Quando se esquece de tomar o antibiótico na hora certa deve-se tomar a dose esquecida no momento em que se lembra.
No entanto, caso faltem menos de 2 horas para a próxima dose é recomendado passar a dose esquecida e tomar a dose seguinte no horário correto, para evitar aumentar o risco de efeitos colaterais devido a uma dose dupla, como diarreia intensa, dor abdominal ou vômitos.
Leia também: Diarreia por antibióticos: porque acontece (e o que fazer) tuasaude.com/antibiotico-causa-diarreiaIdealmente, o antibiótico deve ser sempre tomado com o mesmo intervalo de tempo, geralmente a cada 8, 12 ou 24 horas, para garantir que existe sempre um nível constante do remédio no sangue, evitando o desenvolvimento de resistência bacteriana que pode agravar a infecção e dificultar o tratamento.
O que fazer se esquecer de tomar
Algumas recomendações no caso de esquecer de tomar o antibiótico são:
O que fazer se esquecer de tomar 1 comprimido
Na maioria dos casos, quando existe esquecimento de apenas 1 comprimido, o recomendado é tomar o comprimido assim que lembrar, desde que não faltem menos de 2 horas para a próxima dose. A partir daí, deve-se tomar as doses seguintes no horário original.
No entanto, é importante sempre ler a bula do medicamento, já que as instruções podem variar de acordo com o tipo de antibiótico e a dose que está sendo utilizada.
Confira a bula dos antibióticos mais utilizados:
Além disso, também é possível contactar o médico que receitou o antibiótico para confirmar qual a melhor forma de agir após o esquecimento.
Leia também: Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional? tuasaude.com/antibiotico-corta-o-efeito-do-anticoncepcionalO que fazer se deixar passar 2 horas do horário
No caso de passar 2 horas do horário habitual de tomar o antibiótico, é importante tomar assim que lembrar.
Por exemplo, se o esquema do antibiótico é 1 dose a cada 8 horas, ou seja, 3 vezes por dia, pode-se tomar a dose esquecida até 2 ou 3 horas depois. Após esse período, deve-se pular a dose esquecida e continuar a tomar o antibiótico nas doses programadas.
O que fazer se esquecer de tomar vários comprimidos
Falhar mais do que uma dose do antibiótico pode prejudicar o tratamento e, por isso, é sempre importante informar o médico que receitou o antibiótico sobre quantas doses foram perdidas.
Em muitos casos, o médico vai recomendar iniciar novamente o tratamento com uma nova embalagem de antibiótico, para garantir que todas as bactérias são eliminadas corretamente, evitando que a doença volte a surgir.
Embora seja possível iniciar novamente o tratamento com outra embalagem, é muito importante tentar evitar o esquecimento, pois durante o período em que se deixa de tomar o antibiótico corretamente, as bactérias podem tornar-se resistentes, podendo ser necessário trocar de antibiótico, além de dificultar o tratamento de uma nova infecção no futuro. Entenda o que é resistência bacteriana.
Dicas para não esquecer de tomar o antibiótico
Para evitar esquecer de tomar uma dose de antibiótico existem algumas dicas simples e bastante eficazes, como:
- Combinar a ingestão do antibiótico com outras atividades diárias, como após comer ou após tomar outro medicamento, como remédio para pressão alta;
- Fazer um registro diário da ingestão do antibiótico, assinalando as doses feitas e as que falta, assim como o horário;
- Criar um alarme no celular ou computador para lembrar da hora certa para tomar o antibiótico.
Estas dicas são importantes para manter uma ingestão correta e regular do antibiótico, acelerando a cura do problema e evitando o surgimento de efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou diarreia, por exemplo.
Leia também: Antibióticos: o que são, mais usados e dúvidas comuns tuasaude.com/antibiotico