Tratamento para gastrite: remédios de farmácia e caseiros e dieta

Atualizado em abril 2024

O tratamento para gastrite pode envolver o uso de medicamentos, como omeprazol ou pantoprazol, e uma alimentação adequada, sendo recomendado consumir pequenas porções ao longo do dia, evitar condimentos e molhos, e alimentos de difícil digestão, como carnes vermelhas, verduras cruas e frituras, por exemplo.

Alguns remédios caseiros também possuem propriedades capazes de aliviar os sintomas da gastrite devido à diminuição da acidez do estômago, como é o caso do suco de batata e do chá de aroeira, devendo ser usados como complemento ao tratamento indicado pelo médico.

A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago que pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de estômago, indigestão, queimação e arrotos frequentes, sendo importante que o gastroenterologista e nutricionista seja consultado.

Leia também: Gastrite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/gastrite
Imagem ilustrativa número 2

Como é feito o tratamento

As principais opções de tratamento para gastrite são:

1. Remédios de farmácia

Os principais medicamentos indicados para gastrite são:

  • Inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol, pantoprazol ou lansoprazol, por exemplo, que atuam diminuindo a produção de ácido, permitindo a cicatrização do estômago e ajudando a diminuir os sintomas, como dor, sensação de ardor no estômago e arrotos frequentes;
  • Antagonistas dos receptores de histamina, como cimetidina, nizatidina ou famotidina, atuam inibindo a produção de ácido no estômago, já que se unem a regiões específicas na parede do estômago;
  • cimetidina e nizatidina;
  • Antiácidos, que neutralizam o ácido produzido no estômago, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio, carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio;
  • Antibióticos, principalmente nos casos em que é identificada a infecção por H. pylori, como claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol.

Esses medicamentos devem ser usados apenas sob orientação do gastroenterologista, já que podem levar ao aparecimento de efeitos secundários, como problemas nos rins, dor de cabeça, diarreia, prisão de ventre ou sonolência.

Leia também: Remédios para gastrite: o que tomar (opções de farmácia e naturais) tuasaude.com/remedios-para-gastrite

2. Alimentação

Algumas recomendações para uma alimentação adequada em caso de gastrite são:

  • Comer pequenas porções de cada vez, sempre de 3 em 3 horas;
  • Beber líquidos apenas entre as refeições;
  • Dar preferência a alimentos cozidos, grelhados, fervidos ou ao vapor;
  • Evitar os alimentos que produzam gases, como grãos, couve e pepino;
  • Evitar condimentos, molhos e intensificadores de sabor;
  • Evitar todo e qualquer tipo de bebida alcoólica, gaseificada ou industrializada, incluindo os sucos industrializados;
  • Evitar alimentos crus e ricos em fibras, como vegetais crus, cascas de frutas e alimentos integrais;
  • Evitar alimentos processados e ricos em gordura, como cortes de carne vermelha com gordura, frituras ou embutidos;
  • Evitar café, chocolate, chá preto, assim como frutas ácidas como limão, laranja ou abacaxi.

Os alimentos que podem piorar os sintomas da gastrite podem variar de uma pessoa para outra, sendo importante observar quais alimentos ingeridos que levam ao incômodo e, assim, evitar o seu consumo.

[articleLink_simple:dieta-para-gastrite-e-ulcera].

3. Remédios caseiros

Os remédios caseiros para gastrite têm como objetivo complementar o tratamento indicado pelo médico e aliviar os sintomas, já que são capazes de promover redução da acidez do estômago, promovendo o alívio dos sintomas. Além disso, alguns remédios caseiros melhoram a digestão, favorecem o esvaziamento gástrico e combatem a Helicobacter pylori.

Algumas opções de remédios caseiros para gastrite são o suco de batata, o chá de aroeira, o suco de banana e pera e o chá de espinheira santa. Conheça outros remédios caseiros para gastrite.

Complicações da gastrite

As complicações da gastrite são mais frequentes de acontecer em pessoas que não realizam o tratamento adequado, o que aumenta o risco de desenvolvimento de uma úlcera gástrica, que se não for devidamente tratada pode aumentar o risco de câncer de estômago. No entanto, ao realizar o tratamento de acordo com a orientação médica, a cura da gastrite pode ser alcançada.

Vídeos relacionados