O óleo de abacate é uma gordura rica em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, como vitamina E e catequinas, que ajudam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, a diabetes e a pressão alta.
Por ter boas quantidades de ômega 3, 6 e 9, que são gorduras saudáveis com ação anti-inflamatória e anticoagulante, o óleo de abacate também ajuda a prevenir doenças, como derrame, depressão e Alzheimer. Conheça outros alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9.
O óleo de abacate é geralmente encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, podendo ser usado para temperar saladas e no preparo de refogados, pães, massas e molhos, além de também ser usado como hidratante na pele ou cabelo.
Para que serve
O óleo de abacate pode ser usado para:
1. Manter a saúde da pele e cabelos
Por ser rico em vitamina E e catequinas, compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, o óleo de abacate combate o excesso de radicais livres, que são os responsáveis pelos danos às células da pele, prevenindo, assim, a flacidez e o envelhecimento precoce.
Além disso, o óleo de abacate tem boas quantidades de ômega 3, 6 e 9, gorduras saudáveis que mantém a barreira de proteção natural da pele, diminuindo a perda de água e promovendo a hidratação, a elasticidade e a maciez da pele e dos cabelos.
2. Prevenir câncer
Devido ao alto teor de compostos antioxidantes, como vitamina E e ômega 3, 6 e 9, o óleo de abacate ajuda a proteger as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo alguns tipos de câncer.
3. Diminuir o colesterol “ruim”, LDL
O óleo de abacate tem propriedades antioxidantes, que impedem a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, ajudando, assim, na prevenção de doenças, como aterosclerose e infarto.
Por conter ômega 3, 6 e 9, gorduras saudáveis com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de abacate também ajuda a aumentar os níveis do colesterol “bom”, o HDL, no sangue.
4. Prevenir a diabetes
O óleo de abacate tem ação anti-inflamatória e antioxidante, que ajudam a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres e, por isso, melhoram a função do hormônio insulina, prevenindo a resistência à insulina e diabetes.
5. Evitar o Alzheimer
O alto teor de compostos fenólicos presentes no óleo de abacate, como as procianidinas, catequinas, vanilinas e ácido hidroxifenilacético, têm ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo as células do sistema nervoso central e ajudando a evitar o Alzheimer.
6. Ajudar no tratamento de doenças de pele
O óleo de abacate contém boas quantidades de vitamina E, um nutriente com propriedades anti-inflamatórias que ajudam no tratamento de doenças de pele, como caspa e psoríase, uma doença que causa manchas vermelhas, ressecamento e coceiras na pele. Conheça outras opções naturais para o tratamento da psoríase.
7. Prevenir a pressão alta
Por ser uma gordura saudável com potente ação anti-inflamatória e antioxidante, o óleo de abacate é uma opção interessante para manter a saúde das artérias e melhorar a circulação de sangue, podendo ajudar a prevenir a pressão alta.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 12 mL, o que corresponde a 1 colher de sopa, de óleo de abacate:
É importante lembrar que para se alcançar os benefícios com o consumo de óleo de abacate, é fundamental manter uma alimentação balanceada, associada à práticas regulares de exercícios físicos.
Como consumir
O óleo de abacate é feito com a polpa ou a semente desse fruto, podendo ser usado em preparações culinárias, como grelhados, em pães, massas, molhos ou como tempero para saladas.
O óleo de abacate também pode ser aplicado puro ou junto com outros ingredientes, para massagens hidratantes no cabelo e na pele, ou para auxiliar em tratamentos específicos, como caspa, psoríase ou cicatrização de feridas. Conheça alguns hidratantes caseiros com óleo de abacate.
A quantidade recomendada por dia de óleo de abacate para se obter todos os seus benefícios é de 1 colher (de sopa) por dia.
Para conservar as propriedades benéficas, o óleo de abacate pode ser aquecido a no máximo 180 ºC e por até 4 horas. Além disso, é importante conservar o óleo de abacate à temperatura ambiente e por até 12 meses após aberto.
Como escolher o melhor tipo
Para escolher o melhor tipo de óleo de abacate, é importante priorizar os que tenham menor teor de acidez, pois quanto menor a acidez, melhor é a qualidade nutricional do óleo. Para isso, basta ler a tabela de informação nutricional no rótulo do produto e verificar que tenha apenas 4 mg KOH/g de acidez. Veja como ler o rótulo dos produtos.
Outra recomendação é optar pelo óleo de abacate prensado a frio, pois este tipo de extração é o que mais preserva os compostos bioativos presentes nos óleos vegetais.
Receitas saudáveis com óleo de abacate
O óleo de abacate pode ser usado em receitas saudáveis, como salada, molhos e pães.
1. Molho de manga com limão
Ingredientes:
- 1 manga madura;
- 2 colheres de sopa de óleo de abacate;
- 1 limão;
- 1 colher de chá de mostarda;
- 1 colher de chá de vinagre de arroz;
- 1/2 colher de café de sal.
Modo de preparo:
Lavar, descascar e retirar a polpa da manga, colocando em um liquidificador. Adicionar os demais ingredientes e bater até ficar uma mistura homogênea. Usar o molho para temperar saladas, carnes, peixe ou frango.
2. Salada de camarão com abacate
Ingredientes:
- 200 g de camarão;
- ½ abacate em cubos;
- 2 colheres de copa de óleo de abacate;
- Folhas de alface;
- Suco e raspas de 1 limão;
- 1 colher de café de sal.
Modo de preparo:
Ferver os camarões por 10 minutos e escorrer. Após amornar, cortar os camarões em pedaços e colocar em uma tigela com o abacate. Em outra tigela, misturar as raspas da casca e o suco do limão, o sal, e o óleo de abacate e misturar bem até ficar homogêneo. Temperar os camarões e o abacate com o molho. Acrescentar as folhas de alface já lavadas, secas e picadas, e servir.