A principal forma de evitar novas crises de hemorroida é por meio da alimentação, uma vez que é importante que as fezes estejam macias para que sejam eliminadas mais facilmente, evitando que exista aumento da pressão nos vasos sanguíneos ao redor do ânus e consequente dilatação e inflamação das veias do local.
No entanto, a prática de exercício físico, assim como o uso de alguns remédios caseiros também pode ajudar bastante a evitar o aparecimento deste tipo de condição.
Principais dicas para evitar hemorroidas
As principais dicas para evitar que as hemorroidas voltem a surgir são:
1. Comer alimentos ricos em fibras
Incluir no dia a dia alimentos ricos em fibra, como frutas, verduras, linhaça, pão com cereais e gérmen de trigo, por exemplo, ajudam a regular o funcionamento intestino e evitam o ressecamento das fezes. Dessa forma, esses alimentos além de deixarem as fezes mais macias, impedem que fiquem acumuladas no intestino, ou seja, estimulam a sua eliminação, prevenindo a prisão de ventre.
Assim, para evitar as hemorroidas, é importante consumir todos os dias fibras para diminuir o desconforto ao evacuar e evitar que exista pressão nos vasos em volta do ânus. Confira uma lista completa de alimentos ricos em fibras.
2. Aumentar o consumo de água
Beber pelo menos 2 litros de água por dia é fundamental para o bom funcionamento do corpo, isso porque, dentre outras funções, a água é importante para regular a temperatura corporal, diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a digestão. Além disso, a água permite que as fezes fiquem mais macias, tornando mais fácil a sua eliminação e diminuindo a dor e a força durante a evacuação.
É possível atingir a "meta" diária de água também ao consumir alimentos ricos em água e que permitem a hidratação, como a melancia, o abacaxi, o rabanete e o tomate, por exemplo. Conheça mais alimentos ricos em água que podem ser incluídos no dia a dia.
3. Evitar comer doces
Os doces e alimentos fonte de carboidratos, como arroz, batata ou massas fazem com que as fezes fiquem mais duras o que agrava as hemorroidas, uma vez que a pessoa precisa fazer mais força para evacuar, criando muita pressão nos vasos sanguíneos presentes na região anal.
Dessa forma, ao evitar doces e carboidratos, é possível evitar o ressecamento das fezes e melhorar o funcionamento do intestino, prevenindo o aparecimento das hemorroidas.
4. Praticar atividade física
A prática regular de atividades físicas, além de melhorar o condicionamento físico, resistência muscular, sistema imunológico, fortalecer os ossos e diminuir o risco de doenças cardíacas, também melhora o funcionamento do intestino, evitando que as fezes fiquem muito tempo no intestino e fiquem ressecadas. Conheça outros benefícios da atividade física.
Assim, a prática de atividade física regularmente associada a uma alimentação equilibrada rica em fibras e água ajuda a prevenir o aparecimento das hemorroidas.
5. Usar remédios caseiros
Os remédios caseiros são ótimas opções para aliviar os sintomas de hemorroidas internas e externas, no entanto também pode ser usados diariamente como forma de prevenção. Isso porque alguns remédios caseiros para hemorroidas atuam melhorando a vascularização e circulação de sangue no local, evitando o surgimento das hemorroidas.
No entanto, para que tenham o efeito desejado, os remédios caseiros devem ser usados juntamente com uma alimentação rica em fibra e consumo de quantidades adequadas de líquidos durante o dia. Confira mais sobre os remédios caseiros para hemorroidas.
Veja algumas receitas caseiras que ajudam a aliviar os sintomas da hemorroida no vídeo a seguir: