A Buclina é um medicamento que pode engordar porque estimula o apetite e, por isso, ao comer mais, a pessoa tende a ganhar peso.
O efeito estimulante do apetite da Buclina ainda não está bem determinado, mas parece estar relacionado com uma ação hipoglicemiante do medicamento. A Buclina estimula o pâncreas a secretar insulina, que é o hormônio responsável por transportar a glicose (açúcar) para dentro das células. Assim, com menos açúcar no sangue (hipoglicemia), o cérebro envia um sinal de fome, para a pessoa repor os níveis de glicose sanguínea.
A Buclina também tem uma leve ação sedativa, o que pode contribuir para reforçar o efeito estimulador do apetite. Inclusive, o efeito colateral mais comum da Buclina é a sonolência durante o dia, especialmente no início do tratamento.
Apesar de ser popularmente usada para engordar, a Buclina é um medicamento e, por isso, pode causar vários efeitos colaterais. Se está querendo usar buclina para engordar, o ideal é que consulte um endocrinologista. Esse profissional poderá fazer uma avaliação detalhada para identificar a causa da dificuldade em ganhar peso e delinear um tratamento adequado.