Durante a diarreia é importante priorizar alimentos de fácil digestão, como pão branco, arroz branco e macarrão branco, carnes magras, como frango e peixe, e frutas sem casca, que vão ajudar na digestão, controlar o volume de evacuações e aliviar as dores na barriga.
Para evitar a dor e os episódios de diarreia, é aconselhado evitar alimentos industrializados e muito gordurosos, como molhos prontos, frituras e embutidos, assim como alimentos que podem causar a produção de gases, como feijão, grão de bico, brócolis e bebidas carbonatadas. Veja os alimentos que causam gases.
Da mesma forma, é importante também aumentar a ingestão de água, chás sais de reidratação oral e sopas para repor os minerais e evitar a desidratação.
9 melhores alimentos para diarreia
Os 9 alimentos que podem ser consumidos em caso de diarreia são:
1. Maçã sem casca
A maçã sem casca, na forma crua ou cozida, é uma boa opção para incluir na dieta durante a diarreia, porque contém pouco teor de fibras insolúveis, um tipo de fibra que acelera os movimentos intestinais, fazendo com que a comida passe mais facilmente pelo intestino.
É importante sempre consumir as frutas sem casca, sem sementes e sem bagaço, já que são os locais em que são encontradas maiores quantidades de fibras insolúveis, o que não é bom para a diarreia.
2. Batata
A batata é um tubérculo com pouco teor de fibras e de fácil digestão, ajudando a evitar as crises de diarreia. É importante comer a batata sem casca e em preparações com pouca gordura, como purê, assados ou cozidos.
3. Banana verde
A banana verde tem ótimas quantidade de fibras solúveis, um tipo de fibra que ajuda a controlar os movimentos involuntários do intestino e equilibra a saúde da flora intestinal ajudando a controlar a diarreia. A banana verde pode ser consumida crua ou cozida.
4. Peixes
Os peixes, especialmente os de carne branca, como linguado, pescada, bacalhau ou robalo, têm baixo teor de gordura e, por isso, ajudam a evitar a diarreia
Além disso, o peixe e outras proteínas magras como frango, ovos, tofu, queijo branco e cortes magros de carne bovina também são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico e prevenir a perda de massa muscular.
5. Goiaba sem casca
A goiaba sem casca pode ser consumida durante a diarreia, porque tem poucas quantidades de fibras insolúveis, ajudando a controlar os movimentos do intestino.
Outras frutas que também podem ser consumidas sem casca são goiaba, caju, maracujá, pêssego e limão.
6. Arroz branco
Por ter baixo teor de fibras, o arroz branco é um alimento indicado para incluir na dieta durante a diarreia
Além do arroz branco, outros cereais que também têm poucas fibras e podem ser consumidos são fubá, pão branco, macarrão branco, torrada e bolacha de água e sal.
7. Cenoura cozida
A cenoura cozida e sem casca pode ser consumida durante a diarreia, porque tem menor teor de fibras que a versão crua e com casca. Além disso, a cenoura também tem pectina, um tipo de fibra que ajuda a prolongar o tempo de digestão, diminuindo as evacuações.
Outros vegetais que também podem ser consumidos são abobrinha, chuchu, batata, inhame, cenoura, abóbora, berinjela e feijão verde.
8. Água de coco
A água de coco é recomendada para ajudar a tratar a diarreia, porque ajuda a repor o potássio e o sódio, que são nutrientes fundamentais para manter as funções do organismo e que são eliminados em grandes quantidades durante as crises de diarreia.
9. Pera sem casca
A pera sem casca, que pode ser consumida crua ou cozida, ajuda no tratamento da diarreia porque tem alto teor de fibras solúveis que diminuem o trânsito intestinal e regulam o volume das fezes. Além disso, a pera é rica em água, ajudando na hidratação do corpo.
Como iniciar a dieta
O ideal é iniciar a alimentação com uma dieta líquida, que inclua caldos ou sopas caseiras, sucos de maçã, pera ou pêssego liquefeitos e coados, gelatina, chás de camomila, louro ou goiaba, ou água de arroz, por exemplo.
Leia também: Chás para diarreia: 10 melhores opções (e como preparar) tuasaude.com/cha-para-diarreiaUma vez tolerada a dieta líquida, é possível progredir na dieta, incluindo alimentos de fácil digestão, como arroz branco, macarrão de arroz, macarrão, polenta, batata sem pele ou purê, cenoura cozida, chuchu ou abobrinha, por exemplo, de preferência fresca e cozida e ainda quente para promover a digestão. Esses carboidratos podem ser servidos com ovos, frango sem pele ou peixe desfiado.
Também é possível consumir pão branco, biscoito de arroz ou milho, biscoito cream cracker, banana verde, maçã, pera, pêssego e goiaba sem casca, além de queijos brancos com baixo teor de gordura, como ricota ou requeijão, por exemplo.
A seguir, e dependendo da tolerância, é possível incluir progressivamente os alimentos habituais na dieta alimentar.
Assista no vídeo a seguir algumas sugestões do que comer durante a diarreia:
Como PARAR a DIARREIA mais rápido
17:10 | 1.245.434 visualizaçõesAlimentos que devem ser evitados
É importante evitar alguns alimentos que podem piorar a diarreia, incluindo:
- Alimentos com muita gordura, como frituras, nuggets, pizzas e fast food;
- Laticínios, como leite, queijos amarelos, manteiga e creme de leite;
- Frutas laxantes, como laranja, mamão, abacate, kiwi, figo e banana madura;
- Oleaginosas, como nozes, castanha, amendoim e avelãs;
- Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, pão integral e aveia;
- Vegetais folhosos, como alface, rúcula, couve, espinafre, bertalha, acelga e agrião;
- Alimentos que causam gases, como feijão, rabanete, grão-de-bico, brócolis, couve-flor, repolho, lentilha, batata-doce e couve-de-bruxelas;
- Carnes gordurosas, como bacon, cordeiro, porco, picanha, contra filé e fraldinha;
- Alimentos industrializados, como ketchup, maionese, sorvete e macarrão instantâneo;
- Temperos, como pimenta, curry, alho e cebola
- Embutidos, como linguiça, presunto, salame, copa e mortadela;
- Alimentos ricos em açúcares, como açúcar de mesa, geleias, chocolates, bolos, sucos de frutas pasteurizados, frutas secas e frutas em calda;
- Bebidas carbonatadas, como espumantes, refrigerantes e refrigerantes;
- Bebidas com cafeína, como café, chá verde, mate e chá preto.
Além disso, as bebidas esportivas, como o Gatorade, também devem ser evitadas, pois contêm açúcares que podem piorar a diarreia, assim como as bebidas alcoólicas.
Cardápio de 3 dias para crise de diarreia
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio para seguir quando se tem diarreia:
Além disso, deve-se beber bastante líquido, como água e infusões, para se manter hidratado, podendo também ser preparado o soro caseiro, que repõe alguns nutrientes, evitando a desidratação e ajudando a controlar a diarreia. Veja como preparar soro caseiro.
Remédios caseiros para tratar a diarreia
Alguns remédios caseiros para diarreia, como o chá de camomila, o chá de folha de goiabeira ou a água de arroz, podem ser usados juntamente com a dieta para amenizar os sintomas da diarreia.
Esses remédios caseiros ajudam a manter o corpo hidratado e a combater a diarreia. Saiba como preparar os remédios caseiros para diarreia.
Leia também: 6 principais tipos de diarreia (e o que fazer) tuasaude.com/tipos-de-diarreiaQuando é preciso tomar remédios
O uso de remédios para tratar a diarreia deve ser feito somente com indicação médica, porque tomar medicamentos para parar a diarreia em caso de infecção intestinal, impede o organismo de eliminar os microrganismos responsáveis pela diarreia.
Quando a diarreia não é causada por bactérias, fungos ou vírus, o médico poderá prescrever remédios antidiarreicos, como loperamida e racecadotrila, que vão diminuir a contração do intestino, reduzindo os episódios de diarreia.
Além disso, o médico também pode indicar o uso de suplementos probióticos, como Lactobacillus reuteri, Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus casei, que são microrganismos vivos que equilibram a flora intestinal, ajudando a combater a diarreia.
Quando ir ao médico
É importante ir ao gastroenterologista, caso surja um ou mais dos fatores a seguir:
- Quando a diarreia durar mais de uma semana;
- Ao apresentar sinais de desidratação, como boca e pele secas, pouca urina, fraqueza e indisposição;
- Dor abdominal forte e persistente;
- Fezes escuras, com sangue ou muco;
- Febre alta.
É importante lembrar que a diarreia costuma ser mais grave em crianças e idosos, e por isso deve-se ter cuidado maior nestes casos, procurando ajuda médica se a diarreia durar por mais de 3 dias mesmo com as mudanças na alimentação.
Veja no vídeo a seguir outras situações que também podem precisar de atendimento médico: