A nasofibroscopia é um exame que permite visualizar com mais detalhes a cavidade nasal, por meio de um aparelho chamado de nasofibroscópio, que possui uma câmera que permite visualizar o interior do nariz e as estruturas dessa região, e registar as imagens num computador.
Também conhecido como nasofibrolaringoscopia, este exame é indicado para ajudar no diagnóstico de alterações, como desvio no septo, sinusite e tumores nasais, por exemplo.
Leia também: Nasofibrolaringoscopia: o que é, o que detecta e como é feito tuasaude.com/nasofibrolaringoscopiaAssim, é importante consultar o otorrinolaringologista para que seja avaliada a necessidade de realizar a nasofibroscopia para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento de acordo com a condição.
Para que serve
As principais indicações da nasofibroscopia são:
- Desvios do septo nasal;
- Hipertrofia dos cornetos inferiores ou da adenoide;
- Rinite e sinusite;
- Lesões ou tumores no nariz e/ou garganta;
- Roncos e apneia do sono;
- Alterações no olfato e/ou do paladar;
- Sangramentos nasais;
- Dor de cabeça frequente;
- Rouquidão;
- Tosse frequente e constante.
Além disso, o otorrinolaringologista também pode indicar a realização do exame com o objetivo de identificar a presença de corpos estranhos nas vias aéreas superiores.
Preparo do exame
É recomendado que a pessoa faça jejum de 2 horas para realizar a nasofibroscopia para evitar náuseas e vômitos durante a realização do exame.
Como é feito o exame de nasofibroscopia
O exame de nasofibroscopia é simples e rápido, durando cerca de 15 minutos. Para fazer a avaliação da cavidade nasal, o otorrinolaringologista insere um tubo, conhecido como nasofibroscópio, que contém na sua extremidade uma pequena câmera.
Assim, por meio desse tubo, o médico consegue visualizar de forma mais detalhada o interior do nariz e as estruturas próximas.
Não é necessário anestesia para fazer o exame, porém, como pode causar algum desconforto, o médico pode indicar a aplicação de anestesia local para facilitar a realização do exame.
Em alguns casos, quando são visualizadas alterações na cavidade nasal, o médico pode retirar uma pequena amostra do local para que seja realizada a biópsia.