Neuleptil (periciazina): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em junho 2021

O Neuleptil é um remédio antipsicótico que contém a periciazina na sua composição, que age bloqueando os efeitos da dopamina no cérebro, um tipo de neurotransmissor responsável pela comunicação entre os neurônios e regulação do humor, emoções e atenção. Quando os níveis de dopamina estão altos pode causar comportamentos agressivos, hostilidade, impulsividade ou falta de coordenação motora, por exemplo.

Este remédio pode ser encontrado em farmácias e drogarias em caixas com 20 comprimidos de 10 mg ou na forma de gotas de 40mg/mL (4%) para uso adulto. Além disso, existe uma outra formulação desse remédio, o Neuleptil pediátrico, encontrado na forma de gotas de 10 mg/mL (1%). 

O Neuleptil deve ser usado por via oral e é vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Neuleptil é indicado para o tratamento de distúrbios do comportamento, como:

  • Agressividade;
  • Hostilidade;
  • Irritabilidade;
  • Impulsividade;
  • Desinteresse;
  • Negativismo;
  • Lentidão mental;
  • Reações emotivas excessivas;
  • Egocentrismo;
  • Dificuldade de coordenação motora, força e movimento;
  • Perda da capacidade de agir ou realizar atividades do dia a dia.

Além disso, o Neuleptil também pode ser usado para o tratamento de sintomas do autismo como dificuldades na fala, bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos, assim como comportamentos incomuns, como não gostar de interagir, ficar agitado ou repetir movimentos.

Como tomar

O Neuleptil comprimidos ou gotas, deve ser tomado por via oral, junto com uma refeição, sempre nos horários orientados pelo médico. No entanto se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A forma de uso do Neuleptil varia de acordo com a idade e inclui:

  • Crianças de 3 a 10 anos: a dose inicial é de 4 gotas por dia de Neuleptil pediátrico 10mg/mL (1%), que equivale a 1 mg, durante os 3 primeiros dias. Essa dose pode ser aumentada gradativamente pelo médico até no máximo 10 mg por dia;
  • Crianças com mais de 10 anos: a dose inicial é de 8 gotas por dia de Neuleptil pediátrico 10mg/mL (1%), que equivale a 2 mg, durante os 3 primeiros dias. Essa dose pode ser aumentada gradativamente pelo médico até no máximo de 15 mg por dia;
  • Adultos: a dose inicial é de 5 mg por dia, que corresponde a meio comprimido de 10mg ou 5 gotas da solução de 40mg/mL (4%), durante os 3 primeiros dias de tratamento. Em seguida, a dose pode ser aumentada, de forma gradativa, para 20 a 25 mg por dia, conforme orientação médica;
  • Idosos: a dose inicial é de 2 gotas por dia da solução de 40mg/mL (4%), que equivale a 2 mg, durante os 3 primeiros dias de tratamento. Em seguida, a dose pode ser aumentada, de forma gradativa, para 15 mg por dia, conforme orientação médica;

A duração do tratamento com o Neuleptil depende da orientação e indicação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Neuleptil são tontura, sonolência, ausência de menstruação, produção de leite pelas mamas, aumento ou desenvolvimento dos seios, retenção de urina, prisão de ventre, boca seca, sensibilidade a luz ou diminuição do desejo sexual.

Quem não deve usar

O Neuleptil não deve ser usado por crianças com menos de 3 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à periciazina ou problemas na uretra, na próstata ou glaucoma.

Além disso, o Neuleptil pode interferir na ação de outros remédios como amantadina, apomorfina, bromocriptina, cabergolina, entacapona, lisurida, pergolida, piribedil, pramipexol, quinagolida, ropinirol, por exemplo.

É importante informar ao médico e ao farmacêutico todos os medicamentos ou produtos naturais que são utilizados, para evitar aumento ou diminuição dos efeitos do Neuleptil e aparecimento de efeitos colaterais.