Óleo de buriti é um óleo vegetal extraído da polpa do fruto da planta medicinal Mauritia flexuosa tendo diversos benefícios, como hidratar e prevenir o ressecamento da pele e cabelos, suavizar rugas e linhas de expressão, ou promover a cicatrização de feridas.
Isso porque esse óleo é rico em ácidos graxos e vitaminas A, C e E com propriedades antioxidantes, emolientes, hidratantes e anti-inflamatórias, podendo ser aplicado diretamente na pele, ou diluído no creme hidratante ou máscaras para cabelo, por exemplo.
Além disso, o óleo de buriti também pode ser usado na culinária para o preparo de alimentos ou usado na forma de cápsulas de óleo de buriti. O ideal é que o óleo de buriti seja usado com orientação do dermatologista, nutricionista ou fitoterapeuta.
Para que serve
O óleo de buriti tem diversos benefícios para a saúde, como:
1. Prevenir ou tratar o ressecamento da pele
O óleo de buriti é rico em ômega 3, 6 e 9 que promove a hidratação profunda da pele, por evitar a perda de água pela pele e, por isso, pode ser usado para ajuda a prevenir ou tratar o ressecamento da pele.
2. Aumentar a elasticidade e maciez da pele
Devido a presença de ácidos graxos e vitamina A, C e E na sua composição, com ação antioxidante, hidratante e estimulante da produção de colágeno, o óleo de buriti pode aumentar a elasticidade e maciez da pele.
3. Atenuar e prevenir rugas e linhas de expressão
O óleo de buriti é rico em vitamina C, com propriedades antioxidantes e estimulantes da produção de colágeno e elastina para a pele, o que ajuda a atenuar e prevenir rugas e linhas de expressão.
Além disso, esse óleo tem propriedades hidratantes, prevenindo o ressecamento da pele, o que também ajuda a atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão.
4. Prevenir o envelhecimento precoce da pele
O óleo de rosa mosqueta é rico em vitamina C, A e E com propriedades antioxidantes, que evita os danos causados pelos radicais livres nas células da pele, e por isso pode ajudar a ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
5. Auxiliar no tratamento de doenças de pele
Devidos suas propriedades emolientes, hidratantes e antioxidantes, o óleo de buriti também pode ser usado para auxiliar no tratamento de problemas de pele, como psoríase ou eczema, ajudando a aliviar a vermelhidão, irritação e ressecamento da pele.
6. Promover a cicatrização de feridas
O óleo de buriti é rico em vitaminas A, C e E, e ácidos graxos que estimulam a produção de colágeno pela pele, aumentam a hidratação e previnem os danos causados pelos radicais livres, promovendo e acelerando a cicatrização de feridas ou queimaduras na pele.
7. Prevenir os danos dos raios solares
O óleo de buriti tem um efeito protetor solar que previne os danos causados pelos raios solares UVA e UVB devido sua ação antioxidante.
Além disso, esse óleo é uma excelente pós-sol, pois hidrata profundamente a pele e promove a cicatrização de queimaduras solares.
É importante ressaltar que o óleo de buriti não substitui o uso do protetor solar. Saiba como escolher o protetor solar.
8. Clarear manchas na pele
Devido suas propriedades hidratantes e antioxidantes para a pele, o óleo de buriti também pode ajudar a clarear manchas na pele, sendo uma boa alternativa vegetal plant based para pessoas que não desejam usar ou têm efeitos colaterais de cremes cosméticos.
9. Hidratar e nutrir os cabelos
O óleo de buriti é rico em vitamina E e ácidos graxos, nutrientes que agem na estrutura dos fios de cabelo, deixando-os hidratados e nutridos. Conheça outros óleos indicados para os cabelos.
10. Reconstruir os fios do cabelo
O óleo de buriti pode ser usado no cabelo seco e quebradiço, para reconstrução dos fios, pois é rico em nutrientes, além de promover a hidratação do cabelo, aumentando o brilho e reduzindo o frizz, podendo fazer parte do cronograma capilar. Veja como fazer o cronograma capilar.
Pode consumir o óleo de buriti?
O óleo de buriti também pode ser consumido na culinária para o preparo de alimentos ou uso na forma de cápsulas de óleo de buriti.
O consumo oral do óleo de buriti pode trazer benefícios para a saúde, como evitar doenças crônicas ou fortalecer o sistema imunológico, devido às vitaminas e ômega 3, 6 e 9 na sua composição, com ação antioxidante e anti-inflamatória. Veja os benefícios de consumir o buriti.
Como usar
O óleo de buriti pode ser usado tanto na pele, como no cabelo:
1. Óleo de buriti para a pele
O óleo de buriti para a pele pode ser usado aplicando algumas gotas diretamente sobre a pele ou de preferência misturado a um óleo carreador, como óleo de coco ou óleo de amêndoas, ou creme hidratante.
- Óleo de buriti para o rosto: aplicar algumas gotas do óleo de buriti em um algodão e passar no rosto e massagear suavemente, de 1 a 2 vezes por dia;
- Óleo de buriti para o corpo: misturar um pouco do óleo de buriti em um creme hidratante ou óleo carreador e passar sobre a pele, massageando suavemente com a ponta dos dedos, por cerca de 2 a 3 minutos, até a sua completa absorção.
No caso de feridas ou queimaduras na pele, é recomendado diluir o óleo de buriti a um óleo carreador.
2. Óleo de buriti no cabelo
O óleo de buriti pode ser usado em todo o cabelo, desde a raiz do fio, aplicando algumas gotas no couro cabeludo, e massageando com movimentos circulares por 5 minutos e por toda a extensão do cabelo, podendo-se repetir pelo menos 1 vez por semana.
Além disso, é possível também adicionar o óleo de buriti em uma máscara hidratante para os cabelos ou ainda no shampoo ou condicionador.
Cuidados ao usar o óleo de buriti
Antes de usar o óleo de buriti sobre a pele, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo em 1 colher (de café) do óleo carreador, e aplicar sobre o dorso da mão ou na dobra do cotovelo.
Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo buriti.
Como fazer o óleo de buriti em casa
O óleo de buriti pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou farmácias ou preparado em casa.
Ingredientes
- Frutos do buriti;
- Água.
Modo de preparo
Em um recipiente, adicionar água e os frutos do buriti com a casca. Deixar de molho até que esteja macio para facilitar soltar a casca e facilitar a retirada da polpa.
Quando estiver macio, retirar os frutos da água e remover a casca do buriti. Em seguida cortar a polpa até obter 1 Kg de polpa e adicioná-la em uma panela com 4 litros de água e levar ao fogo até ferver. Em seguida, desligar o fogo e com o auxílio de uma concha retirar o óleo de buriti da superfície.
Como ainda pode estar misturado com um pouco de água, é recomendado adicionar esse óleo em outra panela em fogo baixo, para evaporar a água, ficando só o óleo de buriti. Coar e armazenar em um recipiente de vidro limpo e seco.
Possíveis efeitos colaterais
Quando aplicado sobre a pele, o óleo de buriti pode causar efeitos colaterais, como irritação ou dermatite de contato, e por isso deve-se fazer o teste de alergia previamente em uma pequena área da pele e usar o óleo de buriti.
Além disso, quando consumido por via oral, o óleo de buriti também pode causar alergias, e por isso, só deve ser usado com orientação médica, especialmente na forma de cápsulas.
Quem não deve usar
O óleo de buriti, principalmente na forma de cápsulas, não deve ser usado na gravidez ou amamentação, uma vez que não existem estudos suficientes sobre sua segurança nessas fases.
Além disso, o óleo de buriti, seja para aplicação na pele, cabelos ou usado na culinária ou em cápsulas, não deve ser usado por pessoas alérgicas a esse óleo.