Os metamielócitos são células normalmente encontradas na medula óssea, mas que também podem estar presentes no sangue em situações como infecções bacterianas, alterações na medula óssea ou neoplasias, por exemplo.
Os metamielócitos são os precursores dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco responsável por aumentar as defesas do organismo, ajudando a combater infecções e inflamações. Conheça melhor sobre os neutrófilos.
O valor normal de referência de metamielócitos é 0, tanto nos homens como nas mulheres, e deve ser avaliado através do hemograma completo. No hemograma, também é informada a quantidade de outros precursores dos neutrófilos, como promielócitos, mielócitos e bastonetes.
Valor normal de metamielócitos
O valor normal de metamielócitos no exame de sangue, em homens e mulheres, é 0.
Para saber se o valor dos metamielócitos estão normais ou alterados, insira os resultados do seu exame na calculadora a seguir:
O que significa metamielócitos no hemograma
A presença de metamielócitos no hemograma pode indicar alguns problemas de saúde, como:
1. Infecções bacterianas
A presença de metamielócitos no exame de sangue pode indicar infecções bacterianas, como pneumonia, bronquite e leptospirose. Isso porque essas infecções podem estimular a produção exagerada de neutrófilos na medula óssea, resultando na liberação de metamielócitos no sangue para tentar combater a infecção.
2. Mielofibrose
A mielofibrose é um tipo raro de câncer que altera as funções da medula óssea que causa cicatrizes na medula óssea, dificultando a produção de células sanguíneas saudáveis e aumentando, assim, os metamielócitos no sangue. Conheça mais sobre a mielofibrose.
Por ser uma doença com evolução lenta, os sintomas da mielofibrose geralmente aparecem quando a doença já está mais evoluída, podendo provocar cansaço, falta de ar, palidez, febre, suores noturnos ou perda de peso, por exemplo.
3. Leucemia mieloide crônica
Os metamielócitos também podem estar presente no hemograma durante a leucemia mieloide crônica, que é um tipo de câncer causado por uma alteração genética na medula óssea, provocando o crescimento e a divisão anormal das células sanguíneas. Entenda melhor sobre a leucemia mielóide crônica.
4. Sepse
A sepse, ou septicemia, é uma inflamação exagerada do corpo a uma infecção, o que leva ao aumento da necessidade dos neutrófilos no organismo, elevando os metamielócitos no sangue e provocando sintomas como febre, diminuição da pressão arterial e confusão. Conheça melhor os sintomas da septicemia.