Não existem sinais ou sintomas que permitam determinar se o anticoncepcional está fazendo efeito ou não, a única forma de garantir que ele irá fazer o efeito desejado é tomá-lo corretamente, sem esquecimentos.
Se o anticoncepcional for tomado diariamente, sem esquecimentos ou algum outro fator que interfira na sua eficácia (como o uso de certos medicamentos ou episódios de vômito e diarreia), ele irá funcionar e proteger contra a gravidez após a primeira cartela. Veja quais os fatores que afetam a eficácia do anticoncepcional.
Por isso, se começou a tomar o anticoncepcional recentemente, o mais recomendado é utilizar preservativo nas sua relações sexuais durante toda a primeira cartela do medicamento.
A presença ou ausência de sangramentos, ou irregularidade menstrual não se relacionam diretamente com a eficácia do anticoncepcional. Portanto, não significa que pelo fato de a mulher apresentar sangramento de escape ou irregularidade menstrual que o anticoncepcional esteja perdendo o efeito.
De qualquer forma, se está com dúvidas sobre o uso do anticoncepcional, o ideal é consultar um ginecologista. Esse especialista poderá fazer uma avaliação mais detalhada dos seus sintomas e do anticoncepcional que está tomando, fazendo alterações caso ache necessário.