Morte súbita é a morte que acontece de forma repentina, inesperada e não acidental, no período de uma hora após o inícios dos sintomas, como dor no peito, falta de ar ou palpitações.
A morte súbita pode ocorrer devido a problemas cardiovasculares, como cardiomiopatia hipertrófica ou infarto, choque anafilático ou até epilepsia, sendo que em alguns casos não é possível determinar sua causa.
Leia também: Morte súbita: o que é, sintomas, causas (e como evitar) tuasaude.com/morte-subitaPara evitar a morte súbita, é recomendado consultas regulares com o cardiologista, principalmente em pessoas com doenças cardíacas preexistentes.
Sintomas de morte súbita
Os principais sintomas de morte súbita são:
- Tontura;
- Sensação de desmaio;
- Palpitações cardíacas;
- Dor ou aperto no peito;
- Falta de ar excessiva e inexplicável;
- Perda da consciência.
Esses sintomas podem surgir antes da morte súbita, no entanto, algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma.
O que fazer
Na presença de sintomas que antecedem a morte súbita, deve-se chamar o SAMU no número 192 ou levar a pessoa ao pronto-socorro imediatamente.
No entanto, se a pessoa não tiver pulso, respiração ou batimentos cardíacos, deve-se fazer a massagem cardíaca até que o socorro chegue. Saiba como fazer a massagem cardíaca corretamente.
Leia também: 6 sintomas de parada cardíaca (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-parada-cardiacaPossíveis causas
As principais causas de morte súbita são:
- Doenças coronarianas, como infarto, espasmo coronariano ou vasculite;
- Arritmias cardíacas, cardiomiopatias ou miocardite;
- Insuficiência cardíaca;
- Doenças cardíacas congênitas;
- Choque anafilático;
- AVC, hemorragia ou abscesso cerebral;
- Crise de asma ou embolia pulmonar;
- Doenças das válvulas cardíacas, como estenose aórtica ou prolapso da válvula mitral.
Além disso, colocar bebês para dormir de barriga para baixo ou na cama dos pais, pode aumentar o risco de morte súbita em bebês.
Em alguns casos, a morte súbita não tem uma causa específica.
Leia também: Choque anafilático: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/choque-anafilaticoTipos de morte súbita
Os principais tipos de morte súbita são:
1. Morte súbita cardíaca
A morte súbita cardíaca é o tipo mais comum de morte súbita, causada por parada cardíaca súbita, aterosclerose, cardiomiopatia hipertrófica ou problemas de condução elétrica no coração.
Além disso, também pode ocorrer devido a insuficiência cardíaca, doenças das válvulas do coração, arritmias ou doenças coronarianas.
Leia também: 10 doenças cardiovasculares: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-cardiovasculares2. Morte súbita inesperada em epilepsia
A morte súbita inesperada na epilepsia é a morte de uma pessoa que tem epilepsia, mas a causa da morte não está relacionada a trauma ou afogamento, e não existem evidências de uma convulsão associada ou outras causas conhecidas.
Leia também: Convulsão: o que é, sintomas, causas, tipos, tratamento (e o que fazer) tuasaude.com/convulsaoEssa condição é a principal causa de morte em pessoas com epilepsia e é mais comum em pessoas com convulsões tônico-clônicas frequentes, acontecendo geralmente à noite, durante o sono.
3. Morte súbita em bebês
A morte súbita em bebês é a morte inexplicável em bebês considerados saudáveis, ocorrendo no primeiro ano de vida.
A morte súbita em bebês pode estar relacionada com o mecanismo que controla a respiração durante o sono ou ainda por sufocamento por dormir de barriga para baixo. Veja outras causas da morte súbita em bebês.
4. Morte súbita em atletas
A morte súbita em atletas normalmente está relacionada a doenças cardíacas congênitas, como cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, prolapso da válvula mitral ou síndromes, como Wolff-Parkinson-White, Brugada ou QT longo congênita ou adquirida.
Além disso, a morte súbita em atletas também pode ser causada pelo uso de anabolizantes ou estimulantes, ruptura da aorta ou miocardite, por exemplo.
Leia também: Miocardite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/miocarditeComo evitar
Algumas formas de evitar a morte súbita são:
- Manter os níveis de colesterol e triglicerídeos dentro dos valores normais;
- Parar de fumar;
- Fazer o tratamento da diabetes, pressão alta ou asma corretamente;
- Consultar o cardiologista regularmente, principalmente pessoas que já tem o diagnóstico de doenças cardíacas;
- Evitar o uso de esteroides anabolizantes ou estimulantes;
- Colocar o bebê para dormir sempre de barriga para cima ou de lado;
- Ter sempre a caneta de adrenalina, no caso de pessoas que têm alto risco de reações anafiláticas.
É importante também fazer uma dieta saudável, balanceada e nutritiva, manter o peso ideal e praticar atividades físicas liberadas pelo médico.
Leia também: Dieta saudável: como preparar um cardápio para emagrecer tuasaude.com/como-fazer-uma-alimentacao-saudavel-para-emagrecerAlém disso, deve-se fazer o tratamento conforme recomendado pelo cardiologista, pneumologista ou neurologista, de acordo com o problema de saúde, de forma a reduzir o risco de morte súbita.
Assista o vídeo a seguir outras como o cardiologista Dr. João Petriz dicas de como evitar problemas cardiovasculares e morte súbita: