O aumento e a diminuição da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue podem indicar o que está acontecendo no organismo. No caso de uma infecção, por exemplo, a quantidade de segmentados pode estar aumentada já que o sistema imune está trabalhando para combater a infecção.
No entanto, os neutrófilos segmentados podem ter sua quantidade diminuída em situações de estresse, principalmente, havendo não só a diminuição dos segmentados, mas também dos outros glóbulos brancos.
Os neutrófilos segmentados são células responsáveis pela defesa do organismo e são encontrados em maior quantidade no sangue quando comparado aos outros neutrófilos.
Neutrófilos segmentados altos
O aumento da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue é denominado neutrofilia e acontece quando a quantidade de segmentados é superior a 8000/ µL, ou de acordo com o valor máximo estabelecido pelo laboratório, podendo acontecer devido a algumas situações, como por exemplo:
- Infecções por fungos, vírus ou bactérias;
- Inflamação;
- Tumores de crescimento rápido, como os no trato digestivo ou no fígado;
- Hemorragia;
- Uso de alguns medicamentos, como corticoides, por exemplo;
- Picadas de inseto;
- Infarto;
- Após prática de atividade física intensa;
- Após cirurgia.
Além disso, o aumento da quantidade de neutrófilos segmentados pode acontecer durante o parto e em recém-nascidos alguns dias após o parto. Cabe ao médico avaliar o hemograma como um todo, além do resultado de outros exames solicitados, para verificar qual a causa do aumento dos neutrófilos segmentados e, assim, indicar o tratamento adequado. Conheça algumas outras causas de aumento dos neutrófilos.
Neutrófilos segmentados baixos
A diminuição da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue recebe o nome de neutropenia e acontece quando o valor encontra-se abaixo de 1600/ µL, ou de acordo com o valor mínimo determinado pelo laboratório.
A diminuição de segmentados pode acontecer devido a alterações na atividade da medula óssea, infecção neonatal por vírus ou bactérias, durante tratamento quimioterápico, alcoolismo e doenças autoimunes, por exemplo.
Valor de referência
O valor de referência dos neutrófilos segmentados é indicado no leucograma, que é uma das partes do hemograma que analisa apenas as células brancas do sangue, ou seja, os linfócitos e os neutrófilos, estando incluídos os segmentados. O valor de referência dos neutrófilos segmentados pode variar entre os laboratórios, no entanto pode ser considerado normal valores entre 1600 e 8000/ µL ou 35 a 66%, aproximadamente. Saiba mais sobre o leucograma.
Caso tenha alguma dúvida sobre o resultado do leucograma e queira saber a possível causa do aumento ou diminuição dos segmentados, basta incluir seus dados na calculadora abaixo: