A escolha entre nimesulida e ibuprofeno depende de algumas características da pessoa que vai tomar o medicamento e deve ser, sempre que possível, feita por um médico.
As características mais importantes que podem influenciar a escolha entre nimesulida e ibuprofeno são:
-
Idade entre 2 e 12 anos: a nimesulida é contraindicada, mas o ibuprofeno pode ser usado. O ibuprofeno pode ser usado, inclusive, em bebês acima de 6 meses, mas somente com indicação médica;
-
Quando se utilizam outros medicamentos: apesar de interagirem com muitos medicamentos em comum, existem algumas interações perigosas que fazem um medicamento ser preferido ao outro. Um exemplo é evitar o uso da nimesulida com levofloxacino, norfloxacino ou ofloxacino, pois aumenta o risco de convulsão.
Por isso, se precisar fazer tratamento com nimesulida ou ibuprofeno, o ideal é consultar um clínico geral para saber qual é o mais seguro no seu caso.
No caso da nimesulida, ela pode ser usada 1 ou 2 vezes ao dia. O ibuprofeno é indicado de 3 a 4 vezes ao dia.
Tanto a nimesulida quanto o ibuprofeno são anti-inflamatórios, analgésicos (indicados para dores leves a moderadas) e antitérmicos. Não devem ser usados juntos, devido ao risco de sangramentos e problemas de estômago, fígado ou rins.
O uso da nimesulida e do ibuprofeno não é indicado durante a gravidez ou amamentação (excepto se indicado por um médico ou dentista).