Prednisona serve para dor de garganta?

“Estou com dor de garganta e quero saber se prednisona serve para tratar a garganta inflamada. Se estiver com infecção também adianta?”

Dr.ª Janessa Oliveira Farmacêutica e Bioquímica CRF-SP 22143

A prednisona normalmente não é indicada para tratar a dor de garganta. Esse remédio geralmente só é prescrito associado a um antibiótico, quando a resposta do sistema imune está agravando a infecção. De contrário, ela não deve ser usada, porque pode favorecer o surgimento ou mascarar novas infecções, devido ao seu efeito de reduzir a imunidade.

No caso de dor de garganta leve, um gargarejo de água morna com sal, própolis ou chá de gengibre pode ajudar a aliviar o desconforto.

A prednisona é um anti-inflamatório corticosteroide hormonal que normalmente é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteo-musculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas e neoplásicas. Entenda melhor para que serve a prednisona e como usar.

Caso a dor de garganta seja muito intensa, o recomendado é consultar um otorrinolaringologista ou um clínico geral. O médico poderá indicar anti-inflamatórios não-esteroides, como a nimesulida e o ibuprofeno, para aliviar a inflamação.

Nossa recomendação
Consulte um Otorrinolaringologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Parceria com Marcar consulta
53% dos leitores acham este conteúdo útil (15 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Marque consulta com um Otorrinolaringologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.