O que é:
A meningoencefalite é a inflamação do cérebro e das meninges que pode ser causada por vírus, fungos, bactérias ou parasitas que atingem o sistema nervoso central e começam a se multiplicar.
Os sintomas da meningoencefalite surgem à medida que acontece a inflamação, podendo ser notado dor de cabeça, febre, náusea, dificuldade para falar, desorientação, alteração no comportamento e/ ou na personalidade e convulsão, em alguns casos.
É importante que o infectologista ou neurologista seja consultado assim que surgirem sinais e sintomas possivelmente indicativos de meningoencefalite para que o tratamento com antivirais, antibióticos, antifúngicos e/ ou antiparasitários possa ser iniciado e, assim, seja possível combater o agente infeccioso, evitar a progressão da inflamação e a gravidade dos sintomas.
Principais sintomas
Os principais sintomas de meningoencefalite são:
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Maior sensibilidade à luz;
- Rigidez na nuca, de forma que é difícil realizar o movimento de encostar o queixo no peito;
- Dificuldade para engolir;
- Maior dificuldade para falar;
- Alteração no comportamento e/ ou na personalidade;
- Desorientação;
- Amnésia;
- Convulsão, em alguns casos.
É importante o médico seja consultado assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas indicativos de meningoencefalite para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico inicial é feito pelo infectologista ou neurologista a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, são realizados exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de eletroencefalografia e exames de sangue.
É também realizada a punção lombar para analisar o líquido cefalorraquidiano (LCR), que é o líquido que banha o cérebro e a medula espinhal, para identificar a presença de agentes infecciosos e qual é o agente responsável pela inflamação.
Causas da meningoencefalite
As principais causas de meningoencefalite são:
- Vírus: vírus do herpes simplex dos tipos 1 e 2, enterovírus, varicella zoster, adenovírus, vírus sincicial respiratório, Influenza;
- Bactérias: Mycoplasma pneumoniae, Listeria monocytogenes, Mycobacterium tuberculosis, Treponema pallidum, Rickettsia prowazekii;
- Fungos: Cryptococcus neoformans; Coccidioides spp., Penicillium spp., Histoplasma capsulatum;
- Parasitas: Naegleria fowleri, Acanthamoeba spp., Toxoplasma gondii, Plasmodium falciparum.
A meningoencefalite pode acontecer assim que o agente infeccioso chega ao sistema nervoso e se multiplica, pode ser consequência de uma meningite viral ou acontecer algumas semanas após uma infecção ou vacinação. É importante que a causa da meningoencefalite seja devidamente identificada para que o tratamento mais adequado possa ser indicado pelo médico.
Como é feito o tratamento
O tratamento para meningoencefalite pode variar de acordo com a causa da inflamação. No entanto, é normalmente indicado pelo infectologista ou neurologista o uso de medicamentos antivirais em combinação com antibióticos, já que na maioria dos casos a meningoencefalite é associada à infecção pelo herpes simplex.
Após confirmação do diagnóstico e identificação do agente infeccioso responsável, o médico poderá fazer ajustes no tratamento, indicando antivirais, antibióticos, antifúngicos e/ ou antiparasitários mais adequados.
De forma geral, o tratamento é feito no hospital para que a pessoa seja monitorada, prevenindo complicações e garantindo a eliminação adequada do agente infeccioso e alívio dos sintomas.