Ritalina precisa de receita médica?

“Acho que tenho TDAH e gostaria de começar a usar Ritalina. Até conheço um amigo que toma, mas não sei se ele faz acompanhamento com algum médico. Para comprar Ritalina precisa de receita médica?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Neurologista perto de você

A Ritalina só pode ser vendida com receita médica, porque é um medicamento controlado, sendo também necessário apresentar uma notificação de receita, que tem a cor amarela e é identificada com a letra “A” no canto superior esquerdo.

O metilfenidato, princípio ativo da Ritalina, é uma substância considerada estimulante do sistema nervoso central e, por isso, a sua prescrição é controlada com a finalidade de evitar o uso indiscriminado e possíveis riscos para a saúde. 

Este medicamento é indicado para o tratamento do TDAH e pode causar efeitos colaterais como insônia, dor no abdome, vômitos, coração acelerado, arritmias ou aumento da pressão arterial em algumas pessoas, especialmente quando usado sem orientação. Entenda melhor o que é Ritalina e os efeitos colaterais.

Por isso, se você acha que pode ter TDAH, o ideal é consultar um neurologista ou neuropediatra, que são os especialistas mais indicados para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento. A Ritalina não deve ser usada sem orientação médica.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Neurologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Buclina realmente engorda?

A Buclina é um medicamento que pode engordar porque estimula o apetite, no entanto, não deve ser usado sem orientação médica. Entenda melhor o efeito da buclina no peso, porque pode engordar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Buclina realmente engorda?

A Buclina é um medicamento que pode engordar porque estimula o apetite, no entanto, não deve ser usado sem orientação médica. Entenda melhor o efeito da buclina no peso, porque pode engordar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Sertralina emagrece ou engorda?

A sertralina parece contribuir para emagrecer nos primeiros meses de uso mas, quando usada por longos períodos, pode engordar em alguns casos. Entenda melhor se a sertralina emagrece ou engorda.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Loratadina serve para tosse?

A loratadina é um medicamento que pode ser usado para tosse, mas que também pode ser usada em outros casos. Entenda melhor quando se utiliza loratadina para tosse, em que situações pode ser usada e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Pamelor serve para enxaqueca?

O Pamelor não está indicado para tratar os sintomas de enxaqueca. No entanto, pode ser usado para evitar que as crises aconteçam. Veja em que casos de enxaqueca se pode tomar Pamelor, o que usar para aliviar os sintomas e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tomar Glifage emagrece?

Tomar Glifage pode emagrecer, pois é um medicamento que contribui para a redução de peso. Entenda melhor como o Glifage funciona na perda de peso, quando usar e qual profissional consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Ritalina: para que serve, como usar e seus efeitos no corpo

Ritalina: para que serve, como usar e seus efeitos no corpo

A Ritalina é um remédio que tem como princípio ativo o Cloridrato de Metilfenidato, um estimulante do sistema nervoso central, indicado para ajudar no tratamento do transtorno de déficit de...

Imagem ilustrativa do artigo Buclina realmente engorda?

Buclina realmente engorda?

A Buclina é um medicamento que pode engordar porque estimula o apetite e, por isso, ao comer mais, a pessoa tende a ganhar peso.

Imagem ilustrativa do artigo Citoneurin: para que serve, como usar (e efeitos colaterais)

Citoneurin: para que serve, como usar (e efeitos colaterais)

O Citoneurin é um remédio indicado para o tratamento da fibromialgia ou síndrome do túnel do carpo, e pode ser usado na forma de comprimidos ou ampola injetável. Entenda melhor o que é o Citoneurin, para que serve, como usar e efeitos colaterais .

Imagem ilustrativa do artigo Duloxetina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Duloxetina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A duloxetina é um remédio, comercializada com o nome Cymbalta, indicado para o tratamento da depressão maio, transtorno de ansiedade generalizada ou fibromialgia, por exemplo, e deve ser usado com orientação médica. Veja outras indicações da duloxetina, como tomar e os efeitos colaterais que podem surgir.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no peito: 11 causas (e quando pode ser infarto)

Dor no peito: 11 causas (e quando pode ser infarto)

A dor no peito nem sempre é sintoma de infarto, estando quase sempre relacionada com problemas menos graves como excesso de gases, problemas gástricos ou ansiedade. Veja quando desconfiar de infarto, confira outras causas de dor no peito e saiba o que fazer em cada caso.

Imagem ilustrativa do artigo Ibuprofeno: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Ibuprofeno: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para febre e dores associadas a gripes e resfriados, dor de garganta ou cólicas menstruais. Entenda melhor para que serve o ibuprofeno, como tomar, quais os efeitos colaterais mais comuns e quando deve ser evitado.

Imagem ilustrativa do artigo 11 alterações nas unhas que podem indicar problemas de saúde

11 alterações nas unhas que podem indicar problemas de saúde

A presença de alterações nas unhas pode ser um primeiro sinal de alguns problemas de saúde, desde infecções por fungos, até diminuição da circulação sanguínea ou, até mesmo, câncer. Veja as principais alterações das unhas, o que podem significar e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo 11 benefícios do abacate para a saúde (com receitas)

11 benefícios do abacate para a saúde (com receitas)

O abacate é uma fruta que possui diversos benefícios para saúde como melhorar a memória, hidratar a pele e os cabelos, e prevenir doenças cardíacas. Conheça outros benefícios do abacate e confira algumas receitas.