Depois de ter parado o anticoncepcional, o ideal é passar por uma avaliação médica antes de voltar a tomá-lo, embora, em princípio, não exista qualquer problema caso o medicamento não tenha causado efeitos colaterais anteriormente.
Caso tenha parado o anticoncepcional há um mês e não apresentava nenhum efeito colateral, pode ser indicado voltar a tomar o medicamento de forma semelhante à primeira vez, de acordo com a orientação do médico.
Normalmente, quando não é possível começar o anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, é recomendado associar outro método contraceptivo ou evitar ter relações até que se tenha tomado o medicamento por 7 dias seguidos.
Antes de voltar a tomar o anticoncepcional, principalmente quando se parou há muito tempo, o ideal é consultar um ginecologista para saber se este medicamento continua sendo o mais indicado para você e como voltar a tomá-lo corretamente.
Como escolher o melhor anticoncepcional para tomar?
A escolha do melhor anticoncepcional é feita em conjunto com o médico, que leva em consideração fatores, como:
- Estado de saúde atual da pessoa;
- Riscos e benefícios do uso do anticoncepcional;
- Fatores de risco para doenças como trombose, infarto ou AVC;
- Interação com outros medicamentos em uso.
Por isso, para escolher o melhor anticoncepcional para tomar é recomendado consultar um ginecologista, que é o médico mais indicado para te orientar quanto às opções mais indicadas para o seu caso.