Coração acelerado e falta de ar, sem motivo aparente, podem ser sintomas de doenças cardíacas ou respiratórias, como arritmia, insuficiência cardíaca, bronquite, asma, entre outras. Contudo, o aumento da frequência cardíaca e a falta de ar também podem ter outras causas mais simples.
O coração pode bater mais acelerado devido a situações do dia a dia, como estresse, ansiedade, emoções fortes, uso de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas, desidratação, ou devido a exercício físico, por exemplo.
Já a falta de ar pode ser decorrente de ansiedade, angústia, síndrome do pânico, falta de condicionamento físico ou ainda fraqueza muscular.
Portanto, se sente falta de ar e coração acelerado pode ser apenas uma reação normal do corpo. Todavia, é importante observar se esses sintomas também acontecem em repouso, na ausência de estímulos ou se vêm acompanhados de outros sintomas. Se isso acontecer, o ideal é que consulte um cardiologista para identificar se existe algum problema que precisa de tratamento especializado.
Sinais de alerta que podem indicar a presença de algo mais grave incluem: dificuldade para falar, aumento da frequência respiratória, esforço respiratório, interrupções do sono, cansaço ao executar tarefas simples, lábios roxos, tosse, chiado no peito ou dor no tórax.