Óleo de avestruz: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Evidência científica

Óleo de avestruz é um produto natural rico em ômega 3, 6, 7 e 9, e vitaminas A, D e E, podendo ser indicado para ajudar a tratar feridas na pele, rejuvenescer, prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o funcionamento do cérebro ou auxiliar no emagrecimento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse óleo é extraído de uma bolsa de gordura presente na região abdominal do avestruz e seus benefícios se devem às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes, hidratantes e regeneradoras da pele.

O óleo de avestruz pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais, na forma de gotas, cápsulas ou cremes, e deve ser usado com orientação do médico ou do nutricionista.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O óleo de avestruz possui vários benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Melhora a saúde e a aparência da pele

Por ser rico em ômega 3, 6 e 9, o óleo de avestruz ajuda a hidratar a pele, melhorando a saúde a aparência da pele, cabelos e unhas.

2. Evita rugas e linhas de expressão

O óleo de avestruz, quando aplicado sobre a pele, pode ajudar a evitar ou minimizar rugas e linhas de expressão.

Isso porque tem propriedades hidratantes e antioxidantes, principalmente devido ao ômega 7, que previnem os danos na pele causados pelos radicais livres e promovem a renovação das células da pele.

3. Fortalece o sistema imune

O óleo de avestruz, por possuir ômega 6, com ação antioxidante, que diminui a inflamação e o estresse oxidativo no corpo, pode ajudar a melhorar e fortalecer o sistema imunológico a combater infecções.

Leia também: Ômega 6: para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-omega-6

4. Auxiliar no tratamento de doenças da pele

O óleo de avestruz possui ação anti-inflamatória, devido a presença de γ-lactonana sua composição, o que pode auxiliar no tratamento de doenças de pele, como dermatite, psoríase ou eczema, por exemplo.

5. Previne doenças cardiovasculares

O óleo de avestruz também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo, já que é rico em ômega 3, 6 e 9 que são um tipo de gordura boa sendo capaz de reduzir a concentração de colesterol e triglicerídeo no sangue.

Leia também: Ômega 3: benefícios, alimentos (e quantidade recomendada) tuasaude.com/omega-3

6. Melhora o funcionamento do cérebro

O óleo de avestruz é rico em gorduras boas importantes para as funções cerebrais, já que 60% do cérebro é constituído por gordura.

Assim, o óleo de avestruz pode melhorar o funcionamento do cérebro, a memória, a concentração e a disposição.

7. Auxilia no tratamento de doenças reumáticas

Devido sua ação anti-inflamatória, o óleo de avestruz também pode auxiliar no tratamento de doenças reumáticas e osteoarticulares, como artrite, gota, dor muscular ou nas articulações ou entorse, por exemplo.

8. Melhora a cicatrização da pele

O ômega 7 presente no óleo de avestruz pode ajudar a melhorar a cicatrização da pele e a recuperação de queimaduras.

Isso porque essa gordura bia é importante no processo de regeneração celular.

9. Auxilia no processo de emagrecimento

O óleo de avestruz é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento, devido ao ômega 6 na sua composição que ajuda na queima de gordura e, consequentemente, emagrecimento.

No entanto, o consumo do óleo de avestruz em cápsulas para emagrecimento deve ser associado a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas para que se tenha os objetivos desejados.

10. Reduz os sintomas da menopausa

O ômega 9 no óleo de avestruz ajuda a sintetizar alguns hormônios e a reduzir as ondas de calor da menopausa e aliviar os sintomas da TPM.

Propriedades do óleo de avestruz

O óleo de avestruz é rico vitaminas A, E e em ácidos graxos, também conhecidos como ômegas, principalmente ômega 3, 6, 7 e 9, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes, cicatrizantes, hidratantes e regeneradoras da pele.

Leia também: Para que serve o Ômega 3, 6 e 9 e como tomar tuasaude.com/omega-3-6-9

Como usar

O óleo de avestruz pode ser usado sobre a pele ou consumido na forma de cápsulas.

1. Óleo de avestruz em gotas

O óleo de avestruz em gotas pode ser usado aplicando diretamente sobre a pele com inflamação, dor ou pele ressecada, devendo-se massagear suavemente até que seja completamente absorvido.

Além disso, o óleo de avestruz em gotas também pode ser ingerido por via oral, sendo recomendado 1 gota para cada 2 Kg de peso corporal.

Assim, caso a pessoa possua 60 kg, por exemplo, são indicadas 30 gotas por dia, ou seja, 10 gotas 3 vezes ao dia, que podem ser dissolvidas em chás, água ou na comida.

2. Óleo de avestruz em cápsulas

No caso das cápsulas de óleo de avestruz, a quantidade deve ser recomendada pelo médico, pois existem cápsulas com diversas doses do óleo de avestruz.

Possíveis efeitos colaterais

O óleo de avestruz pode causar alergia como efeito colateral.

Por isso, seu uso deve ser feito com orientação do médico ou nutricionista.

Quem não deve usar

O óleo de avestruz não é indicado para crianças, mulheres grávidas ou em a amamentação, já que não existem estudos suficientes sobre sua segurança nesses grupos.

Além disso, o óleo de avestruz não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer componente do óleo em gotas ou cápsula.