Narcisismo: o que é, sintomas, causas e tratamento

O narcisismo é um transtorno da personalidade caracterizado por sintomas, como sentimento excessivo de importância de si próprio, necessidade de reconhecimento e desvalorização de outras pessoas, que tendem a começar a ser notados no início da adolescência.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psicólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

Não se sabe a causa exata deste transtorno de personalidade, que também conhecido como transtorno de personalidade narcisista, mas acredita-se que está associado a uma predisposição genética e às experiências da pessoa durante a infância.

Leia também: O que são transtornos de personalidade (e 10 tipos mais comuns) tuasaude.com/transtornos-de-personalidade

Em caso de suspeita de narcisismo, é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento normalmente é feito com sessões de psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos para controlar sintomas de ansiedade ou depressão, por exemplo.

Mulher tirando uma foto de si mesma no espelho enquanto se admira

Principais sintomas

Os principais sintomas de narcisismo são:

  • Considerar-se excessivamente importante;
  • Preocupação excessiva com sucesso, poder ou beleza, por exemplo;
  • Necessidade de atenção e admiração;
  • Importar-se demasiadamente com os próprios sentimentos e necessidades;
  • Expectativas irreais de receber tratamentos privilegiados;
  • Sentir inveja ou acreditar ser invejado por outras pessoas;
  • Demonstrar atitudes e comportamentos arrogantes;

Pessoas com transtorno de personalidade narcisista tendem a exagerar em seus talentos, conquistas ou contribuições e, normalmente, ficam surpresas quando estes não são reconhecidos. Por isso, podem sentir que somente são compreendidas por outras pessoas especiais. 

O narcisismo pode fazer com que a pessoa seja vista como arrogante ou pretensiosa e se comparar com famosos ou organizações importantes de forma irreal. Além disso, frequentemente exploraram outras pessoas por se acharem com mais direitos. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de narcisismo, ou transtorno de personalidade narcisista, é feito pelo psiquiatra levando em consideração os sintomas presentes e características do comportamento da pessoa.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre o psiquiatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico também pode aplicar questionários ou testes específicos para avaliar mais detalhadamente os traços da personalidade da pessoa e confirmar o diagnóstico.

Possíveis causas

Não se conhece a causa exata do narcisismo, mas acredita-se que o seu desenvolvimento está associado a uma predisposição genética, histórico de experiências negativas na infância, como rejeição ou vulnerabilidade, e/ou forma de criação da criança pelos pais, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o narcisismo é feito por meio de sessões de psicoterapia para que a pessoa desenvolva estratégias para se relacionar melhor com outras e evitar desentendimentos e/ou frustrações nos seus relacionamentos.

Não existem medicamentos específicos para tratamento do transtorno de personalidade narcisista, mas alguns, como antidepressivos ou ansiolíticos, podem ser indicados caso existam outras condições associadas, como depressão ou ansiedade.

Leia também: Principais causas de depressão e o que fazer tuasaude.com/causas-da-depressao

Além disso, caso existam outros problemas de saúde, é importante que o seu tratamento seja feito de acordo com a orientação do médico, porque pode contribuir para controlar os comportamentos associados ao narcisismo.