Melena: o que é, sintomas, 7 causas (e o que fazer)

Melena é a presença de sangue digerido nas fezes, caracterizado por sintomas como fezes muito escuras, semelhantes a alcatrão e com mau cheiro, dor abdominal ou até vômitos com sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este tipo de fezes pode surgir devido a sangramento no sistema digestivo alto, ou seja, na boca, no esôfago ou no estômago, como nos casos de úlcera gástrica ou esofagite erosiva, mas também pode ser causado por ingerir sangue após sangramento nasal ou o sangue da tosse, por exemplo.

Leia também: O que a cor das fezes diz sobre a sua saúde tuasaude.com/cor-das-fezes

É importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral sempre que surgir fezes escuras, para fazer exames, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, se necessário, e evitar complicações.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de melena

Os principais sintomas de melena são:

  • Fezes escuras, com aspecto de alcatrão;
  • Fezes pretas e com mau cheiro;
  • Dor abdominal;
  • Má digestão.

Em alguns casos também podem surgir cansaço, fraqueza, desmaio, dificuldade para engolir ou vômitos com sangue. Veja as principais causas de vômito com sangue.

Além disso, o melena se não tratado pode causar complicações como anemia, perda da consciência e até insuficiência em vários órgãos do corpo.

Por isso, é importante consultar o gastroenterologista ou o clínico geral sempre que surgirem sintomas de melena, para iniciar o tratamento mais adequado.

Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

7 principais causas de melena

As principais causas de melena são:

1. Úlcera gástrica

A úlcera gástrica é uma ferida que surge na parede do estômago e que pode causar sangramento e, dependendo da quantidade de sangue liberada, as fezes podem acabar saindo muito escuras e com mau cheiro.

Normalmente, a úlcera é mais comum em pessoas que têm gastrite crônica e, por isso, é quase sempre acompanhada de outros sintomas como dor forte na barriga, que piora após comer, enjoos constantes e vômitos, por exemplo. Confira outros sintomas que podem ajudar a identificar uma situação de úlcera gástrica.

O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista com o uso de remédios para reduzir a acidez do estômago, como omeprazol esomeprazol ou antiácidos, de forma facilitar a cicatrização das úlceras. Além disso, é importante uma mudança nos hábitos alimentares. Veja como deve ser a dieta para úlcera gástrica.

2. Varizes esofágicas

As varizes esofágicas são outra causa de aparecimento de melena, e ocorrem devido a dilatação de algumas veias do esôfago, que podem se romper, liberando sangue para o sistema digestivo resultando em fezes muito escuras e mal cheirosas.

Outros sintomas das varizes esofágicas são vômito com sangue vermelho vivo, palidez, cansaço excessivo e palidez, por exemplo.

As varizes esofágicas são mais comuns em pessoas com problemas no fígado, que aumentam a pressão sobre as veias do sistema digestivo, dilatando-as.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois o rompimento de varizes no esôfago é uma emergência médica que necessita de tratamento imediato, que geralmente é feito com cirurgia para parar a hemorragia. As pessoas com varizes também devem seguir corretamente o tratamento orientado pelo médico, para evitar que rompam. Entenda melhor o que são as varizes esofágicas e como são tratadas.

3. Gastrite

A gastrite é a inflamação das paredes do estômago e, embora, na maior parte dos casos, essa inflamação não causa sangramento, quando não é adequadamente tratada, a parede do estômago pode ficar muito irritadas e acabar tendo pequenos sangramentos.

Quando isso acontece, a pessoa pode apresentar melena, que também pode ser acompanhada por dor de estômago, azia, mal-estar geral e vômitos, principalmente depois de comer.

O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista com o uso de remédios, como omeprazol ou esomeprazol, por exemplo. No entanto, se existir suspeita de melena é importante consultar o gastroenterologista ou ir no hospital, já que o sangramento também pode indicar que está se desenvolvendo uma úlcera, por exemplo. Confira como pode ser feito o tratamento da gastrite.

4. Esofagite erosiva

A esofagite erosiva é a inflamação, irritação ou inchaço nas paredes do esôfago, acompanhada de lesões ou feridas que podem sangrar e resultar em melena.

Outros sintomas são vômito com sangue, dor no meio do peito, azia ou dor na garganta ou para engolir. Veja outros sintomas da esofagite erosiva.

Essa condição normalmente é causada pelo refluxo gastroesofágico frequente ou esofagite não tratada, pois o ácido do estômago ao subir para o esôfago, pode resultar na sua inflamação e surgimento de lesões.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento da esofagite com orientação do gastroenterologista para evitar o surgimento de lesões e sangramento. No caso de sangramentos, o tratamento é feito no hospital com uso de remédios na veia, como os inibidores da bomba de prótons, e cirurgia para estancar a hemorragia.

5. Síndrome de Mallory-Weiss

A síndrome de Mallory-Weiss é caracterizada pela presença de pequenas fissuras no esôfago pelo excesso de pressão sobre suas paredes, sendo mais comum de surgir depois de um período de fortes vômitos, podendo levar à ruptura de veias e artérias, resultando em sangramento e melena.

Geralmente, a pessoa apresenta vômitos com sangue, dor na boca do estômago, cansaço excessivo, tontura ou desmaio.

O que fazer: caso se suspeite de estar desenvolvendo uma síndrome de Mallory-Weiss é recomendado ir ao hospital para interromper o sangramento e iniciar o uso de alguns remédios. Nas situações mais graves, pode também ser necessária cirurgia para corrigir as lesões. Saiba mais sobre esta síndrome e seu tratamento.

6. Câncer de estômago

Embora seja bem mais raro, o câncer de estômago também pode causar o aparecimento de melena, já que pode causar sangramento das paredes do estômago.

No entanto, associados à melena, também costumam surgir outros sinais e sintomas como perda de peso, azia constante, perda de apetite, sensação de estômago cheio mesmo sem comer e fraqueza excessiva. Confira outros sintomas que podem indicar a presença de câncer no estômago.

O que fazer: qualquer caso de suspeita de câncer deve ser avaliado por um gastroenterologista o mais rápido possível, já que quanto mais cedo for descoberto, mais fácil será o tratamento. No entanto, na maior parte dos casos, o tratamento é feito pelo oncologista com radioterapia e quimioterapia, podendo ainda ser necessária cirurgia para retirar a parte afetada do estômago.

7. Uso de remédios

O uso de alguns remédios anti-inflamatórios não esteroides, como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, nimesulida ou naproxeno, por exemplo, pode causar gastrite, úlcera de estômago ou esofagite erosiva, e resultar em sangramento e presença de melena.

Além dos anti-inflamatórios, os remédios bifosfonatos, como alendronato, ou antibióticos, como tetraciclina, clindamicina ou doxiciclina, ou ainda sulfato ferroso ou cloreto de potássio, também podem levar ao surgimento de sangramento no estômago.

O que fazer: deve-se ir ao hospital para avaliar o sangramento, e iniciar tratamento com remédios ou até fazer cirurgia para estancar a hemorragia.

Além disso, o médico deverá reavaliar o tratamento com o remédio que causou o sangramento, podendo trocar o remédio por outro, ou até adicionar um protetor gástrico, para tratar ou evitar o desenvolvimento de gastrite, úlcera de estômago ou esofagite erosiva.

Qual a diferença entre melena e hematoquesia

Tanto a melena como a hematoquesia ocorrem devido a sangramento no sistema gastrointestinal, no entanto, esse sangramento ocorre em diferentes partes e as fezes apresenta características diferentes.

Na melena ocorre sangramento na parte superior do trato gastrointestinal, como estômago, boca, esôfago ou primeira parte do intestino delgado, chamado duodeno, resultando em fezes escuras, uma vez que o sangue ao passar pelo intestino é digerido.

Já na hematoquezia, o sangramento acontece na parte inferior do sistema gastrointestinal, como intestino delgado, intestino grosso, reto ou ânus, resultando na presença de sangue vivo nas fezes.

Leia também: Sangue vivo nas fezes: 9 causas (e como tratar) tuasaude.com/sangue-vermelho-vivo-nas-fezes