Ovulação: o que é, como acontece e sintomas (com calculadora)

Ovulação é o momento em que o óvulo maduro é liberado do ovário em direção à trompa uterina, podendo ser fecundado pelo espermatozoide.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A ovulação normalmente acontece no meio do ciclo menstrual, podendo ser notados alguns sintomas, como secreção vaginal transparente e fina, semelhante à clara de ovo, ligeiro aumento da temperatura corporal e cólica leve, podendo a intensidade variar de uma mulher para outra.

Para entender melhor o ciclo menstrual e identificar o período ovulatório, é indicado consultar o ginecologista, principalmente quando surgem sintomas mais intensos ou quando a ovulação acontece depois do que era previsto.

Imagem ilustrativa número 1

Como ocorre a ovulação

A ovulação acontece devido às alterações hormonais típicas do ciclo menstrual, sendo esse período conhecido como fase ovulatória.

Nesse período, os níveis de estrogênio continuam aumentando e estimulam a produção do hormônio luteinizante (LH), o que favorece a liberação do óvulo maduro do ovário para a tuba uterina cerca de 10 a 12 horas depois do pico hormonal. Entenda melhor o ciclo menstrual.

Para entender melhor como acontece a ovulação e ter mais informações sobre o seu ciclo menstrual, marque uma consulta com o ginecologista mais próximo usando a ferramenta a seguir:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Quando acontece

A ovulação normalmente acontece no meio do ciclo menstrual, sendo mais fácil de identificar no ciclo regular. Ou seja, considerando o ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação deve acontecer no 14º dia do ciclo, que é contado a partir do 1º dia da última menstruação.

No caso do ciclo menstrual irregular, é indicado que seja feita a identificação provável do período fértil, que corresponde ao conjunto de 6 dias que envolvem a ovulação.

Nesse caso, para calcular o período fértil, é importante anotar a duração dos últimos 3 ciclos, somar e fazer a média. Em seguida, subtrair 14 dias da média.

O resultado corresponde ao dia da provável ovulação, enquanto que o período fértil corresponde aos 3 dias antes e depois da data da provável ovulação. Veja mais detalhes sobre como calcular o período fértil no ciclo menstrual irregular.

Calculadora da ovulação

Caso o seu ciclo menstrual seja regular, insira os seus dados na calculadora a seguir para saber o dia da ovulação:

Erro
Erro

A calculadora de ovulação é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com ginecologista.

Principais sintomas de ovulação

Os principais sintomas de ovulação são:

  • Secreção vaginal clara e transparente;
  • Leve desconforto abdominal, como se fosse uma cólica leve;
  • Aumento da libido;
  • Ligeiro aumento da temperatura corporal.

É importante ressaltar que em algumas mulheres os sintomas podem ser muito sutis, de forma que não conseguem notar que estão no período ovulatório.

Além disso, as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais não ovulam. Veja mais sobre os sintomas da ovulação.

Ovulação dói?

Em algumas mulheres a ovulação dói, o que pode ser causado pelo rompimento do folículo para liberar o óvulo.

Geralmente, essa dor dura cerca de 2 a 3 dias, sendo sentida sentida em apenas um lado da parte inferior do abdômen, direito ou esquerdo, de acordo com o ovário qe está liberando o óvulo.

Leia também: Dor na ovulação: sintomas, causas e como aliviar tuasaude.com/dor-na-ovulacao

Quando ir ao médico

É indicado que o ginecologista seja consultado para entender melhor o ciclo menstrual e o período ovulatório, principalmente quando o ciclo é irregular. Dessa forma, é possível programar ou prevenir a gravidez de forma mais eficaz.

É também recomendado consultar o ginecologista quando a ovulação acontece depois do período normal, o que pode atrasar a menstruação, mesmo em caso de ciclo menstrual regular.

Essa situação pode ser consequência do estresse, uso de medicamentos, alterações na tireoide ou alterações ginecológicas, sendo importante identificar a causa para iniciar o melhor tratamento. Veja mais sobre a ovulação tardia.

Além disso, é indicado que o médico seja consultado quando durante a ovulação for notado sangramento ou dor mais intensa, já que pode ser sinal de alterações ginecológicas, como endometriose, endometrioma, cistoadenoma, síndrome dos ovários policísticos ou cisto dermoide, por exemplo. Conheça as principais causas de dor na ovulação.