O ideal é que não ingira bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando Bupropiona, ou então, reduza a quantidade de álcool durante o tratamento. Isto porque a bupropiona, que é um medicamento do grupo dos antidepressivos, pode potencializar os efeitos do álcool.
A depender da quantidade de álcool ingerida, os efeitos sobre a motricidade, reflexos e atenção podem ser muito intensos.
Além disso, o uso de álcool ao mesmo tempo que se usa antidepressivos pode contribuir para reduzir os efeitos do medicamento, interferindo assim no resultado do tratamento.
Com a bupropiona, o efeito depressor do sistema nervoso central do álcool pode ser aumentado, aumentando o risco de sedação ou convulsões.
Existe risco de síndrome da abstinência alcoólica?
Sim, no caso de pessoas que são usuárias crônicas de álcool, apresentando já uma dependência etílica, não se indica a cessação repentina do uso de álcool quando se estiver também em uso da bupropiona. Cessar repentinamente o uso de álcool pode levar a pessoa a ter uma síndrome da abstinência alcoólica.
Essa síndrome pode levar a diversos sintomas como náuseas, tremores, agitação psicomotora, dores de cabeça, insônia e em casos mais graves pode provocar convulsões.
Nessa situação, está indicado que a pessoa reduza aos poucos a quantidade de bebida alcoólica ingerida, sob supervisão e acompanhamento médico.
Caso faça uso de bupropiona ou outro antidepressivo consulte um psiquiatra para mais informações sobre as possíveis interações com o álcool.