Um sangramento após tomar a pílula do dia seguinte pode não excluir as chances da mulher estar grávida. Especialmente se este sangramento não for a menstruação e existir um atraso menstrual superior a 7 dias, a possibilidade de uma gravidez ainda deve ser considerada.
Pequenos sangramentos de escape são comuns em algumas mulheres após tomar pílula do dia seguinte. Além disso, em caso de uma gravidez, o sangramento algumas vezes também pode indicar a nidação, que corresponde a implantação do embrião no útero. Veja como é o sangramento de nidação.
Embora alguns medicamentos possam ser utilizados dentro do intervalo de até 5 dias após a relação desprotegida, a eficácia da pílula do dia seguinte é maior quanto antes se fizer uso da pílula após a relação.
Como saber se estou grávida após tomar a pílula do dia seguinte?
A única forma de ter certeza se está grávida ou não após tomar a pílula do dia seguinte, é esperar pela próxima menstruação e, em caso de um atraso superior a 7 dias, é recomendado consultar um ginecologista ou clínico geral.
O médico pode indicar exames como a dosagem de beta HCG no sangue ou ultrassonografia para confirmar se está grávida. Além disso, também é possível realizar um teste de farmácia.