O peso ideal do menino varia de acordo com a idade e altura, devendo ser verificado mensalmente por um pediatra durante o primeiro ano de vida, já que um peso muito baixo ou muito alto pode prejudicar o seu desenvolvimento e crescimento.
Geralmente, o aumento do peso é mais rápido nos 12 primeiros meses de vida, e à medida que o menino cresce, a tendência é que o aumento de peso seja mais lento, já que a criança se torna mais ativa, gastando mais calorias e diminuindo a velocidade de ganho de peso.
É importante lembrar que o desenvolvimento não é igual para todas as crianças, podendo haver momentos em que o menino não aumenta tanto quanto as outras crianças da mesma idade. Em caso de dúvida sobre o peso, é sempre recomendado consultar o pediatra, ou um nutricionista, para avaliar o caso e identificar se existe realmente algum problema.
Como avaliar o peso do menino
Para saber se o peso do menino está dentro dos parâmetros normais, até aos 18 anos, introduza os dados na nossa calculadora:
A fórmula que a calculadora utiliza para avaliar o peso do menino varia de acordo com a idade:
- Até aos 2 anos: são utilizadas as curvas de percentil da evolução do peso para cada mês de vida;
- Dos 2 aos 5 anos: o peso é avaliado de acordo com a altura do menino;
- Dos 5 aos 18 anos: o peso é verificado através do IMC infantil.
Nos primeiros 2 anos de vida é importante que o crescimento seja equilibrado e por isso, além da curva do percentil do peso, também se deve avaliar outros percentis fundamentais como da estatura e do perímetro da cabeça.
Tabela de peso até aos 2 anos
Até aos 2 anos de vida, o peso do menino é avaliado através das curvas de percentil, que mostram qual deve ser a evolução do peso da criança em cada mês. Esta tabela apresenta o intervalo de valores entre o percentil 15 e o percentil 85, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:
É importante que o aumento de peso aconteça de forma regular, pois aumentos muito rápidos ou perdas muito rápidas podem estar relacionados com problemas de saúde, como diabetes ou hipertireoidismo, por exemplo.
Caso o peso do menino se encontre acima ou abaixo dos valores indicados pela Organização Mundial de Saúde, é recomendado levá-lo ao pediatra ou ao nutricionista, que podem realizar uma avaliação mais detalhada e verificar se é necessário fazer alguma alteração na alimentação.
Tabela de peso dos 2 aos 5 anos
A partir dos 2 anos e até aos 5 anos, o peso deve ser avaliado de acordo com a altura do menino, como mostrado na tabela seguinte:
Esta tabela está construída de acordo com os valores de referência indicados pelas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde.
Quando o menino aumenta ou diminui de peso repentinamente pode ser um sinal de algum problema de saúde, como diabetes ou hipertiroidismo e, nesses casos, é aconselhado consultar um pediatra.
Mais de 5 anos: IMC infantil
Para saber o peso ideal do menino a partir dos 5 anos até aos 18 anos, deve-se calcular o IMC. Caso o IMC seja considerado normal, o menino encontra-se com o peso recomendado para a idade e altura.
Para saber o IMC, insira os dados na calculadora:
Atenção: a calculadora de IMC infantil não é adequada para calcular o peso antes dos 5 anos, sendo mais adequado seguir as tabelas apresentadas anteriormente ou seguir as indicações do pediatra e as informações presentes na caderneta do bebê.
Em caso de resultado com excesso de peso, veja alguns conselhos da nutricionista Tatiana Zanin para crianças: