Os médicos mais indicados para cuidar de problemas do sono são:
1. Especialista em medicina do sono
O médico especialista em medicina do sono é o profissional mais capacitado para tratar condições que afetam a qualidade do sono, desde insônia e sonambulismo, até roncos e apneia do sono.
Dependendo da causa do problema, o médico especialista em distúrbios do sono pode ainda encaminhar para outros especialistas, como o neurologista, o pneumologista ou o cardiologista, fazendo a coordenação do tratamento.
2. Neurologista
O neurologista pode ajudar no tratamento de problemas do sono quando existe suspeita de que estejam relacionados com alguma condição neurológica, como neuropatia, Parkinson, Alzheimer ou depressão, por exemplo.
3. Pneumologista
O pneumologista também é outro profissional que pode ajudar no tratamento de alguns distúrbios do sono, especialmente aqueles relacionados à respiração, como é o caso da apneia do sono ou do ronco.
Outros médicos que podem ser consultados
Existem outros especialistas que podem ser consultados em caso de problemas do sono. Alguns exemplos são:
- Clínico geral;
- Otorrinolaringologista;
- Psiquiatra;
- Pediatra.
Embora estes médicos não sejam especializados em problemas do sono, são capazes de identificar e tratar algumas causas que podem estar na origem do distúrbio que afeta o sono.
Quando marcar consulta
É aconselhado marcar consulta com um médico do sono quando surgem sintomas como:
- Sensação de cansaço excessivo durante o dia;
- Dificuldade para pegar no sono;
- Dificuldade para dormir várias horas seguidas;
- Sono inquieto constante;
- Ronco persistente.
Além disso, o médico do sono também deve ser consultado quando existe relato (por outras pessoas) de pausas na respiração durante o sono ou de ranger de dentes.