Menstruação é o sangramento causado pela descamação do endométrio que é a parede do útero, durando cerca de 3 a 8 dias, e fazendo parte do ciclo menstrual normal da mulher em idade fértil.
A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos de idade, embora possa variar de menina para menina. Depois disso, deve surgir todos os meses até à menopausa, que ocorre por volta dos 50 anos de idade.
Durante a gravidez, a menstruação não ocorre, no entanto a mulher pode ter um pequeno sangramento durante 1 ou 2 dias, principalmente no início da gestação, de cor rosa ou marrom, tipo borra de café. Saiba o que pode causar menstruação na gravidez.
Como saber se a menstruação está perto
Os principais sintomas de que a menstruação está perto são:
- Seios mais inchados e doloridos;
- Inchaço abdominal;
- Variações do humor;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Cólicas;
- Aumento do apetite.
Além disso, algumas mulheres podem ter diarreia antes e durante a menstruação, já que nesse período há aumento da liberação de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pelas contrações musculares, podendo afetar o intestino. Confira outros sinais que indicam que a menstruação está perto.
Calcule a sua próxima menstruação
Para saber a data da sua próxima menstruação, insira seus dados na calculadora a seguir:
A calculadora para saber a data da próxima menstruação é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a orientação e consulta com o ginecologista.
Quando acontece a primeira menstruação
A primeira menstruação, também conhecida como menarca, varia de menina para menina devido as alterações hormonais de cada corpo, no entanto, é mais comum que aconteça por volta dos 12 anos de idade.
No entanto, algumas meninas podem ter a primeira menstruação entre os 13 e 15 anos ou mais cedo, entre os 9 e 10 anos. Saiba mais sobre a primeira menstruação.
Quanto tempo dura
A duração da menstruação também varia de uma mulher para outra, porém o mais comum é que dure entre 3 a 8 dias.
Geralmente, a menstruação seguinte surge por volta do 28º dia após o primeiro dia da menstruação anterior, mas esse período pode variar de acordo com o ciclo menstrual da mulher.
É importante considerar o 1º dia da menstruação quando surge um pequeno sangramento, mesmo que seja cor-de-rosa e em pequena quantidade.
Algumas meninas tem esse tipo de fluxo durante 2 ou 3 dias, e a partir daí a menstruação fica mais intensa. Entenda melhor como funciona o ciclo menstrual.
Principais alterações da menstruação
As principais alterações da menstruação são:
1. Menstruação atrasada
A menstruação atrasada pode ser consequência da troca ou parada do uso de anticoncepcional de uso contínuo ou estar relacionada com alimentação muito restrita, prática de atividade física muito intensa e excessiva, por exemplo.
2. Pouca menstruação
A pouca menstruação, também chamada de hipomenorreia, é a diminuição do fluxo menstrual que pode ser causada por estresse excessivo, alterações no peso ou perimenopausa, por exemplo. Veja outras causas da pouca menstruação.
3. Menstruação prolongada
A menstruação prolongada, ou hipermenorreia, dura mais do que 8 dias, sendo causada por mioma uterino, pólipos ou distúrbios de coagulação, como a hemofilia, por exemplo.
Leia também: 8 formas seguras de parar a menstruação tuasaude.com/como-parar-a-menstruacao4. Menstruação irregular
A menstruação irregular, também chamada de oligomenorreia, acontece quando existem variações no ciclo menstrual, não tendo o mesmo intervalo todo os meses.
Esse alteração pode ser causada por alterações hormonais normais após a primeira menstruação ou na menopausa, além de outros fatores como transtornos alimentares, excesso de atividade física ou hipotireoidismo, por exemplo.
Leia também: 11 melhores chás para regular a menstruação tuasaude.com/remedio-caseiro-para-regular-a-menstruacao5. Ausência de menstruação
A ausência de menstruação, também conhecida como amenorreia, pode estar associada à gravidez, estresse, distúrbios alimentares ou alterações na tireoide, por exemplo.
Leia também: 10 formas para descer a menstruação tuasaude.com/como-fazer-a-menstruacao-descer6. Menstruação escura
A menstruação escura normalmente está relacionada com alterações hormonais, podendo também sofrer influência dos níveis de estresse da mulher, infecção sexualmente transmissível ou ser sinal de endometriose.
Leia também: Corrimento marrom antes da menstruação: 12 causas (e o que fazer) tuasaude.com/corrimento-marrom-antes-da-menstruacao7. Menstruação com coágulos
A menstruação com coágulos costuma ser normal, sendo normalmente indicativo de alterações hormonais, no entanto, pode ser também um sinal de doenças como mioma e endometriose.
8. Menstruação retrógrada
A menstruação retrógrada acontece quando o sangramento menstrual ao invés de ser eliminado pela vagina, segue em direção às trompas de Falópio e cavidade pélvica.
Geralmente, esse tipo de menstruação está relacionada à endometriose. Saiba identificar os sintomas de endometriose.
9. Menstruação com cheiro forte
A menstruação com cheiro forte ou menstruação com mau cheiro pode surgir devido a pouca frequência na troca do absorvente externo, fazendo com que bactérias eliminem gases deixando um cheiro desagradável. Veja as principais causas de menstruação com cheiro forte.
Além disso, quando o mau cheiro é acompanhado de outros sintomas, como coceira intensa, irritação na vulva e na vagina ou corrimento amarelo ou esverdeado, pode ser sinal de infecções como vaginose bacteriana ou tricomoníase, por exemplo.
Leia também: Corrimento antes da menstruação: 10 causas e o que fazer tuasaude.com/corrimento-antes-da-menstruacao10. Menstruação na gravidez
A menstruação na gravidez não é uma condição normal, podendo nesse caso estar relacionada a gravidez ectópica, descolamento da placenta ou aborto espontâneo, por exemplo.
11. Menstruação pós-parto
A primeira menstruação pós-parto geralmente acontece cerca de 6 meses após o parto, quando a mulher está em amamentação exclusiva.
No entanto, esse tempo pode variar se a mulher também dá fórmulas ao bebê ou amamenta exclusivamente com a fórmula.
Dúvidas comuns sobre a menstruação
A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre a menstruação:
1. Qual a cor da menstruação normal?
A cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom claro.
No entanto, também existem momentos em que a mulher apresenta menstruação mais escura, como borra de café, ou mais clara, sem que isso signifique algum problema de saúde.
Na maioria dos casos, as alterações na coloração da menstruação estão relacionadas com o tempo que o sangue está em contato com o ar. Assim, uma menstruação que está há mais tempo no absorvente, geralmente é mais escura.
2. É possível engravidar menstruada?
Apesar de difícil, é possível engravidar ao ter contato íntimo desprotegido enquanto se está menstruada.
Isso acontece porque a produção hormonal pode variar em cada mulher, podendo ocorrer ovulação mesmo durante o período menstrual.
3. Menstruação atrasada é sempre sinal de gravidez?
As alterações na data de surgimento da menstruação geralmente são causadas por alterações nos níveis hormonais da mulher.
Por isso, o atraso da menstruação nem sempre é sinal de gravidez, podendo indicar outras situações como excesso de estresse, consumo excessivo de café ou alterações em órgãos produtores de hormônios, como a hipófise, hipotálamo ou ovários.
Em caso de atraso menstrual superior a 10 dias, deve-se fazer o teste de gravidez ou ir ao ginecologista.
4. Mulheres que convivem de forma muito próxima menstruam na mesma época?
Como a produção hormonal depende de fatores da rotina como alimentação e estresse, mulheres que passam muito tempo juntas tendem a passar pelos mesmos fatores externos que influenciam o ciclo menstrual, o que acaba fazendo com que a produção hormonal e a época da menstruação sejam semelhantes entre elas.
5. Todas as mulheres têm TPM?
A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas que surge na mulher cerca de 1 a 2 semanas antes da menstruação.
Embora seja muito comum, a TPM só acontece em cerca de 80% das mulheres e, por isso, não afeta todas as mulheres que menstruam.
6. Fluxo menstrual muito forte pode causar anemia?
Em geral, o fluxo forte não é motivo para sofrer de uma anemia, pois normalmente só surge quando as perdas menstruais são realmente muito elevadas, o que acontece apenas quando existem doenças causando o problema, como miomas uterinos e gravidez ectópica.
Assim, a mulher só se deve preocupar quando a menstruação durar mais de 7 dias, se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias, ou se ela gastar mais de 15 absorventes em cada período menstrual. Veja as causas e tratamento para menstruação prolongada.
7. A menstruação para na piscina ou no mar?
Quando a mulher entra na piscina ou no mar, a menstruação continua acontecendo, porém, a presença de água na região íntima reduz a temperatura corporal e também causa aumento da pressão, o que pode dificultar a saída do sangue.
No entanto, após sair da água é possível que a menstruação desça rapidamente, apenas porque esteve acumulando no interior do canal vaginal.