Meropenem é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções urinárias, infecções pós-parto, meningite ou infecção generalizada, podendo ser usada por adultos ou crianças com mais de 3 meses.
Esse antibiótico age alterando o funcionamento celular das bactérias, que acabam sendo eliminadas do organismo, sendo encontrada como genérico "meropeném tri-hidratado" ou com os nomes comerciais Meronem ou Meromax, por exemplo.
O Meropenem é usado somente em hospitais, na forma de injeção na veia aplicada pelo enfermeiro, sob supervisão médica.
Para que serve
O meropenem é indicado para:
- Pneumonia bacteriana;
- Infecções urinárias, incluindo infecções complicadas;
- Peritonite ou apendicite complicada
- Infecções ginecológicas ou pélvicas, incluindo infecções pós-parto;
- Septicemia ou infecção generalizada;
- Meningite bacteriana;
- Infecção da pele e dos tecidos moles.
Além disso, o meropenem é indicado para colangite, neutropenia febril, fibrose cística ou infecções por Pseudomonas aeruginosa, por exemplo.
Leia também: Pseudomonas aeruginosa: sintomas, doenças, transmissão e tratamento tuasaude.com/pseudomonas-aeruginosaComo usar e posologia
O meropenem 1g ou 500 mg deve ser usado através de injeção diretamente na veia, feita pelo enfermeiro no hospital, com doses indicadas pelo médico de acordo com a condição a ser tratada.
A posologia do meropenem varia com a idade e infecção a ser tradada que inclui:
A aplicação do meropenem na veia deve ser feita em bolus por 5 minutos ou diluído em soro e aplicado em infusão de 15 a 30 minutos.
Para pessoa com problemas renais, as doses podem ser modificadas pelo médico, de acordo com o clearance de creatinina.
Leia também: Clearance de creatinina: o que é, valores e calculadora tuasaude.com/clearance-de-creatininaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do meropenem são dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, prisão de ventre, dor de cabeça, aftas, anemia ou rash cutâneo. Saiba identificar o rash cutâneo.
Além disso, pode surgir dor, inchaço, queimação ou irritação no local da injeção, confusão mental, fraqueza, dor ou ardor ao urinar ou convulsões.
Quem não deve usar
O meropenem não deve ser usado por bebês com menos de 3 meses ou mulheres em amamentação.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao meropenem ou outros antibióticos betalactâmicos, penicilinas ou carbapenêmicos. Veja a lista completa de antibióticos.
Durante a gravidez, o meropenem só deve ser usado com indicação médica, após avaliar os riscos para o bebê e benefícios do tratamento para a gestante.