A nectarina (Prunus persica var. nucipersica) é uma fruta obtida através da mutação genética do pêssego, e que possui a casca lisa e brilhosa, a cor rosada a avermelhada, e a polpa macia.
Por conter fibras, vitamina C e carotenoides, a nectarina promove alguns benefícios para a saúde, como ajudar a controlar o colesterol, prevenir o envelhecimento precoce, manter o peso corporal e combater a prisão de ventre.
A nectarina é uma fruta que possui um sabor adocicado, podendo ser consumida ao natural ou usada em preparações como sucos, saladas, vitaminas, geleias e sorvetes, por exemplo.
Benefícios da nectarina
Os principais benefícios da nectarina para a saúde são:
1. Controlar o colesterol
Por conter boas quantidades de fibras, a nectarina é uma fruta que promove a absorção de gordura no intestino, ajudando a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Leia também: 14 alimentos para baixar o colesterol (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-para-baixar-colesterol2. Prevenir o envelhecimento precoce
A nectarina ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, por possuir betacaroteno, vitamina A, luteína e zeaxantina, nutrientes e carotenoides que têm propriedades antioxidantes, protegendo a pele contra os danos causados pelos radicais livres.
Leia também: Antioxidantes: o que são, para que servem, tipos e alimentos ricos tuasaude.com/antioxidante3. Favorecer a manutenção ou perda de peso
Com poucas calorias, a nectarina é uma fruta que pode ser incluída em dietas para manutenção ou perda de peso. Além disso, essa fruta também contém fibras que ajudam a controlar a fome ao longo do dia, diminuindo a ingestão de alimentos.
É importante lembrar que, para ajudar na manutenção do peso ou emagrecimento, a nectarina deve fazer parte de uma dieta saudável e da prática regular de exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta saudável.
4. Ajudar a evitar a anemia
A vitamina C presente na nectarina, ajuda na absorção do ferro presente nos alimentos, um mineral que atua na formação da hemoglobina do sangue ajudando, assim, a evitar a anemia.
5. Combater a prisão de ventre
Por conter fibras, a nectarina é uma fruta laxante que ajuda a combater a prisão de ventre, já que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.
Leia também: 12 melhores frutas laxantes (para soltar o intestino) tuasaude.com/frutas-laxantes6. Ajudar a diminuir o risco de câncer
O betacaroteno, a luteína e a zeaxantina presentes na nectarina, são pigmentos naturais com ação antioxidante, fotoprotetora e anti-inflamatória que ajudam a diminuir o risco do surgimento de câncer. Confira outros alimentos que ajudam a prevenir o câncer.
7. Manter a saúde dos olhos
A nectarina mantém a saúde dos olhos por conter luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra os danos causados pelos radicais livres, os raios UV emitidos pelo sol e a luz azul emitida por dispositivos eletrônicos como computadores, celulares e tablets.
Por isso, a nectarina também ajuda na prevenção de cataratas e degeneração macular induzida pelo envelhecimento, uma doença progressiva que pode causar a perda da visão.
8. Prevenir a diabetes
As fibras presentes na nectarina ajudam a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando a glicemia no sangue e ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.
Diferença entre nectarina, pêssego e ameixa
O pêssego é uma fruta com a casca aveludada e sabor adocicado. Enquanto a nectarina é uma fruta obtida a partir de uma mutação genética do pêssego e que também possui um sabor adocicado, entretanto a sua casca é lisa e brilhosa.
Já a ameixa é uma fruta que possui a pele lisa, fina e brilhosa, e um sabor que varia entre doce, doce-acidulado e agridoce. Conheça melhor sobre a ameixa.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 142 g, o que corresponde a cerca de 1 unidade média, de nectarina :
É importante ressaltar que, para se obter os benefícios da nectarina, essa fruta deve ser incluída numa alimentação saudável, associada à prática de exercícios físicos regulares.
Como consumir
A nectarina pode ser consumida com ou sem a casca, ao natural ou em receitas como sucos, vitaminas, bolos, saladas, compotas, salada de frutas, geleias e sorvetes.
Se deseja saber como consumir a nectarina na dieta, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas com nectarina
Algumas receitas saudáveis e saborosas com a nectarina são:
1. Salada de frutas
Ingredientes:
- 1/2 maçã com casca;
- 1 nectarina com casca;
- 1/2 banana;
- 4 uvas;
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo:
Lavar bem a maça, a nectarina e as uvas. Cortar a maçã e a nectarina em cubos pequenos, e as uvas ao meio, e transferir para uma tigela. Cortar a banana em rodelas e misturar às outras frutas. Adicionar a canela em pó, mexer bem e levar à geladeira por 1 hora antes de servir.
2. Nectarina assada
Ingredientes:
- 4 nectarinas;
- Canela em pó a gosto;
- Suco e raspas de 1/2 limão;
- 120 g de iogurte.
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 180 ºC. Lavar bem as nectarinas, cortá-las ao meio e retirar os caroços. Colocar as nectarinas num tabuleiro, com a parte cortada voltada para cima, polvilhar com a canela em pó e levá-las para assar no forno por 10 minutos.
Retirar as nectarinas do forno e deixar amornarem. Misturar as raspas e suco do limão com o iogurte e distribuir sobre as nectarinas, no espaço onde estavam os caroços. Servir em seguida.
3. Salada de nectarina
Ingredientes:
- 4 nectarinas;
- 4 xícaras (de chá) de rúcula;
- 8 tomates cherry;
- 2 colheres (de sopa) de azeite;
- 3 colheres (de sopa) de suco de limão;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem as nectarinas, os tomates e a rúcula. Cortar as nectarinas ao meio, retirar os caroços e cortá-las em gomos, e colocar numa travessa. Cortar os tomates ao meio e acrescentar, junto com as folhas de rúcula, às nectarinas.
Fazer um molho com o suco de limão, a pimenta-do-reino e o azeite e regar a salada. Servir em seguida.