Onfalite: o que é, sintomas, causas e tratamento

A onfalite é a infecção e inflamação do umbigo de recém-nascidos e da área ao redor causada por bactérias que podem colonizar o coto umbilical, provocando sintomas como vermelhidão e inchaço local, maior sensibilidade na região e saída de secreção com mau cheiro do umbigo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

É importante que a onfalite seja identificada e tratada assim que surgirem os primeiros sintomas, pois assim é possível diminuir o risco de complicações, como abscesso, fasciíte necrotizante e sepse.

Para combater o agente infeccioso responsável pela onfalite e diminuir a inflamação, o pediatra normalmente indica o uso de antibióticos e, nos casos mais graves, pode ser recomendada a realização de cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de onfalite são:

  • Vermelhidão no local;
  • Coceira;
  • Dor e maior sensibilidade na região;
  • Inchaço no local;
  • Secreção com mau cheiro que sai pelo umbigo, em alguns casos.

É importante que o pediatra seja consultado assim que surgirem sintomas de inflamação no umbigo do bebê, pois dessa forma é possível investigar a causa e iniciar o tratamento. Conheça outras causas de umbigo inflamado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da onfalite é feito pelo pediatra a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. No entanto, para diferenciar de outras alterações que também levam à inflamação e infecção no umbigo, pode ser recomendada a realização de exames de imagem como radiografia ou ecografia do abdômen ou ressonância magnética, além de exames de sangue.

Marque uma consulta com o pediatra mais próximo para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Causas da onfalite

A onfalite é causada por microrganismos, como Staphylococcus aureus, Staphylococcus pyogenes, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis e Escherichia coli, que podem colonizar o coto umbilical e provocar a infecção e a inflamação do local.

A onfalite é mais comum de acontecer em bebês com baixo peso ao nascimento ou prematuros, ou nos casos em que o parto não teve as devidas medidas de higiene e assepsia, foi prolongado, a mulher apresentou infecção durante a gravidez, ou não foram tomados os devidos cuidados com o coto umbilical.

Como é feito o tratamento

O tratamento para onfalite deve ser feito sob orientação do pediatra e tem como objetivo combater a infecção e a inflamação, sendo normalmente recomendado o uso de antibióticos, de acordo com o microrganismo responsável pela infecção.

Nos casos mais graves, em que há o desenvolvimento de complicações, como peritonite, abscesso, trombose e, principalmente, fasciíte necrotizante, que é caracterizada pela morte de parte do tecido e que aumenta o risco de infecção generalizada, pode ser recomendada a realização de cirurgia.

É importante também seguir as orientações do médico sobre os cuidados com o coto umbilical, pois assim é possível prevenir a onfalite. Para limpar o coto umbilical, é indicado que seja usado uma gaze estéril com álcool 70% ou clorexidina para limpar o local em que o coto se insere na pele, e outra gaze com álcool 70% ou clorexidina para limpar o coto umbilical, sendo fundamental que as mãos estejam devidamente limpas. Veja mais detalhes sobre como cuidar do coto umbilical.