segundos;
- Passo 5: Dobrar o pé para trás e com o polegar da outra mão, subir até à base do 1ª dedo do pé, como mostra a imagem. Repetir esse movimento 5 vezes;
- Passo 6: Segurar os dedos do pé com os dedos de uma mão e com o polegar da outra mão, traçar uma cruz para encontrar o centro do dedão. Pousar o polegar e pressionar durante 15 segundos.
Após a reflexologia, é recomendado também fazer massagens e alguns exercícios, como rotação dos dedos, para alongar e relaxar as regiões tratadas nos pés.
Outras dicas para aliviar a cólica menstrual
Algumas dicas naturais que também podem ajudar a aliviar a cólica menstrual são:
- Fazer exercícios físicos, como pilates, yoga, caminhada ou natação, porque promovem a liberação de endorfinas, substâncias que ajudam a diminuir a dor;
- Beber chás naturais, como lavanda, gengibre ou erva-doce, que ajudam no relaxamento e alívio das dores. Veja outros chás que aliviam a cólica menstrual;
- Fazer compressa de água quente, colocando uma bolsa térmica sobre a região inferior da barriga ou na parte inferior das costas durante 10 a 15 minutos;
- Fazer respiração diafragmática, inspirando profundamente pelo nariz, enchendo a barriga e, depois, eliminando totalmente o ar pela boca, para melhorar o relaxamento e aliviar a dor.
Veja no vídeo a seguir outras dicas para aliviar a cólica menstrual: