O que são transtornos de personalidade (e 10 tipos mais comuns)

Atualizado em março 2024

Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psicológicas que se apresentam um padrão rígido e persistente de comportamentos, pensamentos e sentimentos que são diferentes daquilo que é esperado em uma determinada cultura.

Geralmente, os transtornos de personalidade levam a uma dificuldade de percepção e interação com situações e pessoas, podendo causar problemas ou limitações nos relacionamentos e contato social.

O diagnóstico desses transtornos deve ser feito pelo psiquiatra ou psicólogo, e o tratamento consiste na realização de sessões de psicoterapia e, em alguns casos, uso de medicamentos, receitados pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Tipos de transtorno de personalidade

De acordo com suas características, os transtornos de personalidade são classificados em 3 categorias:

  • Excêntrico ou esquisito: transtornos paranoide, esquizoide e esquizotípica;
  • Dramático ou emotivo: transtornos antissocial, borderline, histriônico e narcisista;
  • Medroso ou ansioso: transtornos evitativo, dependente e obsessivo-compulsivo.

É importante que o psiquiatra seja consultado na presença de sinais de transtorno de personalidade para que seja feita uma investigação mais detalhada e seja possível identificar o transtorno.

Marque uma consulta com o psiquiatra mais próximo usando a ferramenta a seguir:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Psiquiatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

10 principais transtornos de personalidade

Os principais transtornos de personalidade são:

1. Personalidade narcisista

O transtorno de personalidade narcisista caracteriza-se por uma supervalorização e sentimento grandioso acerca de si próprio, além de uma grande necessidade de reconhecimento e desvalorização de outras pessoas.

Os narcisistas são egocêntricos e acreditam que são especiais, únicos e superiores às outras pessoas, sentem que devem ser admirados e tratados de forma especial por parte dos outros, tiram vantagem das outras pessoas para atingir os seus próprios objetivos, têm falta de empatia e não entendem os sentimentos e necessidades dos outros, sentindo frequentemente inveja ou acreditam ser alvo da inveja alheia. Veja outras características da personalidade narcisista.

2. Personalidade borderline

O transtorno de personalidade borderline, ou síndrome de borderline, caracteriza-se por uma instabilidade nos relacionamentos interpessoais e por sentimentos constantes de vazio, alterações repentinas de humor e acentuada impulsividade. Entenda melhor o que é a personalidade borderline.

Geralmente, a pessoa com esse tipo de transtorno de personalidade faz um grande esforço no sentido de evitar o abandono, tem um padrão de relacionamentos instáveis e intensos, avaliando as pessoas como boas em um instante e rapidamente as julgando como más.

Além disso, em alguns casos, pode apresentar comportamentos de automutilação ou ameaças suicidas.

Leia também: Suicídio: 8 comportamentos suicidas (e como prevenir) tuasaude.com/como-identificar-um-comportamento-suicida

3. Personalidade antissocial

O transtorno de personalidade antissocial, também conhecido como sociopatia, pode surgir muito cedo, ainda na infância, e caracteriza-se por atitudes de desrespeito e violação dos direitos das outras pessoas, descaso e desconsideração pelo certo e errado, comportamentos perigosos e/ou criminosos e incapacidade de se adequar às normas sociais.

Geralmente, a pessoa com transtorno de personalidade antissocial apresenta uma grande aptidão para enganar, mentir ou iludir as outras pessoas, para obter vantagens pessoais ou prazer.

Além disso, é impulsiva e agressiva e recorre muitas vezes a agressões físicas e desrespeito pelos outros, sem sentir remorso e mostrando-se indiferente por ter ferido ou maltratado alguém. Saiba como identificar a personalidade antissocial.

4. Personalidade evitativa

O transtorno de personalidade evitativa, também chamada de “esquiva”, caracteriza-se por uma timidez excessiva e esquiva de situações e interações sociais, com sentimentos de inadequação e grande sensibilidade à avaliação negativa por parte das outras pessoas.

A pessoa com esse tipo de transtorno de personalidade geralmente evita realizar atividades interpessoais, devido ao medo da crítica e rejeição ou desaprovação, tem medo de se envolver em relacionamentos íntimos ou conhecer pessoas novas e sente-se inferior em relação ao outro.

Além disso, também é muito comum o medo de assumir riscos pessoais e envolver-se em novas atividades.

5. Personalidade obsessivo-compulsiva

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, popularmente conhecido como TOC, e também chamado de “anancástica”, é caracterizado por dois tipos de comportamento:

  • Obsessões, que são pensamentos impróprios ou desagradáveis, recorrentes e persistentes;
  • Compulsões, que são comportamentos ou atos mentais repetitivos, como lavar as mãos frequentemente por medo de se contaminar com vírus ou bactérias, organizar objetos ou verificar fechaduras várias vezes, por exemplo.

Desta forma, geralmente, a pessoa com TOC apresenta uma preocupação excessiva com a organização, perfeccionismo, controle mental e interpessoal, inflexibilidade, preocupação excessiva com detalhes, regras, ordem, organização e/ou horários, podendo levar ao surgimento de ansiedade e sofrimento. Veja como reconhecer a personalidade obsessiva-compulsiva.

6. Personalidade paranoide

O transtorno de personalidade paranoide caracteriza-se por uma desconfiança excessiva e suspeita em relação aos outros, em que as suas intenções são constantemente interpretadas como maldosas. Este transtorno geralmente surge no início da idade adulta, podendo ser consequência de fatores hereditários e vivências da infância.

Nesse tipo de transtorno de personalidade, geralmente, a pessoa não confia e suspeita de outras pessoas, sentindo frequentemente que está sendo enganado mesmo que não existam motivos. Por isso, é comum questionar constantemente a lealdade de amigos e colegas, não confiar nos outros e sentir que as suas intenções têm um caráter humilhante ou ameaçador.

Além disso, é comum o paranoide ser considerado uma pessoa mais fria e distante, que não expressa afeto, tendo também uma tendência a guardar rancor, não perdoar com facilidade e receber habitualmente as atitudes dos outros como ataques, reagindo com raiva, irritação e hostilidade. Saiba mais sobre o transtorno de personalidade paranoide.

7. Personalidade esquizoide

O transtorno de personalidade esquizoide é um tipo mais raro de transtorno de personalidade, ocorrendo com mais frequência em homens, e é caracterizado por uma tendência da pessoa se distanciar dos outros e evitar relações sociais ou relacionamentos íntimos, como fazer parte de uma família, por exemplo.

Assim, é comum que as pessoas com esse transtorno sejam descritas como distantes e indiferentes.

Geralmente, a pessoa com esse tipo de transtorno é desapegada, indiferente e tem uma tendência a ser mais introspectiva e a fantasiar as coisas. Além disso, prefere realizar atividades solitárias, evita o contacto íntimo e social, não tem amigos íntimos, mostra-se indiferente a elogios ou críticas e é emocionalmente frios e distanciados.

8. Personalidade esquizotípica

O transtorno de personalidade esquizotípica caracteriza-se por uma dificuldade para estabelecer relacionamentos íntimos, sensação de desconforto ao manter contato ou relações sociais e interpessoais, sentimento de que outras pessoas podem ser prejudiciais, além de desconfiança e falta de afeto em relação aos outros.

Geralmente, a pessoa com transtorno de personalidade esquizotípica tem um comportamento, fala e aparência excêntricos, crença bizarras, que não estão de acordo com as normas culturais em que a pessoa está inserida e pensamento, percepções e discurso incomuns, semelhantes à esquizofrenia. Veja outras características e como identificar uma pessoa com personalidade esquizotípica.

9. Personalidade histriônica

O transtorno de personalidade histriônica caracteriza-se por uma autoestima baixa, sensibilidade à crítica e rejeição, e tendência a depender da atenção e aprovação de outras pessoas para o próprio bem estar.

Geralmente, a pessoa que sofre deste transtorno sente-se mal quando não é o centro das atenções e a interação com os outros caracteriza-se frequentemente por um comportamento dramatizado e inadequado, sexualmente provocante e com mudanças rápidas na expressão das emoções.

Além disso, usa a aparência física para chamar a atenção e usa um discurso excessivamente impressionista e expressões emocionais exageradas. No entanto, a pessoa com que tem personalidade histriônica, é facilmente influenciada pelos outros ou pelas circunstâncias e considera os relacionamentos com as pessoas mais íntimos do que realmente são. Veja outras características do transtorno de personalidade histriônica.

10. Personalidade dependente

O transtorno de personalidade dependente caracteriza-se por uma falta de autoconfiança, visão limitada de si e dos outros e pela necessidade excessiva de ser cuidado, levando a um comportamento submisso e ao medo da separação e do abandono.

Geralmente, a pessoa com esse transtorno tem uma maior dificuldade em tomar decisões sem a ajuda de outras pessoas, necessidade de que os outros assumam responsabilidade pelas principais áreas da sua vida e dificuldade para discordar dos outros, com medo de perder apoio ou aprovação, o que a torna mais vulnerável a abusos e exploração.

Além disso, a pessoa com personalidade dependente sente dificuldade para iniciar projetos ou fazer coisas por conta própria, por falta de autoconfiança, energia ou motivação. Tem ainda uma necessidade extrema de receber carinho e apoio, e sente desconforto ou desamparo quando está só. Por isso, busca urgentemente um novo relacionamento como fonte de carinho e amparo, quando o atual termina. Entenda melhor o transtorno de personalidade dependente.