É normal o médico pedir biópsia na endoscopia?

“Fiz endoscopia e o médico disse que tenho úlcera e que irá esperar o resultado da biópsia para indicar o tratamento. É normal pedir biópsia na endoscopia?”

Dr.ª Janessa Oliveira Farmacêutica e Bioquímica CRF-SP 22143

Na maioria das vezes, o médico pede biópsia durante a endoscopia para investigar uma possível infecção por Helicobacter pylori. No entanto, a biópsia também pode ser pedida caso exista suspeita ou um possível diagnóstico de câncer.

Quando o exame indica a presença de H. pylori, o tratamento normalmente precisa ser feito com um antibiótico. Já no caso de câncer no estômago, a biópsia confirma o diagnóstico e ajuda a identificar o estádio do tumor, permitindo que o médico indique o tratamento mais adequado. 

A biópsia consiste na coleta de uma amostra muito pequena de tecido do estômago, que será examinada ao microscópio no laboratório. Ela não causa dor, nem desconforto, nem é perigosa.

Caso tenha mais dúvidas sobre a realização da biópsia, especialmente sobre o motivo pelo qual foi pedida ou os riscos associados, o ideal é que consulte um gastroenterologista ou converse com o médico que pediu o exame.

Nossa recomendação
Consulte um Gastroenterologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Parceria com Marcar consulta
58% dos leitores acham este conteúdo útil (12 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Marque consulta com um Gastroenterologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.