Neuralgia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

Neuralgia é a dor no nervo causada por uma irritação ou dano nos nervos, resultando em sintomas como dor intensa em queimação ou pontadas, sensação de choques, agulhadas ou alfinetadas, ou formigamento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neurologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Existem diferentes tipos de neuralgia, como a neuralgia do trigêmeo ou a neuralgia pós-herpética, por exemplo, que podem surgir devido a compressão do nervos ou infecção como a herpes zoster.

O tratamento da neuralgia, também conhecida como nevralgia, é feito pelo neurologista ou médico clínico da dor, e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de remédios para aliviar os sintomas ou cirurgia para descompressão dos nervos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de neuralgia

Os principais sintomas de neuralgia são:

  • Sensibilidade na pele ao longo do trajeto do nervo;
  • Dor intensa na forma de queimação ou pontadas;
  • Sensação de choques elétricos, agulhadas ou alfinetadas;
  • Formigamento no local;
  • Fraqueza ou paralisia dos músculos supridos pelo nervo.

A dor da neuralgia pode ser lancinante, provocando pontadas agudas que vai e vem no mesmo local, ou pode ser constante e em queimação, piorando ao tocar na pele sobre o nervo, mudanças de temperatura ou mover o membro afetado.

Além disso, a dor da neuralgia pode ser incapacitante e afetar a qualidade de vida, o sono e as atividades do dia a dia, e causar ansiedade ou depressão.

É importante consultar o neurologista ou o clínico da dor sempre que surgir neuralgia, para que seja identificada a causa e tipo, e indicado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da neuralgia é feito pelo neurologista ou clínico da dor através da avaliação dos sintomas, quando se iniciaram e como é a dor, histórico de saúde e exame físico e neurológico.

Marque uma consulta com o neurologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode solicitar exames para identificar o tipo e causa da neuralgia, como hemograma completo, níveis de eletrólitos no sangue, testes de função hepática ou renal.

Outros exames que podem ser solicitados são ressonância magnética, tomografia computadorizada, teste de velocidade de condução nervosa, eletroneuromiografia ou punção lombar. Saiba como é feita a punção lombar.

Leia também: Eletroneuromiografia: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/eletroneuromiografia

Tipos de neuralgia

Os principais tipos de neuralgia são:

1. Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é causada por uma compressão do nervo trigêmeo, que é o V par do nervo craniano, que envia ramos para o maxilar ou mandíbula, responsáveis por ajudar na mastigação e dar sensibilidade ao rosto.

Esse tipo de neuralgia causa dor intensa no rosto que surge de forma repentina, e pode ser desencadeada por mastigar, escovar os dentes, barbear, lavar o rosto, falar ou expor-se ao frio.

A neuralgia do trigêmeo é mais comum de afetar um lado do rosto, mas também pode ser bilateral.

Leia também: Dor na face: 8 causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-na-face

2. Neuralgia pós-herpética

A neuralgia pós-herpética é uma complicação da reativação do vírus da varicela-zoster, que é responsável pela catapora e fica "adormecido" dentro do nervo.

Esse vírus pode ser reativado devido a diabetes mellitus ou o sistema imunológico enfraquecido, causando a herpes-zoster, sendo mais comum após os 50 anos.

A neuralgia pós-herpética é caracterizada pela dor no nervo que dura mais de 3 meses após o início dos sintomas agudos da herpes zoster. Saiba identificar os sintomas da herpes-zoster.

Leia também: Neuralgia pós-herpética: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/neuralgia-pos-herpetica

3. Neuralgia glossofaríngea

A neuralgia glossofaríngea ocorre devido à compressão do IX par do nervo craniano, responsável pelo paladar, produção de saliva e deglutição.

Esse tipo de neuralgia causa dor intensa na garganta, amígdalas, parte posterior da língua ou ouvido médio.

Leia também: Dor na língua: 9 principais causas e o que fazer tuasaude.com/dor-na-lingua

4. Neuralgia intercostal

A neuralgia intercostal afeta os nervos localizados entre as costelas no abdômen ou tórax, o que pode ser causado por inflamação no nervo, como a neurite intercostal, ou ainda danos no nervo ou herpes-zoster, por exemplo.

Esse tipo de neuralgia causa dor que vai e bem, ou pode ser constante, e normalmente afeta uma faixa da costela, desde a frente do tórax até as costas.

Leia também: Dor na costela: 7 principais causas e o que fazer tuasaude.com/dor-na-costela

5. Neuralgia occipital

A neuralgia occipital afeta o nervo occipital, presentes na parte posterior da cabeça, devido a uma irritação ou compressão de ramos desse nervo.

Esse tipo de neuralgia causa dor intensa na parte de trás da cabeça, parte superior da nuca ou atrás dos olhos, que dura alguns segundos a minutos, e afetar um lado da cabeça ou os dois.

6. Neuralgia do pudendo

A neuralgia do pudendo afeta o nervo pudendo localizado na região pélvica, responsável pela sensibilidade da região anal, genital e períneo.

Esse tipo de neuralgia afeta principalmente mulheres, dos 40 aos 75 anos, mas também pode afetar homens.

A neuralgia do pudendo causa dor no períneo, no ânus, nos grandes lábios em mulheres ou na bolsa escrotal em homens, sendo desencadeada por sentar, ter contato íntimo ou ir ao banheiro, por exemplo.

Leia também: Dor no ânus e reto: 8 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-anal

Possíveis causas

As principais causas de neuralgia são:

  • Traumas ou danos no nervo;
  • Infecções, como a herpes zoster, HIV/AIDS ou doença de Lyme;
  • Compressão do nervo por ligamentos, vasos sanguíneos ou tumor;
  • Doenças, como neuropatia diabética ou esclerose múltipla.

Além disso, o consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas e a deficiência de vitamina B12 também podem causar dano nos nervos e neuralgia.

Leia também: Falta de Vitamina B12: sintomas, causas (e tratamento) tuasaude.com/sintomas-da-falta-de-vitamina-b12

Como é feito o tratamento

O tratamento da neuralgia deve ser feito com orientação do neurologista ou clínico da dor para aliviar os sintomas, tratar a causa e melhorar a qualidade de vida.

Os principais tratamentos para neuralgia são:

1. Uso de remédios

O uso de remédios para neuralgia podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar a dor no nervo.

Os principais remédios para neuralgia são:

  • Analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno;
  • Anticonvulsivantes, como gabapentina, pregabalina ou carbamazepina;
  • Antidepressivos, como amitriptilina ou duloxetina;
  • Relaxantes musculares, como baclofeno.

Além disso, no caso da neuralgia pós-herpética, o médico pode indicar o uso de pomadas, como capsaicina ou lidocaína, por exemplo.

Leia também: 5 remédios caseiros para herpes zóster tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-herpes-zoster

2. Fisioterapia

A fisioterapia para neuralgia pode ser indicada para ajudar a reduzir a sensibilidade do nervo e melhorar a dor.

Esse tipo de tratamento é feito pelo fisioterapeuta podendo ser realizado com com exercícios de alongamento, massagem, biofeedback ou estimulação elétrica transcutânea (TENS), por exemplo.

Leia também: TENS: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/fisioterapia-tens

3. Injeção de corticoides

O bloqueio do nervo para neuralgia pode ser feito pelo médico com injeções de corticoides ou anestésicos promovendo o alívio da dor por mais tempo, por semanas a meses.

5. Toxina botulínica

O uso da toxina botulínica tipo A pode ser indicado pelo médico para o tratamento da neuralgia, nos casos em que a dor não melhora com outros tratamentos.

Esse tipo de tratamento é feito pelo médico aplicando a toxina botulínica diretamente no nervo afetado, permitindo bloquear temporariamente o nervo e a dor.

6. Cirurgia

A cirurgia para neuralgia pode ser feita pelo médico para descomprimir o nervo ou fazer um corte no nervo para impedir o seu funcionamento de forma permanente.

O tipo de cirurgia deve ser indicado pelo médico de acordo com o tipo de neuralgia e características da dor.