Metotrexato é um remédio indicado para o tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou psoríase grave, ou quimioterapia para o tratamento do câncer, como leucemias, linfomas, câncer de pulmão ou câncer de mama, por exemplo.
Além disso, esse remédio pode ser indicado para doenças trofoblásticas gestacionais, como a mola hidatiforme, ou ainda gravidez ectópica.
O metotrexato pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, com o nome comercial Tecnomet, ou na forma de injeção, em hospitais, e deve ser usado com indicação médica.
Para que serve
O metotrexato é indicado para:
- Artrite reumatoide grave ou ativa ou psoríase grave;
- Doenças trofoblásticas gestacionais;
- Leucemias ou linfomas;
- Câncer de pulmão de pequenas células;
- Câncer de mama;
- Câncer de cabeça e pescoço;
- Osteossarcoma.
Além disso, o metotrexato também pode ser indicado para o tratamento paliativo de tumores sólidos que não podem ser operado cirurgicamente.
Metotrexato para gravidez ectópica
O metotrexato também pode ser indicado para gravidez ectópica, pois age inibindo interrompendo a evolução do saco gestacional e a continuidade da gravidez.
A gravidez ectópica deve sempre ser tratada com orientação do obstetra pois é uma condição que pode colocar a vida da gestante em risco caso ocorra ruptura da tuba uterina. Veja todos os tratamentos para a gravidez ectópica.
Como funciona
O metotrexato age inibindo o metabolismo do ácido fólico, que é importante para a síntese de DNA, e desta forma, impede a multiplicação de células do câncer e o crescimento do tumor.
Além disso, quando utilizado em doses baixas, tem um efeito antirreumático e imunossupressor, que ajuda a reduzir os sintomas da artrite reumatoide ou psoríase grave.
Como usar
A forma de usar o metotrexato varia de acordo com sua apresentação, e inclui:
1. Metotrexato 2,5 mg comprimido
O metotrexato comprimido deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, nos horários estabelecidos pelo médico. É importante lavar as mãos após tocar no comprimido.
A posologia do metotrexato comprimido varia de acordo com a condição a ser tratada e inclui:
As doses do metotrexato devem ser orientadas pelo médico, e uma vez que é alcançada a dose mais eficaz para o tratamento, o médico pode reduzir a dose para a menor dose eficaz possível.
É importante ressaltar que o metotrexato comprimido deve ser tomado apenas uma vez por semana.
Além disso, durante o tratamento deve-se tomar o suplemento de ácido fólico receitado pelo médico, nos dias orientados pelo médico.
Não se deve tomar o ácido fólico no mesmo dia que tomar ou receber uma dose do metotrexato, pois o ácido fólico pode diminuir a ação do metotrexato.
2. Metotrexato injetável
O metotrexato injetável para o tratamento do câncer, pode ser aplicado pelo enfermeiro diretamente na veia ou no músculo, ou usada por via intratecal, ou seja diretamente na coluna, no canal espinhal aplicada pelo médico.
A faixa de dose terapêutica do metotrexato para indicações oncológicas é muito ampla, e dependem do tipo de câncer a ser tratado, devendo ser calculada pelo médico de acordo com o peso e a superfície corporal.
Para a gravidez ectópica, o metotrexato injetável deve ser aplicado através de injeção no músculo, geralmente, em dose única.
Cuidados durante o tratamento
Alguns cuidados são importantes durante o tratamento com o metotrexato, como:
- Fazer consultas médicas regularmente para acompanhar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais;
- Evitar tomar remédios por conta própria e sem recomendação médica;
- Tomar vacinas somente se recomendado pelo médico;
- Evitar consumir bebidas alcoólicas;
- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete neutro, e evitar tocar em superfícies e levar as mãos nos olhos, boca ou nariz;
- Lavar bem verduras, legumes e frutas antes de comer;
- Evitar o contato com pessoas que estejam com infecções.
Além disso, deve-se aplicar protetor solar FPS 30 ou superior, mesmo em dias nublados, pois a pele fica mais sensível ao sol durante o tratamento.
Deve-se também utilizar métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento com o metotrexato e por pelo menos 6 meses depois de terminar o tratamento e não amamentar durante o tratamento e por pelo menos 1 semana após o término do tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do metotrexato são náusea, desconforto abdominal, cansaço excessivo, fadiga ou maior sensibilidade à luz.
Além disso, o metotrexato pode aumentar o riscos de infecções, feridas ou úlceras na boca, febre, calafrios, insuficiência renal e faringite.
O metotrexato também pode causar efeitos colaterais graves, como a síndrome de Stevens-Johnson ou a necrólise epidérmica tóxica, caracterizada pela destruição e descamação grave da pele.
Quem não deve usar
O metotrexato não deve ser usado durante a amamentação ou por pessoas com o sistema imunológico comprometido, disfunção grave no fígado ou nos rins e alterações nas células sanguíneas.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao metotrexato ou a qualquer componente da formulação.
O metotrexato não deve ser usado durante a gravidez pois pode causar defeitos graves no feto, a não ser que seja indicado para gravidez ectópica.